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Tipo do documento: Tese
Título: Escolarização Patologizada: Configurações de uma Prática Educacional
Autor: Gomes, Selma Regina 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Rodrigues, Divino de Jesus da Silva
Terceiro membro da banca: Toassa, Gisele
Quarto membro da banca: Faria, Gina Glaydes Guimarães de
Resumo: Esta investigação pretendeu realçar a necessidade de se atentar para o problema da patologização da dificuldade no processo de aprendizagem, com o objetivo de questionar sobre um possível agravamento deste processo no contexto da escola que trabalha em consonância com o princípio da Educação para Todos (Escola Inclusiva). Pretendeu-se refletir sobre o desaparecimento da dificuldade como um processo desencadeado na relação com o saber escolar, que ocorre durante a escolarização, mas que no contexto da escola inclusiva se transforma em algum transtorno, passando a ser visto não como um problema pedagógico, mas como um caso clínico. O procedimento metodológico englobou: pesquisa bibliográfica da produção científica em nível de pós-graduação nas áreas de Educação e Psicologia, na intenção de inventariar as formulações teóricas produzidas sobre a patologização da dificuldade no processo de aprendizagem em pesquisas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período entre 1990 e 2016, buscando contextualizar o objeto de estudo inserindo-o no campo das investigações existentes; uma pesquisa de literatura para percorrer o histórico dos conceitos de medicalização, patologização, dificuldade de aprendizagem e deficiência intelectual, evidenciados na tendência por uma dinâmica de diagnósticos confirmada pelos dados empíricos levantados no decorrer da pesquisa; uma análise de documentos oficiais do Censo Escolar (INEP) que evidenciaram o quantitativo de estudantes diagnosticados com transtornos mentais, principalmente a deficiência intelectual. Os resultados apresentaram como as relações entre doença e saúde configuraram e desencadearam, no mundo moderno e contemporâneo, uma série de ações e investimentos políticos, sociais, econômicos e pedagógicos, no sentido preventivo e terapêutico, muitas vezes medicamentoso, na condução de situações envolvendo comportamentos considerados inadequados e reforçaram a ideia do agravamento da patologização da educação, materializada em diagnósticos de transtornos mentais, em especial da deficiência intelectual, no contexto de um sistema educacional que propõe a educação inclusiva, mas que na verdade se objetivou em práticas excludentes e preconceituosas, operacionalizadas pela expansão de uma racionalidade biologizante e individualizante das dificuldades no processo de escolarização.
Abstract: This research aimed to highlight the need to pay attention to the problem of the pathologization of difficulty in the learning process, with the aim of questioning about a possible worsening of this process in the context of the school that works in line with the principle of Education for All (Inclusive School). It was intended to reflect about the disappearance of difficulty as a process triggered in the relationship with school knowledge, but that in the context of inclusive school turns into some disorder, passing to be seen not as a pedagogical problem, but as a clinical case. The methodological procedure encompassed: bibliographic research of the scientific production at postgraduate level in the areas of Education and Psychology, in the intention to survey the theoretical formulations produced on the pathologization of difficulty in the process of learning in researchs published in the catalog of theses and dissertations from the Capes, in the period between 1990 and 2016, with the goal of contextualizing the object of study by entering it in the field of investigations; a review of the literature to scroll through the history of the concepts of medicalization, pathologization, learning difficulty and intellectual disability, evidenced by the tendency of a dynamic of diagnoses confirmed by empirical data collected during the research; an analysis of official documents of the School Census (INEP) which showed the amount of Students diagnosed with mental disorders, especially the intellectual disability. The results showed how the relationship between disease and health configured and sparked, in the modern and contemporary world, a series of political, social, economic and educational actions and investments, at the conduct of situations involving behaviors considered inadequate. They reinforced the idea of the worsening of the pathologization of education, materialized in diagnoses of mental disorders, in particular intellectual disability, in the context of an educational system that proposes to inclusive education,but which in fact ends up objectified in exclusionary and prejudiced practices, operationalized by the expansion of a biologizing and individualizing rationality of the difficulties in the schooling process.
Palavras-chave: Patologização; Medicalização; Dificuldade no Processo de Aprendizagem; Deficiência Intelectual
Pathologization; Medicalization; Difficulty in the Learning Process; Intellectual Disability
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Gomes, Selma Regina. Escolarização Patologizada: Configurações de uma Prática Educacional. 2019. 174 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4176
Data de defesa: 25-Mar-2019
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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