Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4231
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino Religioso no Amapá: Estudo Comparativo entre o Confessional e o Fenomenológico
Autor: Dias, Sebastiana Sousa 
Primeiro orientador: Quadros, Eduardo Gusmão de
Primeiro membro da banca: Almeida, Rosivaldo Pereira de
Segundo membro da banca: Silva, Rosemary Francisca Neves
Resumo: A presente pesquisa realizada tem como objeto de estudo o Ensino Religioso no Amapá: estudo comparativo entre o confessional e o fenomenológico em escolas pública e privada. O ensino religioso tem decisões importantes nas esferas políticas e legislativas, discutidos e definidos, permanecendo de caráter facultativo, ora parte integrante do currículo escolar. A finalidade desse estudo é fazer uma abordagem comparativa entre o ensino religioso confessional e o fenomenológico para compreender suas diferenças e semelhanças. Assim, a proposta desta pesquisa se baseou na análise de fontes documentais, em observações no ambiente escolar e na revisão bibliográfica. Comparamos o trabalho executado na Escola Estadual Cecília Pinto e na Escola Adventista em Macapá. Os dados levam a entender que prevalece o ensino religioso confessional, mesmo que sem doutrinação e sem proselitismo, conforme prescreve a LDB.
Abstract: This research has as object of study the religious teaching in Amapá stete. It’s an comparative study between the confessional and the phenomenological in public and private schools. Religious education has important decisions on policy and legislative spheres, discussed and defined, with optional character now an integral part of the school curriculum. The purpose of study is making a comparative approach between denominational religious teaching and phenomenological model to understand their differences and similarities. Thus, the proposal of research was based on the analysis of documentary sources, in comments in the school environment and literature review. We compare the work performed at the Escola Estadual Cecilia Pinto and the Adventist School in Macapá. The data suggest that prevailing religious confessional education, even if without indoctrination and without proselytizing, as prescribes the LDB.
Palavras-chave: Ensino Religioso. Amapá. Confessional. Fenomenológico. Comparativo.
Religious Education. Amapá. Confessional. Phenomenological. Compative. Method.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
Citação: Dias, Sebastiana Sousa. Ensino Religioso no Amapá: Estudo Comparativo entre o Confessional e o Fenomenológico. 2019. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4231
Data de defesa: 21-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sebastiana Sousa Dias.pdfTexto Completo877,43 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.