Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim Júnior, Ademar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9974227207468900eng
dc.contributor.advisor1Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627eng
dc.contributor.referee1Carneiro, Maria Esperança Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579eng
dc.contributor.referee2Machado, Jarbas de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2700825021849547eng
dc.date.accessioned2019-03-14T16:59:08Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.citationAmorim Júnior, Ademar. FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DO CUSTO ALUNO EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁS. 2018. 145 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4134-
dc.description.resumoVinculada a linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS), a presente dissertação tem como objetivo refletir sobre as relações entre investimento financeiro e qualidade educacional, a partir da realidade de alguns municípios do Estado de Goiás. Buscamos investigar e compreender em que medida os recursos orçamentários e as políticas públicas dos municípios pesquisados guardavam relação com a qualidade do ensino. O problema da pesquisa pode ser assim descrito: qual a relação entre investimento financeiro na educação básica e a qualidade educacional nos municípios de Goiás. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, em uma perspectiva crítica, buscando o entendimento de conceitos chaves para a compreensão do tema proposto, como qualidade educacional, financiamento, custo aluno-qualidade, políticas públicas educacionais, índice de desenvolvimento da educação básica, entre outros. Tivemos como referências teóricas o embasamento de autores como Saviani (2013), Tonet (2016), Coelho (2011), Dourado (2005), Mesquita (2005), Amaral (2012), Machado (2015), Araújo (2016), entre outros que contribuíram para a construção das concepções de educação presentes no trabalho. Além da pesquisa bibliográfica e documental, desenvolvemos um estudo empírico, através da coleta e análise de dados e informações, colhidos, principalmente, nos arquivos do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), do Ministério da Educação e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (MEC/INEP) e do Instituto Mauro Borges de Estatística e Estudos Socioeconômicos (IMB). Os municípios pesquisados foram aqueles que obtiveram as cinco maiores notas e as cinco menores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB, no ano de 2015. O corpus empírico da pesquisa foi formado pelos seguintes municípios: Corumbaíba; São Francisco; Itaguari; Goianésia; Rio Verde; Santo Antônio do Descoberto; Uirapuru; Cavalcante; Teresina de Goiás e Varjão. Essa parte da pesquisa empírica foi fundamental para mapearmos como, efetivamente, os municípios aplicaram suas receitas em educação no exercício 2015. Foi preciso criar uma ferramenta, que chamamos de CAEFp (Custo Aluno Praticado no Ensino Fundamental) para nos auxiliar no entendimento da relação entre financiamento e qualidade educacional. O CAEFp praticado pelos municípios revelou que o financiamento para o ensino fundamental não tem uma relação direta com a nota do Ideb. Os municípios que mais aplicaram/investiram por aluno no ensino fundamental não apresentaram as maiores notas do IDEB, considerando o exercício estudado. O Ideb, pelas fragilidades que apresenta, não pode ser considerado um índice confiável que represente qualidade na educação. Sua metodologia de aplicação e os elementos que utiliza são passíveis de críticas de vários estudiosos do campo pedagógico. Por esta razão não podemos afirmar que quem mais investe em educação necessariamente estabelece uma relação direta com qualidade educacional. É preciso ir além da aparência para se chegar a essência. Emergiu a necessidade de novos estudos, com novas categorias de análise, que poderão esclarecer estas questões em um processo contínuo e sistemático para realizar o movimento da interpretação, da análise, e da síntese (sempre provisória) capaz de desvelar um pouco mais do real.eng
dc.description.abstractBounded by the state research topic, political and educational institutions, of the Pontificia Universidade Catolica program, the current dissertation aims to wonder about the relation between financial investment and educational quality, considering the reality of some towns in the state of Goias. We have intended to measure if the budgetary resources and public policies matched with the quality of education. Assuming a dialectical critic perspective, the research consolidated by the crucial concepts in order to understand the suggested themes, such as, educational quality, financing, benefit quality cost, educational public policies, among others. As theorical background we had statements of authors such as Saviani (2013), Tonet (2016), Coelho (2011), Dourado (2005), Mesquita (2005), Amaral (2012), Machado (2015), Araújo (2016), among others who have contributed to the building of the concepts which are present in the work. Besides, the documental and biographical research, we have developed an empirical study, by collecting and analyzing data ,gathered, mainly from the files of the court of auditors of the towns in the State of Goias (TCM-GO), ministry of education and national institute of studying and research Anisio Teixeira (MEC/INEP) and the Mauro Borges institute of statistics and socio-economical study. (IMB) The studied towns were those in which the results reached the the top 5 higher grades and the 5 lower ones of the rate of basic education corpus of the research was formed by the following towns: Itaguari; Goianésia; Rio Verde; Santo Antônio do Descoberto; Uirapuru; Cavalcante; Teresina de Goiás e Varjão. This part of the empiric research was crucial to get a figure, how effectively the budget was invested in education during 2015. We needed to create a tool called CAEF to help us to understand the relation between the financing and the educational quality. The CAEF practiced in the towns told us that the financing to elementary school does not have any straight relation to the Ideb grade when we consider the studied exercise. The data showed that those towns which had spent more got lower grades in general, an average over R$600,00 per student. Nevertheless, we cannot say that those towns which invest more in education have nothing to do with quality of education whatsoever. Others varieties financing and educational quality linked to CAOi were not part of these research.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-03-14T16:59:08Z No. of bitstreams: 1 ADEMAR AMORIM JUNIOR.pdf: 1290802 bytes, checksum: afb8d399df4e4da8930cea824a0ac366 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-14T16:59:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ADEMAR AMORIM JUNIOR.pdf: 1290802 bytes, checksum: afb8d399df4e4da8930cea824a0ac366 (MD5) Previous issue date: 2018-12-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12973/ADEMAR%20AMORIM%20JUNIOR.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFinanciamento educacional. Qualidade em educação. Municípios de Goiás. Custo Aluno-Qualidade.por
dc.subjectEducational financing, quality in education, towns of Goias, student-quality cost.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleFINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DO CUSTO ALUNO EM ALGUNS MUNICÍPIOS DO ESTADO DE GOIÁSeng
dc.title.alternativeFinancial of basic education: A research of the cost of a student in some towns of the state of Goias.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADEMAR AMORIM JUNIOR.pdfTexto Completo1,26 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.