Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4176
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Selma Regina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0622871659133250eng
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021eng
dc.contributor.referee1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee2Rodrigues, Divino de Jesus da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956eng
dc.contributor.referee3Toassa, Gisele-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3606800477592959eng
dc.contributor.referee4Faria, Gina Glaydes Guimarães de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8702171584840775eng
dc.date.accessioned2019-04-10T13:14:19Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.citationGomes, Selma Regina. Escolarização Patologizada: Configurações de uma Prática Educacional. 2019. 174 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4176-
dc.description.resumoEsta investigação pretendeu realçar a necessidade de se atentar para o problema da patologização da dificuldade no processo de aprendizagem, com o objetivo de questionar sobre um possível agravamento deste processo no contexto da escola que trabalha em consonância com o princípio da Educação para Todos (Escola Inclusiva). Pretendeu-se refletir sobre o desaparecimento da dificuldade como um processo desencadeado na relação com o saber escolar, que ocorre durante a escolarização, mas que no contexto da escola inclusiva se transforma em algum transtorno, passando a ser visto não como um problema pedagógico, mas como um caso clínico. O procedimento metodológico englobou: pesquisa bibliográfica da produção científica em nível de pós-graduação nas áreas de Educação e Psicologia, na intenção de inventariar as formulações teóricas produzidas sobre a patologização da dificuldade no processo de aprendizagem em pesquisas publicadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, no período entre 1990 e 2016, buscando contextualizar o objeto de estudo inserindo-o no campo das investigações existentes; uma pesquisa de literatura para percorrer o histórico dos conceitos de medicalização, patologização, dificuldade de aprendizagem e deficiência intelectual, evidenciados na tendência por uma dinâmica de diagnósticos confirmada pelos dados empíricos levantados no decorrer da pesquisa; uma análise de documentos oficiais do Censo Escolar (INEP) que evidenciaram o quantitativo de estudantes diagnosticados com transtornos mentais, principalmente a deficiência intelectual. Os resultados apresentaram como as relações entre doença e saúde configuraram e desencadearam, no mundo moderno e contemporâneo, uma série de ações e investimentos políticos, sociais, econômicos e pedagógicos, no sentido preventivo e terapêutico, muitas vezes medicamentoso, na condução de situações envolvendo comportamentos considerados inadequados e reforçaram a ideia do agravamento da patologização da educação, materializada em diagnósticos de transtornos mentais, em especial da deficiência intelectual, no contexto de um sistema educacional que propõe a educação inclusiva, mas que na verdade se objetivou em práticas excludentes e preconceituosas, operacionalizadas pela expansão de uma racionalidade biologizante e individualizante das dificuldades no processo de escolarização.eng
dc.description.abstractThis research aimed to highlight the need to pay attention to the problem of the pathologization of difficulty in the learning process, with the aim of questioning about a possible worsening of this process in the context of the school that works in line with the principle of Education for All (Inclusive School). It was intended to reflect about the disappearance of difficulty as a process triggered in the relationship with school knowledge, but that in the context of inclusive school turns into some disorder, passing to be seen not as a pedagogical problem, but as a clinical case. The methodological procedure encompassed: bibliographic research of the scientific production at postgraduate level in the areas of Education and Psychology, in the intention to survey the theoretical formulations produced on the pathologization of difficulty in the process of learning in researchs published in the catalog of theses and dissertations from the Capes, in the period between 1990 and 2016, with the goal of contextualizing the object of study by entering it in the field of investigations; a review of the literature to scroll through the history of the concepts of medicalization, pathologization, learning difficulty and intellectual disability, evidenced by the tendency of a dynamic of diagnoses confirmed by empirical data collected during the research; an analysis of official documents of the School Census (INEP) which showed the amount of Students diagnosed with mental disorders, especially the intellectual disability. The results showed how the relationship between disease and health configured and sparked, in the modern and contemporary world, a series of political, social, economic and educational actions and investments, at the conduct of situations involving behaviors considered inadequate. They reinforced the idea of the worsening of the pathologization of education, materialized in diagnoses of mental disorders, in particular intellectual disability, in the context of an educational system that proposes to inclusive education,but which in fact ends up objectified in exclusionary and prejudiced practices, operationalized by the expansion of a biologizing and individualizing rationality of the difficulties in the schooling process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-04-10T13:14:19Z No. of bitstreams: 1 Selma Regina Gomes.pdf: 1935728 bytes, checksum: ea6fb72097c0773884c5549b2d407f72 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-10T13:14:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Selma Regina Gomes.pdf: 1935728 bytes, checksum: ea6fb72097c0773884c5549b2d407f72 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13145/Selma%20Regina%20Gomes.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectPatologização; Medicalização; Dificuldade no Processo de Aprendizagem; Deficiência Intelectualpor
dc.subjectPathologization; Medicalization; Difficulty in the Learning Process; Intellectual Disabilityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleEscolarização Patologizada: Configurações de uma Prática Educacionaleng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Selma Regina Gomes.pdfTexto Completo1,89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.