Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4118
Tipo do documento: Dissertação
Título: DISCIPULADO IDEAL: AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO
Título(s) alternativo(s): Ideal discipleship: love God and your neighbor as yourself.
Autor: Guimarães, Norberto dos Reis 
Primeiro orientador: Silva, Valmor da
Primeiro membro da banca: Silva, Rosemary Francisca Neves
Segundo membro da banca: Santos, Jeová Rodrigues dos
Resumo: Esta dissertação tem como objeto Mateus 22,36-40: amar a Deus e ao próximo, como a si mesmo, para fundamentar um discipulado ideal. O objetivo é analisar, a partir desse texto, o amor como fundamento maior de um estilo de vida. A hipótese consiste em demonstrar que, se o discípulo seguir a dinâmica sequencial dos mandamentos do amor poderá formar um centro de benignidade pessoal, com vistas a servir de guia para os comportamentos ulteriores. O primeiro capítulo faz a análise exegética do texto de Mateus e suas versões paralelas. O segundo contextualiza o evangelho de Mateus, como ambiente para o desenvolvimento da tese. O terceiro compõe o sistema de vida cristã, a partir da articulação dos mandamentos. Na conclusão, destaca-se que a hipótese foi comprovada tendo o amor como código de conduta da vida cristã e resume a lei e os profetas.
Abstract: This dissertation has as object Matthew 22,36-40: love God and thy neighbor as yourself, seeking out a true and ideal discipleship. The goal is to analyze, starting from Matthew, the love as a major lifestyle foundation. The hypothesis consists in demonstrate that, if the disciple is able to follow the sequential dynamics of the Love commandments he might create a nucleus of personal kindness, serving as a guide for subsequent behavior. The first chapter does an exegetical analysis of s parallel versions. The second contextualizes the Matthew Gospel as the environment where the thesis will be developed. The third sets the Christian lifestyle system starting from the articulation of these commandments. In conclusion, the hypothesis that Love is a commandment for a Christian lifestyle was proven, condensing the law and the prophets.
Palavras-chave: Lei, Mandamento, Amor, Próximo, Si mesmo, Profetas
Law, Commandment, Love, Neighbor, Yourself, Prophet.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Guimarães, Norberto dos Reis. DISCIPULADO IDEAL: AMAR A DEUS E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. 2018. 90 fls. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4118
Data de defesa: 19-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORBERTO DOS REIS GUIMARÃES.pdfTexto Completo612,7 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.