Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4139
Tipo do documento: Dissertação
Título: Loucura e espiritismo: o surgimento dos sanatórios espíritas em Goiás, 1949-1959
Autor: Gomes, Michel Barbosa 
Primeiro orientador: Sugizaki, Eduardo
Primeiro membro da banca: Quadros, Eduardo Gusmão de
Segundo membro da banca: Abdala Junior, Roberto
Resumo: Esta dissertação analisa o surgimento de alguns sanatórios espíritas em Goiás, em destaque o Sanatório São Vicente de Paulo do Centro Espírita Luz e Caridade de Nerópolis e o Sanatório Batuíra de Goiânia, bem como estabelece, através de fontes documentais, seus vínculos com o poder público. Para entender esse processo, foi preciso antes compreender o surgimento da medicina social e da psiquiatria, primeiramente no contexto europeu e, posteriormente, no Brasil e em Goiás. No Estado, privilegiei as discussões em torno da inserção da medicina no aparato estatal verificada mais claramente a partir do governo de Brasil Ramos Caiado e aprofundada no governo Pedro Ludovico Teixeira. Quanto à psiquiatria e ao atendimento da loucura em Goiás, destaquei a análise de fontes recolhidas no Arquivo Público de Goiás, particularmente a lei que cria o serviço de assistência aos psicopatas e as mensagens que os governadores encaminhavam para os deputados todo final de ano. Por fim, procurei apresentar uma relação entre loucura e espiritismo no momento inaugural dessas instituições em solo goiano.
Abstract: Esta dissertação analisa o surgimento de alguns sanatórios espíritas em Goiás, em destaque o Sanatório São Vicente de Paulo do Centro Espírita Luz e Caridade de Nerópolis e o Sanatório Batuíra de Goiânia, bem como estabelece, através de fontes documentais, seus vínculos com o poder público. Para entender esse processo, foi preciso antes compreender o surgimento da medicina social e da psiquiatria, primeiramente no contexto europeu e, posteriormente, no Brasil e em Goiás. No Estado, privilegiei as discussões em torno da inserção da medicina no aparato estatal verificada mais claramente a partir do governo de Brasil Ramos Caiado e aprofundada no governo Pedro Ludovico Teixeira. Quanto à psiquiatria e ao atendimento da loucura em Goiás, destaquei a análise de fontes recolhidas no Arquivo Público de Goiás, particularmente a lei que cria o serviço de assistência aos psicopatas e as mensagens que os governadores encaminhavam para os deputados todo final de ano. Por fim, procurei apresentar uma relação entre loucura e espiritismo no momento inaugural dessas instituições em solo goiano.
Palavras-chave: loucura; espiritismo; sanatórios; Goiás.
madness; spiritism; mental hospitals; Goiás.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
Citação: Gomes, Michel Barbosa. Loucura e espiritismo: o surgimento dos sanatórios espíritas em Goiás, 1949-1959. 2019. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4139
Data de defesa: 11-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MICHEL BARBOSA GOMES.pdfTexto Completo2,41 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.