Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105
Tipo do documento: Dissertação
Título: Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017)
Autor: Nunes, Reginaldo Aparecido 
Primeiro orientador: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
Primeiro membro da banca: Padial, Maria Conceição Padial
Segundo membro da banca: Rocha, Maria José Pereira
Terceiro membro da banca: Silva, Thiago Fernando Sant’Anna e
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central problematizar o distanciamento entre as legislações que orientam a efetivação do Serviço Social em escolas públicas estaduais, municipais e privadas em Uberaba/MG, e o quantitativo dos referidos profissionais nos ambientes educacionais. Foi concebida no âmbito do Mestrado em Serviço Social, vinculada à linha de Pesquisa Teoria Social e Serviço Social. Evidencia em síntese e contradição do quão importante é a inserção do Assistente Social no campo educacional e quão moroso é a aprovação de uma lei em âmbito nacional. Na pesquisa sobre as legislações uberabense, mineira e nacional, foi analisada a efetivação ou não da mesma e quais os desdobramentos do acompanhamento de PL que ainda não foi apreciado pelo Congresso. A problematização da real inserção em alguns espaços apresenta-se como um caminho a ser percorrido pelos Assistentes Sociais e manifesta a carência de suas práticas sócio educativas em unidades de ensino de Uberaba, refletindo sobre a relação entre Serviço Social, escola e os processos de educação
Abstract: This dissertation has as main objective to problematize the distance between the legislations that guide the effective of Social Work in state, municipal and private public schools in Uberaba / MG, and the quantitative of these professionals in educational environments. It was conceived in the ambit of the Master in Social Work, linked to the line of Research Social Theory and Social Work. It shows, in synthesis and contradiction of how important is the insertion of the Social Worker in the educational field and how slow is the approval of a law at the national level. In the research on Uberaba, Minas Gerais and national legislations, it was analyzed whether or not it took place and what unfolding of the follow-up of PL that has not yet been appreciated by the Congress. The problematization of the real insertion in some spaces presents itself as a way to be for the Social Assistants and manifests the lack of its socio-educational practices in Uberaba teaching units, reflecting on the relation between Social Work, school and the processes of education.
Palavras-chave: Serviço Social, educação, escola
Social Service; education; school
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Nunes, Reginaldo Aparecido. Serviço social em escolas de Uberaba – Minas Gerais: da legalidade à realidade (1930-2017). 2018.114 f. Dissertação( Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4105
Data de defesa: 7-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Reginaldo Aparecido Nunes.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.