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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transmissões de Práticas Culturais no Laboratório: Efeito da Correspondência do Fazer/Dizer do Participante Confederado
Autor: Mekdessi, Laura Adriano 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismario Ernesto
Primeiro membro da banca: Santos, Antônio Carlos Godinho dos
Segundo membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Resumo: Os objetivos do presente estudo são: (1) analisar a transmissão de uma tarefa arbitrária por um participante confederado, em uma microssociedade em laboratório; (2) ver se as manipulações nas instruções dadas pela experimentadora ao participante confederado sobre a correlação do “dizer” e “fazer” promoveria mudanças nos comportamentos dos outros participantes; (3) observar o procedimento ideal para diminuir a ocorrência de variáveis estranhas em estudos futuros com práticas culturais. 30 participantes foram divididos em 5 grupos. Cada grupo tinha que ter no máximo três pessoas por vez, o que caracterizou uma microssociedade, e essas pessoas eram trocadas por novos participantes de geração para geração. Uma geração era definida pela possibilidade de contato com a atividade por todos os membros presentes no grupo. No início de cada coleta havia um Pp Confederado, que tinha a função de transmitir a tarefa a ser realizada pelos outros membros do grupo que gerava pontos (Tarefa Consequenciada) e transmitir uma Tarefa Arbitrária que não gerava ganho de pontos. A Tarefa Consequenciada e a Tarefa Arbitrária tinham uma topografia de resposta diferentes. Os grupos foram divididos em três condições. (1) Condição da correspondência de “fazer” e “dizer”, o Grupo 1 e Grupo 2 tiveram essa condição, o Pp Confederado tinha que demonstrar/falar a mesma coisa que ia fazer na sua vez de resolver a atividade. (2) Condição de não correspondência de “fazer” e “dizer”, contendo os Grupos 3 e 4, o Pp Confederado tinha que transmitir a Tarefa Arbitrária e a Tarefa Consequenciada e resolver a atividade somente com a Tarefa Consequenciada. (3) Condição da retirada de autoridade, contendo o Grupo 5, a experimentadora que coletou os dados, devia sair da sala de coleta no momento em que o Pp Confederado demonstrava/falava como a atividade deveria ser feita, falando para os outros membros que eles deveriam fazer a Tarefa Arbitrária e a Tarefa Consequenciada. O Pp Confederado resolvia a atividade somente com a Tarefa Consequenciada. Nos resultados, pode-se observar que a Tarefa Arbitrária foi transmitida para todos os membros de todos os Grupos e de todas as gerações. Por causa das transmissões de práticas culturais e do contato direto com as contingências, as últimas gerações geravam mais pontos do que as primeiras gerações, e quanto mais contato os Pps tinham com a atividade mais pontos eles faziam. Concluiu-se que as manipulações ao comportamento de correlação do Pp Confederado provocou mudanças no comportamento dos outros membros dos Grupos: eles variaram na forma da resposta em próximas oportunidades de resolução da atividade e continuaram transmitindo a Tarefa Arbitrária. O procedimento para diminuir variáveis estranhas em experimentos envolvendo práticas culturais é: (1) utilizar uma microssociedade; (2) utilizar a troca de gerações; (3) utilizar uma atividade à ser resolvida; (4) melhorar o método de distribuição de reforçadores, ao utilizar computadores ou uma tarefa não dependente do tempo.
Abstract: The objective of the present study is to: (1) analyze the transmission of an arbitrary task made from a Confederate Participant; (2) see if manipulation of the experimenter’s instructions to the Confederate about his behavior of correlation between “say” and “do” would cause change in the behavior of other members of the group; (3) observe the ideal procedure to decrease the occurrence of strange variables in future studies of cultural practices. 30 participants were divided into 5 groups. Each group had to have 3 people at a time, that’s what characterizes a microssociety, these people were exchanged for new participants from generation to generation. A generation was defined by the possibility of all members present in the group to be in contact with the activity. There was a Confederate Participant in the beginning of each data collection. The Confederate had to transmit the task that had to be accomplished, these task generated points (Consequenciated Task). The other function of the Confederate was to transmit an Arbitrary Task that did not generate points. Both of the tasks (Consequenciated Task and Arbitrary Task) had a different response topography. The groups were divided into 3 conditions. (1) Condition of correspondence of “do” and “say”, the Group 1 and Group 2 were in these conditions, the Confederate had to show/say the same thing he had to do while solving the activity. (2) Condition of no correspondence between “do” and “say”, containing the Group 3 and 4, the Confederate had to transmit the Arbitrary Task and the Consequenciated Task and solve the activity by only using the Consequenciated Task. (3) Condition of withdraw of authority, containing Group 5, the experimenter that collected the data had to leave the room while the Confederate transmitted how the activity had to be done, saying to the members that they had to do the Arbitrary Task and the Consequenciated Task. The Confederate had to solve the activity by only doing the Consequenciated Task. It was observed in the results that the Arbitrary Task was transmitted to all members in all groups throughout all generations. Due to the transmission of the cultural practices and the direct contact with the contingencies, the lasts generations generated more points than the firsts ones. The longest contact with the activity the more quantity of points were made. It was concluded that the manipulations in the correspondence of the Confederate’s behavior caused changes in the behavior of the other members of the group: the behavior varied in other opportunities of solving the activity and continued to transmit the Arbitrary Task. The procedure to decrease strange variables in experiments involving cultural practices is: (1) utilize a microssociety; (2) utilize changes of generations; (3) utilize an activity to be solved; (4) improve the method of reinforcement distribution by using computer or a task that is not time dependent.
Palavras-chave: práticas culturais; correlação “fazer” e “dizer”; microssociedade; participante confederado; troca de gerações.
cultural practices; correlation between “do” and “say”; microssociety; Confederate Participant; changes of generations.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Mekdessi, Laura Adriano. Transmissões de Práticas Culturais no Laboratório: Efeito da Correspondência do Fazer/Dizer do Participante Confederado. 2019. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4249
Data de defesa: 21-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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