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Tipo do documento: Tese
Título: O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Educação Superior (Enade) na Percepção dos Coordenadores de Cursos de Licenciaturas da PUC Goiás: Repercussões e Resultados
Autor: Oliveira, Antônio Evaldo 
Primeiro orientador: Carneiro, Maria Esperança Fernandes
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Terceiro membro da banca: Nunes, Heliane Prudente
Quarto membro da banca: Brito, Wanderley Azevedo de
Resumo: Esta pesquisa, sistematizada em uma tese, insere-se na Linha de Políticas Públicas, Estado e Instituições Educacionais do Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC\GO) com a temática o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Educação Superior (Enade) e a compreensão dos coordenadores e professores das licenciaturas desta universidade. Os conceitos criados pelo Ministério da Educação/Inep como indicadores de qualidade para o Sistema de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Educação Superior (Enade) têm demonstrado não serem compatíveis com a realidade das instituições de ensino superior brasileiras, pela sua falta de clareza e inconsistência metodológica. Criados à margem da lei que instituiu o Sinaes, o Conceito Preliminar de Cursos (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), constantemente, vêm sendo alvos de críticas dos professores, coordenadores de cursos e gestores das Instituições de Ensino Superior (IES). Partindo de tais pressupostos e diante do contexto maior em que se insere esta temática, esta pesquisa levantou o seguinte problema: qual é a percepção que as coordenações das licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás têm sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Educação Superior (Enade) e a compreensão destes coordenadores quanto à visão que seus professores têm no curso onde atuam, se estes conhecem o instrumento de avaliação do Enade e o incorporam em suas práticas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivos: analisar os elementos que compõem a regulação da Educação Superior após a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e a visão das coordenações dos cursos de licenciaturas sobre a avaliação feita pelo Sinaes/Enade e o ideário que os professores que atuam no curso têm sobre o Enade; identificar a concepção de avaliação contida nos documentos do Sinaes; analisar os aspectos da Avaliação Institucional observados durante o estudo de campo, a fim de apontar as características comuns nos cursos de licenciaturas da PUC-Goiás; avaliar a visão das coordenações dos cursos de Licenciaturas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás sobre a avaliação feita pelo Enade e qual é a impressão que os professores que atuam têm sobre o Enade. Como justificativa, esta pesquisa se justifica pela necessidade de avaliar a visão que as Coordenações das Licenciaturas têm sobre a avaliação feita pelo Sinaes/Enade, verificando sua finalidade precípua, se é a de oferecer informações e indicadores da realidade como suporte para processos de interpretação e comparação entre referenciais construídos idealmente como padrões de qualidade necessários, ou se é apenas um sistema de verificação. Como metodologia e método, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de campo, com aplicação de instrumentos, como questionários, destacando que é necessário afirmar que a metodologia não se fixou com procedimentos consolidados. Foram pesquisados, por meio de um questionário, composto de questões abertas e fechadas, previamente testado, os integrantes das Coordenações das dez Licenciaturas da PUC-Goiás, totalizando 29 sujeitos, no período de 2017/1 e 2017/2. As análises foram contextualizadas, tendo os processos sociais coletivos e as contradições do capitalismo como realidade em questão, o que sinalizou a perspectiva do materialismo histórico dialético. Como resultados, no que concerne à visão e ao conhecimento das coordenações sobre a legislação, a importância do exame, as contribuições do exame para crescimento dos alunos e as competências exigidas pelo Enade, a pesquisa mostrou um acentuado grau de descontentamento destas coordenações. Na segunda parte do questionário, considerando que todos os atores do processo educativo deverão estar envolvidos com o exame, os resultados apontam em média quarenta por cento que os professores não veem o exame como elemento que contribui para melhoria da proposta pedagógica e do currículo do curso e não adequado a formação do aluno para o trabalho nem desenvolve a pesquisa e as competências exigidas pelo próprio exame.
Abstract: The concepts created by Inep/MEC as quality indicators for the Higher Education Evaluation System (Sistema de Avaliação do Ensino Superior – Sinaes) have been incompatible with the reality of Brazilian Higher Education Institutions (Colleges and Universities), due to methodological inconsistencies and lack of clarity. Concepts such as the “Conceito Preliminar de Cursos (CPC)” – (Preliminary Course Concept) and the “Índice Geral de Cursos (IGC)” – (General Course Index) do not conform to the law that has established the Sinaes; therefore, they have constantly received a great deal of criticism from teachers, course coordinators and college administrators. Considering the facts already mentioned and the general context that involves the issue, this research aimed at studying Sinaes’s institutional evaluation policies by means of an investigation of their history and also by the description and assessment of their characteristics. The adoption of large-scale evaluation policies has led to the elaboration of studies that showcase principles, fundamentals and repercussions in Brazilian Higher Education, which has been following the neo-liberal prescription when defining the routes of government policies, commanded, for instance, by the World Bank, the International Monetary Fund (IMF) and the Organization for Cooperation and Economic Development (OCED). With that in mind, our goal was to analyze the perception from graduation course coordinations at Pontifícia Universidade Católica de Goiás about the “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Educação Superior (Enade)”, as well as their understanding about the university professors’ views on the courses in which they teach – mainly if those courses have been affected by the methodological propositions in such a way as to cause an upgrade in teaching and learning quality and in the curricular organization. So, the present research had, as its setting, the “Licenciaturas” from PUCGoiás (graduation courses which aim at forming teachers), and had, as its subjects, the members of Course Coordinations from each “Licenciatura” – a sample of 29 (twenty nine) subjects total, who have answered a previously tested questionnaire. The questionnaire was composed of open and closed questions. Based on the results found, we came to the conclusion that PUC-Goiás has been adopting practices that basically provide training or even induce the students to master the test format, as an attempt to obtain satisfactory results in the evaluation in question, which is important for the institutions, since the students’ successful performance at Enade counts as one of the requirements for the evaluation of the Higher Education Institution itself, by the Ministry of Education. In addition, the answers to the questionnaire revealed that some university professors point to the coordination that the learning assessment influences what is demanded from Enade, and that factor may help determine and direct a model or pattern of how people are educated. Consequently, in order to conduct a study on evaluation, it is required, above all, clarification of the educational policies scenery in Brazil, which presents an interventionist role by means of Systemic Evaluation. Sinaes’s conceptions and principles demonstrate that course evaluation is connected with the Institutional Evaluation, and that academic and professional education must be understood as a structured activity that allows the appreciation of course quality, in the context of the institutional reality.
Palavras-chave: Políticas Públicas Ensino Superior Brasileiro; Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Higher Education Institution; Institutional Evaluation; Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Oliveira, Antônio Evaldo. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes da Educação Superior (Enade) na Percepção dos Coordenadores de Cursos de Licenciaturas da PUC Goiás: Repercussões e Resultados. 2019. 165 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4237
Data de defesa: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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