Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4228
Tipo do documento: Dissertação
Título: Desrealização e Transcriação em Madame Bovary, de Gustave Flaubert e a Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector.
Autor: Gonçalves, Jacy Cristina Antunes de Queiroz 
Primeiro orientador: Pinto, Divino José
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Ivan Marcos
Segundo membro da banca: Machado, Lacy Guaraciaba
Resumo: Neste estudo, elegemos, como questão basilar, o processo de desrealização artístico-literária, tomando como objeto principal as obras, Madame Bovary, de Gustave Flaubert e A Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector. Abordamos, assim, o realismo artístico-literário como desrealização, como processo que ilumina a realidade circunstancial, observando como este fenômeno se dá na obra de Gustave Flaubert e na de Clarice Lispector. Neste percurso crítico, destacamos dois modos singulares do fazer estético que produzem a escritura e que conduzirão nossos propósitos: trata-se das intensidades e das tensividades inventivas, da singularidade da proposta estética e da relação dialética entre historiografia e historicidade que, de maneira mais explícita apontam para os movimentos centrífugo e centrípeto, isto é, os movimentos da linguagem que reportam aos movimentos externos do mundo ou como se poderia dizer, da realidade empírica, e aquele que se dá no movimento da palavra que mergulha em si mesma, criando novos mundos.
Abstract: In this study, we chose, as a basic question, the process of artistic-literary derealization, taking as main object the works, Madame Bovary, Gustave Flaubert and A Paixão Segundo G.H., by Clarice Lispector. We approach artistic-literary realism as a derealization, as a process that illuminates the circumstantial reality, observing how this phenomenon occurs in the work of Gustave Flaubert and Clarice Lispector. In this critical path, we highlight two singular modes of aesthetic making that produce writing and that will lead to our purposes: these are the intensities and inventive tensions, the singularity of the aesthetic proposal and the dialectical relationship between historiography and historicity, which, more explicitly point to the centrifugal and centripetal movements, that is, the movements of language that report to the external movements of the world or, as one might say, empirical reality, and that which occurs in the movement of the word that plunges into itself, creating new worlds .
Palavras-chave: Desrealização. Madame Bovary. A Paixão Segundo G.H. Movimentos transcriativos.
Derealization. Madame Bovary. A Paixão Segundo G.H. Transcreational movements.
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Gonçalves, Jacy Cristina Antunes de Queiroz. Desrealização e Transcriação em Madame Bovary, de Gustave Flaubert e a Paixão Segundo G.H., de Clarice Lispector. 2019. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4228
Data de defesa: 27-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Jacy Cristina Antunes de Queiroz Gonçalves.pdf1,55 MBTexto CompletoBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.