Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGodoi, Danillo Rodrigues de Sá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7820346194476517eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee1Souza, Adenícia Custódia Silva e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264eng
dc.contributor.referee2Rosa, Sandra Valéria Limonta-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6361226363713191eng
dc.date.accessioned2019-04-09T12:13:25Z-
dc.date.issued2017-04-06-
dc.identifier.citationGodoi, Danillo Rodrigues de Sá. Integração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmácia. 2017. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4150-
dc.description.resumoRealizou-se uma pesquisa qualitativa com caráter descritivo e exploratório com o objetivo de investigar como se apresenta a integração entre conhecimento disciplinar e conhecimento pedagógico em cursos de graduação em farmácia, no estado de Goiás, e analisar o que os professores compreendem acerca dessa integração. Participaram da pesquisa quatorze professores e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevista semiestruturada. A análise dos dados mostrou que os docentes apresentam formação específica na área da disciplina que ensinam, a maioria com título de doutor na área, denotando-se que apresentam domínio do conhecimento disciplinar. No entanto, possuem pouca ou nenhuma formação pedagógica, e seus relatos indicam que na atividade docente predominam conhecimentos experienciais sobre o ensino, com pouca fundamentação teórica pedagógica e/ou didática. Conclui-se que é necessário investimento na formação pedagógica, criando para os docentes as possibilidades de articularem os aspectos epistemológicos do campo da farmácia e da disciplina ensinada e os aspectos pedagógicos do ensino. Acredita-se que as análises apresentadas nesta pesquisa podem contribuir para novas reflexões sobre a atividade de ensino e sobre a qualidade da formação de farmacêuticos, uma vez que essa temática ainda é pouco explorada em pesquisas sobre o ensino nos cursos de farmácia.eng
dc.description.abstractA descriptive and exploratory qualitative research was carried out with the objective of investigating how the integration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate courses in pharmacy in the state of Goiás is presented, and to analyze what teachers understand about this integration. Fourteen teachers participated in the study and the data were collected through a questionnaire and semi-structured interview. The analysis of the data showed that the teachers present specific training in the area of the discipline that they teach, the majority with doctor's degree in the area, denoting that they present mastery of the disciplinary knowledge. However, they have little or no pedagogical training, and their reports indicate that in the teaching activity, experiential knowledge about teaching predominates, with little pedagogical and / or didactic theoretical foundation. It is concluded that it is necessary to invest in pedagogical training, creating for teachers the possibilities of articulating the epistemological aspects of the field of pharmacy and the taught discipline and the pedagogical aspects of teaching. It is believed that the analyzes presented in this research may contribute to new reflections on the teaching activity and on the quality of training of pharmacists, since this theme is still little explored in research on teaching in pharmacy courses.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-04-09T12:13:25Z No. of bitstreams: 1 DANILLO RODRIGUES DE SÁ GODOI.pdf: 5048415 bytes, checksum: 40d1fd8c8fb99f2aa03559ac7a6d957a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-09T12:13:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANILLO RODRIGUES DE SÁ GODOI.pdf: 5048415 bytes, checksum: 40d1fd8c8fb99f2aa03559ac7a6d957a (MD5) Previous issue date: 2017-04-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13113/DANILLO%20RODRIGUES%20DE%20S%c3%81%20GODOI.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Enfermagemeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúdeeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectFaculdades de Farmácia. Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico. Docência Universitária. Docência no Ensino Superior.por
dc.subjectPharmacy Faculties. Disciplinary Knowledge and Pedagogical Knowledge. University Teaching. Teaching in Higher Education.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMeng
dc.titleIntegração entre Conhecimento Disciplinar e Conhecimento Pedagógico em Cursos de Graduação em Farmáciaeng
dc.title.alternativeIntegration between disciplinary knowledge and pedagogical knowledge in undergraduate courses in pharmacy.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Atenção à Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANILLO RODRIGUES DE SÁ GODOI.pdfTexto Completo4,93 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.