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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contra-Dança: Ritual e Festa de um Povo
Autor: Bonetti, Maria Cristina de Freitas 
Primeiro orientador: Ribeiro, Zilda Fernandes
Primeiro membro da banca: Araújo, Sérgio de
Segundo membro da banca: Duarte, Lyz Elizabeth A. Melo
Resumo: O objeto da presente dissertação é a contra-dança como manifestação cultural, religiosa e artística no Ritual da Festa do Divino – Pentecostes, tanto em Pirenópolis como em Santa Cruz. As categorias utilizadas para interpretar este fato social serão os conceitos de tradição, memória e identidade. O objetivo principal é estudar a contradança como elemento fundamental deste ritual, e como a comunidade vivência a memória, a tradição e a identidade local através de sua construção e reconstrução contínua na história. Pretende-se também enfocar a Festa do Divino como a manifestação popular mais expressiva de Pirenópolis e Santa Cruz. A dissertação pretende provar que a contra-dança faz parte de um dos fatos mais relevantes para a construção da identidade local. Os dados foram coletados através de observação de campo, entrevistas abertas, questionários e farta documentação bibliográfica. Através da pesquisa verificou-se, que de fato, a contra-dança na Festa de Pentecostes é um dos elementos fundamentais que compõe a identidade pirenopolina e santacruzense, ao mesmo tempo que é transmitida até hoje de pai para filho e compõe a memória dos cidadãos destas localidades.
Abstract: The subject of this dissertation is the counter-dance as cultural, religious and artistic manifestation in the Divine’s Feast, Pentecost, even in Pirenópolis as in Santa Cruz. The categories used to interpretate this social fact will be the concepts of tradition, memory and identity. The principal purpose is to study the counter-dance as fundamental element of this ritual and how the comunity live the local memory, tradition, and identity through its construction and continuous reconstruction in the history. It intends to look at the Divine’s Feast as the most expressive popular manifestation of Pirenópolis and Santa Cruz. The dissertation intends to prove that the counter-dance is an important fact to the construction of the local identity. The informations were collected through the observation, opened interview, questionnaires, and abundant bibliografic documents. Through the research it checked up that, in fact, the counter-dance in the Pentecost Feast is one of the fundamental elements to compose the identity of Pirenópolis and Santa Cruz, at the same time that is transmitted still nowadays from generation to generation and compose the memory of the local citizens.
Palavras-chave: dança, dança sagrada, folclore, religião, memória, tradição, identidade e sagrado.
dance, sacred dance, folklore, religion, memory, tradition, identify, and sacred.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Bonetti, Maria Cristina de Freitas. Contra-Dança: Ritual e Festa de um Povo. 2004. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4202
Data de defesa: 23-Jun-2004
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Religião

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