Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4245
Tipo do documento: Dissertação
Título: Controle Restrito na leitura: avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor: Magalhães, Raquel Borges de Pádua e Sousa 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismario Ernesto
Primeiro membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Segundo membro da banca: Neves, Sônia Maria Mello
Resumo: Os objetivos do presente estudo foram (1) identificar controle restrito de estímulos no desempenho de crianças com Transtorno do Espectro Autista em uma tarefa de matchingto-sample (MTS) que utilizou sílabas e palavras como estímulos e (2) avaliar um procedimento conhecido como resposta de observação diferencial (DOR), que impedia que o responder da criança aos estímulos comparação fosse baseado em apenas uma das sílabas da palavra apresentada como modelo. Foram realizadas três tarefas de Linha de Base (LB) com duas funções diferentes. A primeira foi uma tarefa de MTS palavra-sílaba, na qual o participante deveria apresentar entre 34% e 67% de acertos para considerar que tinha controle restrito na leitura de palavras. A segunda e a terceira Linhas de Base foram tarefas de MTS palavra-palavra e MTS sílaba-sílaba, para assegurar que os participantes possuíam repertório mínimo de identidade envolvendo palavras e sílabas. As tarefas de MTS não foram reforçadas, mas foram inseridas em razão variável (VR 3) sessões de Discriminação Auditivo Visual para reforçar estas respostas e o responder continuar acontecer. Para os dois participantes foi identificado controle restrito. A análise de erros mostrou padrões de respostas de controle de restrito por posição, sílabas ou unidades verbais mínimas como letras. Durante as Linhas de Base (LB) MTS palavra-palavra e sílaba-sílaba houve aumento no desempenho dos participantes, mesmo não havendo reforço específico para as tarefas de MTS, o que pode inferir a atuação de algumas possíveis outras variáveis desconhecidas. Após o procedimento DOR, e com retorno à Linha de Base, observou-se melhora no desempenho de ambos os participantes, indicando diminuição do controle restrito e mudança no padrão de erro.
Abstract: The aims of the present study were (1) to identify restricted control of stimulus in the performance of children with Autistic Spectrum Disorder in a task of matching-to-sample (MTS) that used syllables and words as stimulus and (2) to evaluate a procedure known as differential observation response (DOR), which stopped the child's response to the comparison stimulus was based on only one of the syllables of the word presented as a model. Three baseline tasks (LB) were performed with two different functions. The first was an (MTS) task syllable, in which the participant should present between 34% and 67% of hits to consider that he had restricted control in the reading of words. The second and third Baseline were (MTS) word-word and (MTS) syllable-syllable, used to ensure that participants had minimal repertoire of identity involving words and syllables. The MTS tasks were not strengthened, but Visual Auditory Discrimination (VR 3) sessions were inserted into a variable way to reinforce these responses and the responder continues to occur. For both participants, restricted control was identified. Error analysis showed patterns of position-restricted control responses, syllables or minim al verbal units as letters. During the Base (LB) MTS word-word and syllable-syllable there was an increase in the performance of participants, even if there was no specific reinforcement for the (MTS) tasks, which can infer the performance of some possible other unknown variables. After the (DOR) procedure, and with return to the Baseline, there was an improvement in the performance of both participants, indicating a decrease of the restricted control and change in the error pattern.
Palavras-chave: controle restrito de estímulos, resposta de observação, matching-to-sample, TEA.
restricted control of stimulus, observation response, matching-to-sample, TEA.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Magalhães, Raquel Borges de Pádua e Sousa. Controle restrito na leitura: avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista. 2019. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4245
Data de defesa: 25-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raquel Borges de Pádua e Sousa Magalhães.pdfTexto Completo1,1 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.