Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4115
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNonato, Priscila Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5690134743560629eng
dc.contributor.advisor1Faria, Sandra de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6164952256319056eng
dc.contributor.referee1Favaro, Tereza Cristina Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6338633458319060eng
dc.contributor.referee2Machado, Maria Conceição Sarmento Padial-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6444580196034819eng
dc.date.accessioned2019-02-11T13:59:43Z-
dc.date.issued2018-04-17-
dc.identifier.citationNonato, Priscila Rodrigues. FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E A LÓGICA DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UM ESTUDO DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM GOIÁS. 2018. 188 fls. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4115-
dc.description.resumoO objeto de estudo da pesquisa que integra esta dissertação incide sobre o exame da formação profissional em Serviço Social na modalidade de Educação a Distância (EaD) e a lógica da expansão do ensino superior brasileiro, com base no exame do perfil dos cursos e matrizes curriculares ofertados nessa modalidade de ensino com efetivo funcionamento no Estado de Goiás. Com fundamentação histórica e teóricometodológica, são examinadas a trajetória do ensino superior brasileiro e as tendências das políticas educacionais predominantes no século XX e nas primeiras décadas do XXI: o debate e o posicionamento das entidades profissionais e estudantis do Serviço Social brasileiro ABEPSS, CFESS e ENESSO - e os estudos bibliográficos de referência sobre a temática, com prioridade para obras, publicações e pesquisas de autores das áreas de Serviço Social e Educação. A análise sobre a configuração do ensino superior brasileiro contextualiza as reflexões sobre o projeto de formação do Serviço Social, expresso nas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa do Serviço Social (ABEPSS), de 1996, e as formas de resistência da categoria frente à crescente privatização mercantil do ensino superior. Os procedimentos metodológicos compreendem pesquisas de natureza bibliográfica e documental sobre a temática da educação superior e a modalidade de ensino a distância. As análises empreendidas apontam no sentido de que, no Serviço Social, a oferta de cursos na modalidade a distância causa rebaixamento e barateamento da formação, com a sua multiplicação em rápida velocidade, sendo responsável por um perfil profissional que instala uma contradição para o projeto éticopolítico e a cultura intelectual crítica da profissão, abrindo lacunas tanto na compreensão da sociabilidade burguesa como na autorrepresentação da profissão, com remissão ao conservadorismo teórico, político e cultural.eng
dc.description.abstractThe object of study of the research that integrates the present dissertation fall on the examination of the professional formation in Social Work in the modality of Distance Education (EAD) and the logic of the expansion of the Brazilian higher education, based on the examination of the profile of the courses and matrices In the historical and theoretical-methodological foundation.We examine the trajectory of Brazilian higher education, the trends of educational policies prevailing in the twentieth century and the first decades of the twenty-first century: the debate and positioning of the professional and student organizations of the Brazilian Social Service - ABEPSS, CFESS and ENESSO - and the bibliographic studies of reference on the subject, with priority for works, publications and researches of authors of the areas of Social Work and Education. The analysis of the configuration of Brazilian higher education contextualizes the reflections on the project of formation of Social Work, expressed in the Curriculum Guidelines of the Brazilian Association of Teaching and Research of Social Work (ABEPSS) of 1996, and the forms of resistance of the category against growing commercial privatization of higher education. The methodological procedures include bibliographical and documentary research on the subject of higher education and distance learning. The analyzes carry out indicate that in the Social Service the offer of courses in the distance modality causes lowering and lowering of the training in Social Work, with its multiplication in rapid speed, being responsible for the formation of a professional profile that installs a contradiction to the ethical-political project and the critical intellectual culture of the profession, opening gaps both in the understanding of bourgeois sociability and in the self-representation of profession, with reference to conservatism - theoretical, political and cultural.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-02-11T13:59:43Z No. of bitstreams: 1 PRISCILA RODRIGUES NONATO.pdf: 950976 bytes, checksum: becbb80ab34e12bccd0e7c45bde3e18f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-02-11T13:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PRISCILA RODRIGUES NONATO.pdf: 950976 bytes, checksum: becbb80ab34e12bccd0e7c45bde3e18f (MD5) Previous issue date: 2018-04-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12886/PRISCILA%20RODRIGUES%20NONATO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Socialeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFormação Profissional. Serviço Social. Educação a Distância.por
dc.subjectProfessional qualification. Social service. Distance Educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALeng
dc.titleFORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E A LÓGICA DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: UM ESTUDO DOS CURSOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA EM GOIÁSeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PRISCILA RODRIGUES NONATO.pdfTexto Completo928,69 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.