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Tipo do documento: Tese
Título: A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
Autor: Campos, Viviane Costa Barbosa 
Primeiro orientador: Campos, Denise Teles Freire
Primeiro membro da banca: Campos, Denise Teles Freire
Segundo membro da banca: Porto , Marcelo Duarte
Terceiro membro da banca: Costa, Danilo Suassuna Martins
Quarto membro da banca: Campos, Pedro Humberto Faria
Quinto membro da banca: Miranda, Fábio Jesus de
Resumo: O presente trabalho buscou compreender a importância do diagnóstico na direção do tratamento nos processos de atendimentos clínicos em uma clínica-escola de psicologia no estado do Tocantins. Suas origens remontam a questionamentos sobre a direção do tratamento. Seu objeto de estudo foi o “caso Bárbara”, analisado na perspectiva psicanalítica. O objetivo foi reconstruir um caso clínico problematizando a queixa psicológica com os atendimentos realizados para refletir sobre a importância do diagnóstico no percurso dos atendimentos psicoterápicos. Tal reconstrução apresenta reflexões sobre a “queixa psicológica”, o sofrimento psíquico, o diagnóstico e a direção do tratamento. Para preservar o anonimato do caso e para o respeito ético, a paciente será referida através do pseudônimo de Bárbara. Os atendimentos psicológicos foram realizados por uma estagiária de psicologia do nono período e que recebia supervisões semanais. As sessões tinham duração de 50 minutos, uma vez por semana na clínica escola da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. A pesquisa é de cunho qualitativo com ênfase na abordagem psicanalítica com o intuito de contribuir para a formação de profissionais que trabalham com processos psicoterápicos. Ao se tratar do campo das psicoterapias pela fala não se pode dissociar a terapêutica dos aspectos psicopatológicos, pois pode implicar um prejuízo no processo. A um paciente que tem um modo dinâmico de subjetivação psicótica, o tratamento não pode ser conduzido com a mesmo orientação clínica de um neurótico. A hipótese diagnóstica é importante nessa orientação e tem de ser tratada não como algo estático, mas com algo dinâmico. A perspectiva do diagnóstico em psicologia psicanalítica não adota uma postura generalista e sim um estudo de cada caso para compreender a dinâmica e o funcionamento de cada sujeito para poder tratar o seu sofrimento. A intenção foi buscar uma metodologia clínica que pudesse compreender o sujeito e poder orientá-lo a aprender com seu próprio sofrimento.
Abstract: The present work sought to understand the importance of the diagnosis in the treatment direction in the clinical care processes in a clinic-school of psychology in the state of Tocantins. The realization of this thesis arose from the questions about the direction of the treatment. Discussion object of this study will be the Barbara case that will be analyzed from a psychoanalytic perspective and whose objective is to present the reconstruction of a clinical case with the purpose of discussing the psychological complaint with the consultations performed in order to reflect and rethink the importance of the diagnosis During the course of psychotherapeutic care. From this reconstitution, some reflections on "psychological complaint", the psychic suffering, the diagnosis and the direction of the treatment are woven. To preserve the anonymity of the case and proceed to its ethical respect the patient will be referred to by the pseudonym "Barbara". Psychological appointments were performed by a psychology trainee from the ninth period who received weekly supervisions. The sessions lasted 50 minutes, once a week at the clinic school of the Colinas Integrated Higher Education College. The research is qualitative with an emphasis on the psychoanalytic approach with the aim of contributing to the training of professionals working with psychotherapeutic processes. When dealing with the field of speech psychotherapy, it is not possible to dissociate therapy from psychopathological aspects, since it may imply a loss in the process. For example, a patient who has a dynamic mode of psychotic subjectivation, treatment can not be conducted with the same clinical orientation of a neurotic. The diagnostic hypothesis is important in this orientation and can not be treated with something static but rather dynamic. The perspective of the diagnosis in psychoanalytic psychology does not adopt a generalist position, but a study of each case to understand the dynamics and the operation of each subject to be able to treat their suffering. Thus, the intention was to seek a clinical methodology that could understand the subject and with that to guide the subject so that he could learn from his own suffering.
Palavras-chave: psicanálise, diagnóstico, sofrimento psíquico e clínica-escola.
Psychoanalysis, Diagnosis, Psychic and Clinical Suffering-School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Campos, Viviane Costa Barbosa. A importância do diagnóstico no processo terapêutico: um estudo de caso na formação em clínica escola.. 2017. 129 fl. Tese (doutorado) Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia), Goiânia-GO .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4078
Data de defesa: 12-Sep-2017
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

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