Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4113
Tipo do documento: Dissertação
Título: O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM ESCOLAS INCLUSIVAS DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO LESTE DE GOIÂNIA
Autor: Rezende, Lucelena Dias 
Primeiro orientador: Neves, Denise Carmen de Andrade
Primeiro membro da banca: Machado, Maria Conceição Sarmento Padial
Segundo membro da banca: Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Resumo: A educação inclusiva no Brasil deu um grande salto na universalização do acesso à escola nas últimas décadas, todavia, a permanência do aluno com deficiência na educação constitui ainda um desafio crucial para rede pública. A formação do professor é um dos requisitos importantes para garantia e efetivação da inclusão dos alunos com deficiência na educação. O objetivo deste estudo foi analisar se o processo de formação continuada de professor voltado à educação inclusiva, promovido pela Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte-SEDUCE-GO contribuiu com a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas estaduais da Região Leste de Goiânia. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa fundamentou-se nos seguintes autores: Almeida (2003), Aranha (2006), Cury (1985), Bueno (2016), Edler Carvalho (2004 e 2010), Fación (2005), Guimarães (2004), Ghiraldelli (2009), Gadotti (1987 e 2004), Saviani (2008, 2009, 2012, 2013a e 2013b), Laplane (2004), Manacorda (2014), Mantoan (2000, 2001, 2006 e 2015), Martins (2015), Mazzotta (2005), Mészáros (2005), Reis (2006 e 2013), Romanelli (2007), Sala (2013), entre outros. Na pesquisa documental utilizou, além dos marcos legais nacionais e internacionais, documentos obtidos na SEDUCE-GO, via Gerência de Ensino Especial. Foram, ainda, entrevistados professores da rede estadual de ensino utilizando-se um Roteiro semiestruturado. No revés da inclusão escolar, essa pesquisa sinalizou situações em que o processo de qualificação, foi eficaz enquanto política de formação continuada, com temas pertinentes à atuação profissional. Apontou também as contradições que perpassam pela educação enquanto política de formação/capacitação onde professores e alunos com deficiências são vitimas de exclusão de um sistema estrutural macro excludente.
Abstract: Inclusive education in Brazil has made a great leap in the universalization of access to school in the last decades, however, the permanence of students with disabilities in education is still a crucial challenge for public schools. Continuing teacher training is important to ensure the effectiveness of education for students with disabilities in education. The purpose of this study was to analyze if the process of teacher training focused at inclusive education promoted by the State Department of Education, Culture and Sport-SEDUCE-GO contributed to the inclusion of students with disabilities in the state public schools of the Eastern Region of Goiânia. The research of quanti-qualitative nature was based on the authors: Almeida (2003), Aranha (2006), Cury (1985), Bueno (2016), Edler Carvalho (2004 and 2010), Fación (2005), Guimarães (2004), Ghiraldelli (2009), Gadotti (1987 and 2004), Saviani (2008, 2009, 2012, 2013 and 2015), Laplane (2004), Manacorda (2014), Mantoan (2001, 2006 and 20015), Martins (2015), Mazzotta (2005), Mészáros (2005), Reis (2006 and 2013), Romanelli (2007), Sala (2013), among others. In documentary research was used, in addition to national and international legal frameworks, documents obtained at SEDUCE-GO, via Special Education Management. We also interviewed teachers from the state school system using a semi-structured script. In the context of school inclusion, this research identified situations in which the qualification process was effective as a continuing education policy, with themes pertinent to the professional performance. It also pointed out the contradictions that go through education as a training / qualification policy where teachers and students with disabilities are victims of exclusion from a macro-excluding structural system.
Palavras-chave: Políticas públicas. Educação Regular e Especial. Inclusão. Formação/capacitação. Professor. Aluno com deficiência.
Public policy. Regular and Special Education. Inclusion. Training/qualification. Teacher. Students with Disabilities.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
Citação: Rezende, Lucelena Dias. O DESAFIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR EM ESCOLAS INCLUSIVAS DA REDE ESTADUAL DA REGIÃO LESTE DE GOIÂNIA. 2018. 225 fls. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4113
Data de defesa: 3-Abr-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCELENA DIAS REZENDE.pdfTexto Completo1,32 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.