Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMorais, Marizangela Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7701989391088631eng
dc.contributor.advisor1Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.contributor.referee1Silva, André Vasconcelos da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3427056378409932eng
dc.contributor.referee2Almeida, Paulo Roberto da Cunha Cavalcanti de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3193366453627127eng
dc.contributor.referee3Coelho, Cristiano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566eng
dc.contributor.referee4Santos, Antônio Carlos Godinho dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9800688291856916eng
dc.date.accessioned2019-06-11T11:38:48Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationMorais, Marizangela Gomes de. Correlações Entre Níveis Reforçadores Utilitário e Informativo de Destinos Turísticos e Indicadores Comportamentais de Memorabilidade: Um Estudo sobre Consumo de Experiência. 2019. 152 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4241-
dc.description.resumoNovos processos de consumo estão adentrando a sociedade contemporânea. Destaca-se o consumo da experiência uma forma de comercialização em que o consumidor não adquire apenas um produto ou serviço, mas a história, experiência e sentimento que podem ser agregados ao produto. O conceito de consumo de experiência pode ser abordado a partir de consideração à memorabilidade de experiências de consumo que refere-se à indução consistente de lembranças vívidas e perenes de elementos das interações passadas travadas pelos consumidores com as propriedades dos produtos e serviços consumidos. Diante isso, o presente estudo admite o tratamento empírico do consumo de experiência sob a ótica do Behavioral Perspective Model (BPM), a partir da análise das relações entre níveis reforçadores de destinos turísticos e memorabilidade da experiência de consumo. A partir do Behavioral Perspective Model (BPM), análises do comportamento do consumidor podem ser realizadas considerando variáveis antecedentes (cenário do comportamento e história de aprendizagem do consumidor) e consequências (reforços e punições, utilitários e informativos) à ocorrência do comportamento. A presente tese investigou as correlações entre valores de magnitude dos reforços utilitário e informativo de 5 (cinco) localidades turísticas do estado de Goiás que fazem parte do conjunto de Municípios Indutores do Desenvolvimento do Turismo no Estado de Goiás (MIDTUR). A coleta dos dados ocorreu em três etapas, sendo a etapa 1 Determinação empírica dos níveis de reforço utilitário e informativo de destinos turísticos do MIDTUR Estado de Goiás visando ordenar os destinos que se caracterizem por altas magnitudes utilitárias e informativas e destinos que se caracterizem por baixas magnitudes utilitárias e informativas. A etapa 2 foi caracterizada pela coleta de dados presencial nos destinos selecionados quando da ocorrência de eventos turísticos nas localidades, visando atualização e circunscrição dos níveis de reforço utilitário e informativo dos destinos, e cálculo dos índices iniciais de memorabilidade. A etapa 3 foi composta por coletas de dados (via internet) temporalmente espaçadas visando o cálculo de índices de memorabilidade em relação a momentos temporalmente afastados daquele da experiência turística de referência. Os resultados mostraram haver correlação positiva entre níveis de reforço e memorabilidade, de forma que as experiências em localidades com maiores magnitudes reforçadoras podem se tornar mais memoráveis.eng
dc.description.abstractNew consumption prosecure are entering the contemporany society. One of the highlights is the experience consumption, one type of commercialization on which the consumer acquires not only a product or a service, but also the history, experience and feeling that can be add in the product. The consept of experience comsumption can be approched by the consideration of experience consumption memorability which refers to a consistent, vivid and permanent memory induction of past interactions made by consumers with the properties of products and services consumed. Given this fact, the present study is based on the empiric treatment of the experience consume under the optic of Behavioral Perspective Model (BPM), from the analysis of the relationship between reinforces levels of touristic destinations and memorability of the consumer experience. From the Behavioral PerspectiveModel (BPM), consumer behavior analysis can be realized considering background varies (scenario of behavior and history of consumers learning) and consequences (reinforcements and punishment, utilities and informative) to the occurance of behavior. The present thesis investigated the correlation between magnitude values of utilities reinforcements and informative of 5 (five) touristic places of state of Goiás, Brazil, which are part of the set of Development and Tourism Inductors Counties of Goias’ State aiming to order destinations that are characterized by low magnitude utilities and informative. The second step was characterized by data collecting presential in the selected destinations when the occurrency of touristic events in the locations, aiming atualization and constituency of reinforcement utilities and informative levels of destination, and calculating the beginners levels of memorability. The third step was composed by data collecting (by internet) temporally spaced aiming the calculation of memorability indexes regarding temporally remote moments of that referred touristic experience. The results showed that there is a positive correlation between levels of reinforcement and memorability, so that experiences in locations with higher reinforcing magnitudes can become more memorable.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-06-11T11:38:48Z No. of bitstreams: 1 Marizangela Gomes de Morais.pdf: 5727270 bytes, checksum: 23767a9a4ecab191096c64636656455b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-11T11:38:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marizangela Gomes de Morais.pdf: 5727270 bytes, checksum: 23767a9a4ecab191096c64636656455b (MD5) Previous issue date: 2019-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13435/Marizangela%20Gomes%20de%20Morais.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectconsumo da experiência, comportamento do consumidor, reforço utilitário, reforço informativo, turismo, memorabilidade.por
dc.subjectconsumption experience, consumer behavior, utilities reinforcements, informative rei.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleCorrelações Entre Níveis Reforçadores Utilitário e Informativo de Destinos Turísticos e Indicadores Comportamentais de Memorabilidade: Um Estudo sobre Consumo de Experiênciaeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marizangela Gomes de Morais.pdfTexto Completo5,59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.