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Tipo do documento: Tese
Título: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PARFOR DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Autor: Amorim, Hellen Cristina Cavalcante 
Primeiro orientador: Brzezinski, Iria
Primeiro membro da banca: Brzezinski, iria
Segundo membro da banca: Menezes Júnior, Antonio da silva
Terceiro membro da banca: Machado, Veruska Ribeiro
Quarto membro da banca: Araújo, Denise Silva
Quinto membro da banca: Santos, Cristiano Alexandre dos
Resumo: Esta tese tem como tema o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). O campo empírico compreende o curso de Formação Pedagógica do Parfor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba. O problema de pesquisa foi assim enunciado: Qual é o significado do curso de Formação Pedagógica do Parfor da UTFPR para os professores cursistas atuantes na educação básica? O objetivo geral é analisar os significados do curso de Formação Pedagógica do Parfor atribuídos pelos cursistas da UTFPR. Os objetivos específicos consistem em sistematizar o arcabouço legal das políticas de formação de professores no Brasil; explicitar as políticas de formação de professores da educação básica, em nível secundário e superior com destaque na formação pedagógica; identificar a organização da formação do professor das escolas primárias em nível secundário e a das escolas secundárias em nível superior e analisar a importância do Parfor na formação de professores. Os eixos orientadores do referencial teórico são as políticas de formação de professores no ensino médio e no nível superior para atuação na educação básica e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, fomentada pela Capes e instituída pelo Decreto 6.755/2009 e seus desdobramentos. O estudo revisita à história das políticas de formação de professores, apresentando-a a partir da educação jesuítica e da Lei de 15 de outubro de 1827, por ser essa considerada o ponto de partida para que o Estado assumisse o ensino público e gratuito, como um direito do cidadão brasileiro. Ao contextualizar os aspectos históricos e políticos dos programas de formação de professores, reconhece-se que o Parfor, desde 2009, é viabilizador desse processo formativo, sendo parte do desenvolvimento dos planos estratégicos, com o objetivo de melhorar a qualidade da educação básica. A investigação orienta-se pelo materialismo histórico dialético. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com um estudo de caso, tendo como procedimentos metodológicos a análise documental, de questionário, de entrevista com a Coordenadora do curso e das reflexões feitas em grupo de discussão. Os sujeitos de pesquisa são 13 professores cursistas em formação na UTFPR e a Coordenadora do curso. As categorias de análise do material empírico mostram o perfil dos professores cursistas; os motivos da busca pela Formação Pedagógica; as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento do curso e o seu significado na formação e na atuação do cursista na sala de aula. Como resultado, nota-se o avanço no desenvolvimento dessas políticas emergenciais de formação de professores para qualificar o docente que atua na educação básica, em atendimento à legislação vigente, enfatizando a importância da formação pedagógica para os professores.
Abstract: This thesis has as its theme the National Training Plan for Basic Education Teachers (Parfor). The empirical field includes the Parfor Pedagogical Training course of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), campus Curitiba. The research problem was thus stated: What is the meaning of the Parfor Training Course of the Parfor of the UTFPR for the cursist teachers acting in basic education? The general objective is to analyze the meanings of the Parfor Pedagogical Training course assigned by the UTFPR students. The specific objectives are to systematize the legal framework of teacher education policies in Brazil; to explain the policies of teacher education in basic education, at secondary and higher level, with emphasis on pedagogical training; identify the organization of teacher training in primary schools at the secondary level and that of upper secondary schools and to analyze the importance of Parfor in teacher training. The guiding axes of the theoretical framework are the training policies of teachers in secondary and higher education for action in basic education and the National Policy for the Training of Professionals of the Magisterium of Basic Education, fomented by Capes and instituted by Decree 6,755/2009 and their unfolding. The study revisits the history of teacher education policies, presenting it from the Jesuit education and the Law of October 15, 1827, since it is considered the starting point for the State to assume public and free education, as a right of the Brazilian citizen. In contextualizing the historical and political aspects of teacher training programs, Parfor recognizes that since 2009, this training process is feasible and part of the development of the strategic plans, with the objective of improving the quality of basic education. Research is guided by dialectical historical materialism. The research is a qualitative approach, with a case study, having as methodological procedures documentary analysis, questionnaire, interview with the Course Coordinator and the reflections made in a discussion group. The research subjects are 13 professors in training at UTFPR and the Coordinator of the course. The categories of analysis of the empirical material show the profile of the cursist teachers; the reasons for the search for Pedagogical Training; the difficulties faced in the development of the course and its significance in the training and acting of the cursist in the classroom. As a result, we note the progress in the development of these emergency teacher education policies to qualify teachers who work in basic education, in compliance with current legislation, emphasizing the importance of pedagogical training for teachers.
Palavras-chave: Curso de Formação Pedagógica da UTFPR. Formação de professores da educação básica em nível secundário e superior. Parfor.
Parfor. Training of teachers of basic education at secondary and higher level. UTFPR Pedagogical Training Course.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Amorim, Hellen Cristina Cavalcante. Políticas de formação de professores da educação básica: estudo de caso do curso de formação pedagógica do Parfor da Universidade de Tecnológica Federal do Paraná. 2018. 187 fl. Tese( doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4071
Data de defesa: 31-Ago-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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