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Tipo do documento: Dissertação
Título: As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e a Educação Popular em Goiânia.
Título(s) alternativo(s): The CEB's and Popular Education in Goiania.
Autor: Santos, Ailton Soares dos 
Primeiro orientador: Moreira, Alberto da Silva
Primeiro membro da banca: Sassatelli, Pietro
Segundo membro da banca: Lemos, Carolina Teles
Resumo: As Comunidades Eclesiais de base (CEB’s) fazem parte da história política e da memória religiosa do Brasil. Este movimento religioso ajudou os cristãos a retornarem a sua “índole evangélica, de ser fermento, sal e luz no mundo” (SOUZA, 2004). Tendo nascida nas bases do catolicismo, as CEB’s pretendem contribuir para libertar o povo oprimido e entendem que isso só é possível através de uma mudança de mentalidade das próprias pessoas atingidas. Por isso os rituais, as celebrações, os cantos, as caminhadas e os cursos são realizados como uma forma de educação informal do povo. Os participantes das CEBs, em sua maioria leigos, se sentem impelidos a buscar novos horizontes para a vida, pois têm como base a ideia de um Deus libertador, que está próximo em especial dos mais pobres. A presente dissertação pretende ser desenvolvida através de uma revisão bibliográfica fundamentada especialmente entre os anos de 1960 a 1980, onde compreendemos ser o auge desse movimento e entrevistas com os participantes dessas Comunidades Eclesiais de base. Assim, pretendemos analisar a contribuição das CEB’s como agências pedagógicas que propiciaram uma forma de (re)educação da população mais pobre, tanto no interior da Igreja como na sociedade brasileira em especial na cidade de Goiânia.
Abstract: The Basic Ecclesial Communities (CEB's) are part of the political history and religious memory of Brazil. This religious movement helped Christians to return to their "evangelical nature, to be leaven, salt and light in the world." (SOUZA, 2004). Having grown up on the foundations of Catholicism, the CEBs intend to contribute to freeing the oppressed people and understand that this is only possible through a change of mentality of the people affected. Therefore rituals, celebrations, songs, walks and courses are held as a form of informal education of the people. The CEB participants, mostly lay people, feel compelled to seek new horizons for life, since they are based on the idea of a liberating God, who is close especially to the poor. The present dissertation intends to be developed through a rigorous bibliographical revision and interviews with the participants of these communities especially in the years of 1960 to 1980 that we understand to be the peak of this movement. Thus, we intend to analyze the contribution of CEBs as pedagogical agencies that provided a way of (re) education of the poorest population, both within the Church and in Brazilian society, especially in the city of Goiania.
Palavras-chave: Comunidades Eclesiais de Base. Educação Popular. Igreja Católica. Brasil. Teologia da Libertação.
Basic Ecclesial Communities. Popular Education. Catholic Church. Brazil. Liberation Theology
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Santos, Ailton Soares dos. As Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e a Educação Popular em Goiânia. 2019. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4191
Data de defesa: 6-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

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