Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4138
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeres, Gleison Peralta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5124925022561497eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959eng
dc.contributor.referee1Assumpção, Albertina Vicentini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7943867277249847eng
dc.contributor.referee2Arbués, Margareth Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8826668985459839eng
dc.date.accessioned2019-03-28T17:05:23Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationPeres, Gleison Peralta. 10 anos do mestrado em história da PUC Goiás (2007-2017). 2019. 178 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4138-
dc.description.resumoO trabalho realizado, foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica e documental, sendo dividido em três capítulos que buscam compreender a valorização da memória institucional e o processo histórico da consolidação das instituições de Ensino Superior brasileiras. Realizamos uma análise sobre a consolidação das instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás, priorizando a história da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Mestrado em História. O objetivo da pesquisa é subsidiar estudos relacionados à temática sobre a importância da memória institucional, e da valorização dos arquivos, buscando articular o conhecimento científico aliado ao processo histórico de criação do curso de Mestrado em História, em 2007. Durante a pesquisa foram utilizados os principais autores Baldino (1991), Balbachevsky (2004), Barros (2009), Boaventura (1989), Cordeiro (2010), Cunha (1980), Halbswachs (1950), Martins (2002), Nora (1993), Pollak (1992), Saviani (2008), Teixeira (1976) entre outros estudiosos da área. A coleta dos dados foi realizada através da leitura de livros, artigos, dissertações e teses, Plataforma Sucupira e sites institucionais que disponibilizassem dados sobre o curso e que proporcionassem a compreensão do momento da criação do curso de Mestrado em História, perpassando pela história de criação da própria Universidade no Brasil, em Goiás. Ao longo da história, fica evidente que o Ensino Superior privado foi incentivado pelos governantes, principalmente, no regime militar, onde sofreu diversas influências internacionais, inclusive, nas concepções de avaliação e aberturas de programas de pós-graduação, no Brasil. Diante da análise dos dados institucionais do curso de mestrado em História, fica evidente que após 10 anos de funcionamento, houve inúmeras mudanças, e estas vêm ocorrendo desde a formação do corpo docente com menos doutores em história, em relação ao corpo discente. O mesmo fica evidente na formação inicial dos mestrandos com número reduzido de historiadores/as. Tais movimentos devem ser considerados, pois diante do cenário atual, podem produzir efeitos que possam vir a descaracterizar a proposta inicial do programa surgido em 2006. Esperamos que o trabalho possa contribuir com a memória institucional do curso e da própria instituição e de pesquisadores/as da área de história.eng
dc.description.abstractThis study was developed through a bibliographical and documentary research, distributed into three chapters that seek to understand the valorization of institutional memory and the historical process concerning the consolidation of Brazilian Higher Education institutions. An analysis was carried out regarding the consolidation of Higher Education institutions in the state of Goiás, prioritizing the history of the Pontifical Catholic University of Goiás and its Master’s Degree in History. The aim of this research is to support studies related to the theme of institutional memory importance and archive valorization, seeking to articulate the scientific knowledge allied to the historical process of the creation of the Master 's Degree in History in 2007. During the research the following main authors were used Baldino (1991), Balbachevsky (2004), Barros (2009), Boaventura (1989), Cordeiro (2010), Cunha (1980), Halbswachs (1950), Martins (2002), Nora (1993), Pollak (1992), Saviani (2008) and Teixeira (1976), among other scholars in this field. The data collection was carried out through reading books, articles, dissertations, theses, the Sucupira Platform and institutional sites that provide data concerning the course and an understanding of the moment of creation of the Master's Degree in History, passing through the creation story of the University itself in Brazil, Goiás. Throughout history, it is clear that government rulers have encouraged private higher education mainly during the military regime, where it has undergone several international influences, including regarding postgraduate program evaluation and creation conceptions in Brazil. Faced with the analysis of the institutional data of the Master's course in History, it is evident that, after 10 years of operation, there have been numerous changes, which have been in place since the formation of the faculty with fewer doctors in history in relation to the student body. The same is evident in the initial formation of masters with a reduced number of historians. Such movements should be considered because, given the current scenario, they can produce effects that may de-characterize the initial proposal of the program that emerged in 2006. We hope that this study can contribute to the institutional memory of the course, the institution itself and of researchers in the history field.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-03-28T17:05:22Z No. of bitstreams: 1 GLEISON PERALTA PERES.pdf: 6419569 bytes, checksum: f82311669ed5ddb38fbf0962efcbaee4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-28T17:05:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GLEISON PERALTA PERES.pdf: 6419569 bytes, checksum: f82311669ed5ddb38fbf0962efcbaee4 (MD5) Previous issue date: 2019-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/12992/GLEISON%20PERALTA%20PERES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Históriaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Históriaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMemória Institucional; Ensino Superior; PUC Goiás; Mestrado em História.por
dc.subjectInstitutional Memory; Higher Education; PUC Goiás; Master’s in History.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::HISTORIAeng
dc.title10 anos do mestrado em história da PUC Goiás (2007-2017)eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLEISON PERALTA PERES.pdfTexto Completo6,27 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.