Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4116
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | ARTES ECOPOÉTICAS E ECOPICTÓRICAS EM GOIÁS |
Autor: | Brito, Elizabeth Abreu Caldeira |
Primeiro orientador: | Lima, Maria de Fátima Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Ferreira, Elizete Albina |
Segundo membro da banca: | Teixeira, Átila Silva Arruda |
Resumo: | Com o presente estudo visa-se analisar as imagens líricas e/ou pictóricas das poetisas Alcione Guimarães (também artista visual), Lêda Selma e Maria Helena Chein; do poeta e artista plástico, Yvan Avena e do artista visual, G. Fogaça, representantes da pluralidade que abarca a literatura, a ecopoesia e a ecopintura brasileiras produzidas em Goiás. As produções artísticas extrapolam os sentidos e contemplam as metamorfoses do fazer lírico e pictórico. Abrangem horizontes além de seus espaços de criação e dos meios onde transitam suas existências. A dissertação apresenta-se composta por três capítulos: no primeiro apresentaremos os conceitos básicos que norteiam essa proposta. No segundo abordaremos as imagens líricas que permeiam o poema Água-vida, da escritora Lêda Selma. Em seguida, com o mesmo tema "água" serão evidenciadas ao leitor, a tela/poema Chove do pintor-poeta francês, Yvan Avena; em que o eu lírico/imagético travestido em pluri-imagens dialoga angústias, solidões, desastres, desencontros e atrocidades com o observador/leitor atento e sensível ao toque da palavra e da imagem poéticas. No terceiro capítulo serão colocadas em análise as imagens poéticas e/ou pictóricas das poetisas Alcione Guimarães (que também é artista visual) e Maria Helena Chein, e, ainda, G. Fogaça, o pintor das urbes apressadas. O estudo terá como suporte as teorias do texto poético, do imaginário, da performatividade e do ecocriticismo, em contraponto com as imagens líricas e pictóricas dos referidos artistas. A presente pesquisa terá como suporte as perspectivas teóricas de Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Octávio Paz, Paul Ricouer e Alfredo Bosi. |
Abstract: | The present study aims to analyze the lyrical and / or pictorial images of the poets Alcione Guimarães (also visual artist), Lêda Selma and Maria Helena Chein; the poet and plastic artist, Yvan Avena and the visual artist, G. Fogaça, representatives of the plurality that embraces Brazilian literature, ecopoetry and ecopoint production in Goiás. Artistic productions extrapolate the senses and contemplate the metamorphoses of lyrical and pictorial making . They encompass horizons beyond their creative spaces and the means where their existences pass. The dissertation is composed of three chapters: in the first one we will present the basic concepts that guide this proposal. In the second one we will approach the lyrical images that permeate the poem Water-life, by the writer Lêda Selma. Then, with the same theme "water", the reader will be shown the screen / poem Chove by the French painterpoet, Yvan Avena; in which the lyrical / transverse image-lyrical self dialogues with anguish, loneliness, disasters, disagreements and atrocities with the attentive observer / reader sensitive to the touch of poetic words and images. In the third chapter the poetic images and / or pictorial images of the poets Alcione Guimarães (who is also a visual artist) and Maria Helena Chein will be analyzed, as well as G. Fogaça, the painter of the rushed cities. The study will have as support the theories of the poetic text, the imaginary, the performativity and the ecocriticism, in counterpoint with the lyrical and pictorial images of the mentioned artists. The present research will be supported by the theoretical perspectives of Gaston Bachelard, Gilbert Durand, Octavio Paz, Paul Ricouer, Alfredo Bosi. |
Palavras-chave: | Literatura. Artes visuais. Ecopoesia. Ecocrítica. Imaginário. Literature. Visual arts. Ecopoesia. Ecocritics. Imaginary. |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
Citação: | Brito, Elizabeth Abreu Caldeira. ARTES ECOPOÉTICAS E ECOPICTÓRICAS EM GOIÁS. 2018. 109 fls. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4116 |
Data de defesa: | 11-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ELIZABETH ABREU CALDEIRA BRITO.pdf | Texto Completo | 1,21 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.