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Tipo do documento: Tese
Título: Competência Adaptativa: Influência da Autodeterminação e da Liderança Transformacional
Autor: Godoy, Maria Tereza Tomé de 
Primeiro orientador: Mendonça, Helenides
Primeiro membro da banca: Neiva, Elaine Rabelo
Segundo membro da banca: Silva, André Vasconcelos da
Terceiro membro da banca: Zanini, Daniela Sacramento
Quarto membro da banca: Aguiar, Juliany Gonçalves Guimarães de
Resumo: No contexto atual do mundo do trabalho, caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, é essencial para o trabalhador ter competência adaptativa, demonstrando capacidade de desenvolver novos conhecimentos e habilidades a partir dos que já domina, obtendo resultados eficientes com alta performance em situações novas e desconhecidas. Não obstante, o papel do líder e da autodeterminação do liderado são fundamentais para que a competência adaptativa seja operacionazada no ambiente de trabalho. O líder pode estimular ou minar a adaptabilidade do trabalhador frente aos desafios em situações inaugurais. Neste processo, o trabalhador autodeterminado agirá com maior controle sobre suas competências e mais resiliente em relação ao contexto. Assim é que o modelo recursos e demandas do trabalho (RDT, job demands-resources, JD-R) e a teoria da autodeterminação (self-determination theory, SDT) são as bases teóricas para o entendimento da relação estabelecida entre competência adaptativa e autodeterminação, como recursos pessoais, e a liderança transformacional, como um recurso do trabalho. O estudo teve como objetivo analisar o papel da liderança transformacional na competência adaptativa e, ao mesmo tempo, testar o papel mediador da autodeterminação. Neste estudo, a autodeterminação é operacionalizada por meio da satisfação das necessidades psicológicas de autonomia, de pertencimento, de competência e de realização. Para atender a estes objetivos foram realizados quatro estudos. No primeiro estudo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura no período de 2008 a 2018 com o objetivo de analisar a evolução do conceito de competência adaptativa, relacionar métodos e instrumentos de medição e avaliação, assim como os seus antecedentes e consequentes. A análise realizada nos 36 artigos selecionados para este estudo permitiu mapear o conceito competência adaptativa estabelecido por diferentes autores e sistematizar um conceito amplo e integrado. O segundo estudo, realizou-se a busca de evidências de validade de um inventário de competência adaptativa (ICA) adaptado a partir de medidas utilizadas na literatura de modo a oferecer aos trabalhadores brasileiros um instrumento de diagnóstico sobre a temática. A pesquisa empírica foi realizada com 383 trabalhadores brasileiros, de vários ramos de atividade. A análise dos resultados confirma a estrutura de quatro fatores que foi hipotetizada teoricamente, apresentando bons índices psicométricos. O terceiro estudo, teve como objetivo analisar o papel da liderança transformacional na competência adaptativa e, ao mesmo tempo, testar o papel mediador da autodeterminação nessa relação por meio da satisfação das necessidades psicológicas de autonomia, de pertencimento, de competência e de realização. Foi realizada uma pesquisa com 383 trabalhadores brasileiros. A pesquisa avança no modelo de RDT confirmando a importância do recurso do trabalho e pessoais ao mesmo tempo em que contribui com a evidência da ampliação nas dimensões da teoria da autodeterminação. Os resultados evidenciam o poder de explicação do modelo proposto, ao possibilitar a compreensão de que o líder transformacional tem impacto positivo na competência adaptativa e na autodeterminação do trabalhador. Para além disso, trabalhadores que tem alta satisfação das necessidades psicológicas de autonomia, pertencimento, competência e realização são capazes de se autodeterminar frente ao contexto do trabalho e de agir com competência adaptativa. O quarto estudo teve como objetivo analisar os efeitos da liderança transformacional e sobre a competência adaptativa considerando um lapso temporal de sete meses. Para tanto, a coleta com 136 trabalhadores foi realizada em dois tempos como forma de minimizar o viés do método inerente aos estudos autorrelatados. As análises confirmaram o poder de influência da liderança transformacional na competência adaptativa e na autodeterminação. Este estudo avança na teoria da autodeterminação ao evidenciar o efeito positivo da satisfação das necessidades psicológicas básicas na competência adaptativa, ao mesmo tempo em que evidencia o poder mediacional da autodeterminação na relação entre liderança transformacional e competência adaptativa. Ao final desta tese, foi possível compreender melhor a influência dos recursos do trabalho e dos recursos pessoais no comportamento do trabalhador brasileiro frente ao contexto atual do trabalho. De tal modo, competência adaptativa, autodeterminação e liderança transformacional têm em comum a percepção de um trabalhador mais complexo, com capacidade de se autorregular e de desenvolver novas competências.
