Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Nêuda Batista Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3032439124112861eng
dc.contributor.advisor1Silva, Valmor da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694eng
dc.contributor.referee1Purificação, Marcelo Máximo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5221482223498714eng
dc.contributor.referee2Silva, Rosemary Francisca Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422eng
dc.date.accessioned2019-06-11T17:03:40Z-
dc.date.issued2019-03-26-
dc.identifier.citationFrança, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar.eng
dc.description.abstractThe present research analyzes the special education assured to the students who excel at a higher performance or potential. Through bibliographic and documentary research the panorama of the special education to the students with high abilities / giftedness (AH / SD) was verified, in the municipal system of education of Barro Alto- GO. The analysis has as scope the conceptions of education that the gospels bring referring to the formative action of Jesus, thus interacting, religion and educational culture. The theoretical reference adopted has as contribution the conceptions of Renzulli (2004, 2014) about endowment and talent, defined as capacities that individuals possess or potentials to be developed, and the theory of multiple intelligences of Gardner (1995) as intelligences that individuals possess and that can also be developed. For the theoretical educational foundations, contribute: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) and other researchers studying the area. Research methods are based on theoretical elements of special education, area legislations, gospels, and documentary research in the archives of educational organs and units. The results evidenced educational deficiencies in the attendance of students with high potential, since no action was developed in 2018 in the municipal education system. There is an urgent need for the implementation of actions related to information and training in the AH / SD area for both the school community and out-of-school community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-06-11T17:03:40Z No. of bitstreams: 1 Nêuda Batista Mendes França.pdf: 1216216 bytes, checksum: 19e6df61751a87681a7f5deb374394af (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-11T17:03:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nêuda Batista Mendes França.pdf: 1216216 bytes, checksum: 19e6df61751a87681a7f5deb374394af (MD5) Previous issue date: 2019-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13427/N%c3%aauda%20Batista%20Mendes%20Fran%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectEducação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus.por
dc.subjectSpecial Education, High Abilities, Giftedness, Jesus.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAeng
dc.titleAltas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesuseng
dc.title.alternativeHigh Abilities and Giftedness: Analysis of Special Education in the Light of the Formative Action of Jesus.eng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nêuda Batista Mendes França.pdfTexto Completo1,19 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.