Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4129
Tipo do documento: Dissertação
Título: Procedimentos corretivos à aprendizagem sem erro: o caso de um adolescente com fracasso sistemático em leitura
Autor: Monteiro, Simone Pires 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismario Ernesto
Primeiro membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Segundo membro da banca: Coelho, Cristiano
Resumo: Este estudo é uma adaptação do Programa de leitura proposto por Iñesta (1980), baseado nos métodos de aprendizagem sem erro, programas de correção e controle de estímulos, a partir de técnicas do esmaecimento gradual da "dica" visual: cor dos estímulos e método de escolha de acordo com o modelo.Tem como objetivo possibilitar a verificação de seu efeito no aumento do repertório de leitura em adolescente com fracasso sistemático de leitura, o qual tenha sido submetidoa diversos atendimentos: pedagógico, psicológico, medicamentoso e, ainda assim, o comportamento de ler tenha continuado a não fazer parte do seu repertório comportamental. Participou desta pesquisa um adolescente com idade de 14 anos no início da pesquisa, estudante do ensino fundamental II de uma escola pública municipal da cidade de Goiânia. Foi encaminhado pela escola com queixa de atraso no desenvolvimento da leitura com histórico de diversificado atendimento pedagógico. Para aplicação do programa, foram utilizadas fichas com sílabas, palavras ou frases e protocolos de registros. Foi aplicado um programa de leitura com oito unidades de programas corretivos, o estabelecimento de linha de base e seis sondas com a finalidade de comprovar os resultados. Os dados foram analisados e verificou-se que o adolescente aprendeu a discriminar os estímulos textuais apresentados, confirmando a hipótese de que pessoas com fracasso sistemático na leitura aprendem quando há arranjo de contingência para o estabelecimento de leitura, utilizando técnica de aprendizagem sem erro com procedimentos de correção específicos.
Abstract: The present study is an adaptation of the reading program proposed by Iñesta (1980), on the methods of learning errorless, correction and stimulus control programs using the techniques of gradual fading of the visual "hint": color of the stimuli and method of choice according to the model. Aiming to verify its effect on the increase of the repertoire of reading in adolescents with systematic failure of reading, which was submitted to several attendances: pedagogical, psychological and medicated and yet the behavior of reading continued not being part of its behavioral repertoire. Participated in this research was a teenager 15 years old, elementary school student II of a municipal public school in the city of Goiânia. He was referred by the school with a complaint of delay in the development of reading with a history of diversified pedagogical service. For the application of the program were used plugs with syllables, words or phrases and protocols of records. A reading program was applied with 6 units of corrective programs, baseline establishment and two probes in order to prove the results. The data were analyzed and it was verified that the adolescent learned to discriminate the presented textual stimuli. Confirming the hypothesis that people with systematic failure in reading learn when there is a contingency arrangement for reading establishment using error-free learning technique with specific correction procedures.
Palavras-chave: Análise do comportamento, Aprendizagem de leitura sem erro, Fracasso sistemático na leitura,Programa de Correção.
Behavior analysis, Learning without reading error, Systematic failure in reading,Correction Program.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Monteiro, Simone Pires. Procedimentos corretivos à aprendizagem sem erro: o caso de um adolescente com fracasso sistemático em leitura. 2018. 286 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4129
Data de defesa: 15-Mar-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Simone Pires Monteiro.pdfTexto Completo17,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.