Abstract: In the current context of the world of work, characterized by volatility, uncertainty, complexity and ambiguity, it is essential for the worker to have adaptive competence, demonstrating the ability to develop new knowledge and skills from the ones he has already mastered, obtaining efficient results with high performance in situations new and unknown. Nevertheless, the role of the leader and the self-determination of the leader are fundamental for adaptive competence to be operative in the work environment. The leader can stimulate or undermine the worker's adaptability to the challenges in inaugural situations. In this process, the self-determined worker will act with greater control over his competencies and more resilient in relation to the context. Thus, the job demands-recourses model (JD-R) and selfdetermination theory (SDT) are the theoretical basis for understanding the relationship between adaptive competence and self-determination, as personal resources, and transformational leadership, as a resource of work. This study aimed to analyze the role of transformational leadership in adaptive competence and, at the same time, to understand the mediating role of self-determination. In this study, self-determination is operationalized through the satisfaction of the psychological needs of autonomy, belonging, competence and achievement. Four studies were carried out to meet these objectives. In the first study, a systematic review of the literature was carried out from 2008 to 2018 to analyze the evolution of the concept of adaptive competence, to relate methods and instruments of measurement and evaluation, as well as their antecedents and consequents. The analysis performed in the 36 articles selected for this study allowed mapping the concept of adaptive competence established by different authors and systematizing a broad and integrated concept. The second study was to search for evidence of validity of an adaptive competence inventory (ACI) adapted from measures used in the literature in order to offer Brazilian workers a diagnostic tool on the subject. The empirical research was conducted with 383 Brazilian workers, from various branches of activity. The analysis of the results confirms the structure of four factors that was hypothesized theoretically, presenting good psychometric indexes. The third study aimed to analyze the role of transformational leadership in adaptive competence and, at the same time, to understand the mediating role of self-determination in this relation through the satisfaction of the psychological needs of autonomy, belonging, competence and achievement. A survey was conducted with 383 brazilian workers. The research advances in the JD-R model confirming the importance of the work and personal resource while contributing with the evidence of the magnification in the dimensions of the theory of self-determination. The results demonstrate the power of explanation of the proposed model, by enabling the understanding that the transformational leader has a positive impact on the adaptive competence and self - determination of the worker. Moreover, workers who have high satisfaction with the psychological needs of autonomy, belonging, competence and achievement are able to self-determine in the context of work and to act with adaptive competence. The fourth study had the objective of analyzing the effects of transformational leadership and adaptive competence considering a time span of seven months. For that, the collection with 136 workers was carried out in two times as a way to minimize the bias of the method inherent to the self-reported studies. The analyzes confirmed the power of influence of transformational leadership in adaptive competence and self-determination. This study advances the theory of self-determination by highlighting the positive effect of satisfying basic psychological needs on adaptive competence, while at the same time demonstrating the mediational power of self-determination in the relationship between transformational leadership and adaptive competence. At the end of this thesis, it was possible to better understand the influence of work resources and personal resources on the behavior of the Brazilian worker in relation to the current work context. Thus, adaptive competence, selfdetermination and transformational leadership have in common the perception of a more complex worker, with the capacity to self-regulate and to develop new competences.
Palavras-chave: competência adaptativa; liderança transformacional; teoria da autodeterminação; RDT; AFC; mediação quádrupla.
adaptive competence; self-determination theory; transformational leadership; CFA; mediation; quadruple mediation; JD-R
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Godoy, Maria Tereza Tomé de. Competência Adaptativa: Influência da Autodeterminação e da Liderança Transformacional. 2018. 140 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4240
Data de defesa: 13-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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