Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4086
Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações entre foco regulatório, autoeficácia criativa e criatividade
Autor: Lopes, Joyce Vânia Rodrigues 
Primeiro orientador: Mendonça, Helenides
Primeiro membro da banca: Mendonça, Helenides
Segundo membro da banca: Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
Terceiro membro da banca: Aguiar, Juliany Gonçalves Guimarães de
Resumo: A criatividade é um importante recurso pessoal que, aliado a recursos organizacionais, pode colocar as empresas em vantagens competitivas e estimular crescimento e desenvolvimento, tanto individual quanto organizacional. O desempenho criativo além de se correlacionar positivamente ao foco regulatório em promoção, pode ser influenciado pela crença do indivíduo em sua capacidade de produzir resultados criativos, conceituada como autoeficácia criativa. Esta dissertação tem como objetivo principal investigar as relações mantidas entre criatividade, foco regulatório e autoeficácia criativa, no contexto organizacional brasileiro. Foram realizados três estudos – dois teóricos e um empírico, sendo o primeiro um artigo teórico que discorre sobre a criatividade e seus aspectos teóricos relevantes a este estudo. Já o segundo se trata de um artigo que busca analisar o estado da arte do conhecimento sobre a autoeficácia criativa. O terceiro, por sua vez, é um artigo empírico, sendo um estudo de corte transversal, quantitativo, descritivo e correlacional, que visa analisar as relações existentes entre as variáveis estudadas, a saber autoeficácia criativa, criatividade e foco regulatório, bem como o poder de mediação da autoeficácia criativa na relação entre foco regulatório e criatividade, testando assim o modelo teórico conceitual. Os dados foram coletados na forma de autorrelato, por meio da Escala de Autoeficácia Criativa, Escala de Criatividade e Escala do Foco Regulatório (apenas itens relacionados ao foco regulatório em promoção). O estudo foi desenvolvido com 125 trabalhadores com idade média de 35 anos, sendo 97 do sexo feminino e 28 do sexo masculino. Para o tratamento de dados, foram utilizados os programas de análise estatística SPSS 22.0, AMOS 22.0 e Process. Os resultados permitiram concluir que o foco regulatório em promoção está positivamente correlacionado à criatividade e à autoeficácia criativa, e que esta está correlacionada positivamente à criatividade. O teste do modelo de mediação indicou que a autoeficácia criativa atuou como mediadora na relação entre foco regulatório em promoção e criatividade, permitindo verificar com mais clareza de que forma a autoeficácia criativa, na condição de variável mediadora, influencia a relação entre foco regulatório em promoção e criatividade.
Abstract: Creativity is an important personal resource that, together with organizational resources, can put companies in competitive advantages and stimulate growth and development, both individual and organizational. Creative performance in addition to positively correlating to the regulatory focus on promotion may be influenced by the individual's belief in his or her ability to produce creative results, conceptualized as creative self-efficacy. This dissertation aims to investigate the relationship between creativity, regulatory focus and creative selfefficacy in the Brazilian organizational context. Three studies were carried out - two theorists and one empirical one, the first one being a theoretical article that discusses the creativity and its theoretical aspects relevant to this study. The second is an article that seeks to analyze the state of the art of knowledge about creative self-efficacy. The third, in turn, is an empirical article, being a cross-sectional, quantitative, descriptive and correlational study that aims to analyze the existing relationships among the studied variables, namely creative self-efficacy, creativity and regulatory focus, as well as the power of mediation of creative self-efficacy in the relation between regulatory focus and creativity, thus testing the conceptual theoretical model. The data were collected as self-report, through the Creative Self-Efficacy Scale, Creativity Scale and Regulatory Focus Scale (only items related to the regulatory focus in promotion). The study was carried out with 125 workers with mean age of 35 years, 97 females and 28 males. For the data treatment, the statistical analysis programs SPSS 22.0, AMOS 22.0 and Process were used. The results allowed to conclude that the regulatory focus in promotion is positively correlated to creativity and creative self-efficacy, and that this is positively correlated to creativity. The test of the mediation model indicated that creative selfefficacy served as a mediator in the relationship between the regulatory focus on promotion and creativity, allowing a clearer verification of how creative self-efficacy, as a mediator variable, influences the relationship between regulatory focus in promotion and creativity.
Palavras-chave: autoeficácia criativa; criatividade; foco regulatório; trabalho
creative self-efficacy; creativity; regulatory focus; work.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Lopes, Joyce Vânia Rodrigues. Relações entre foco regulatório, autoeficácia criativa e criatividade. 2018. 90 f. Dissertação(Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4086
Data de defesa: 22-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOYCE VÂNIA RODRIGUES LOPES.pdf848,27 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.