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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mídias de Telas e Testes de Atenção: Uso e Desempenho em Crianças de Seis a Oito Anos
Autor: França, Murilo Henrique Mendes 
Primeiro orientador: Cardoso, Raphael Moura
Primeiro membro da banca: Moura, Ricardo José de
Segundo membro da banca: Nalini, Lauro Eugênio Guimarães
Resumo: Desde o nascimento as crianças são inseridas em ambientes saturados pela presença das mídias de telas. O uso de mídias de telas pelas crianças começa cedo e ocupa boa parte do tempo delas. Esse uso precoce e frequente tem trazido preocupações a pais, educadores, profissionais de saúde e pesquisadores. Dentre essas preocupações, destaca-se o questionamento sobre como o uso de mídias de telas pode afetar a atenção das crianças. As características formais dos programas, como os flashes, as rápidas mudanças de cenário e o conteúdo fantasioso podem estimular de forma exagerada os cérebros ainda em desenvolvimento. Além disso, o tempo gasto diante das mídias de telas pode ser deslocado de atividades mais apropriadas ao desenvolvimento, como interações com cuidadores e brincadeiras. O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre o tempo de uso de mídias de telas e o desempenho em testes de atenção em crianças de 6 a 8 anos. Participaram do estudo 73 crianças estudantes de 3 escolas particulares. Os pais responderam a um questionário que produziu uma estimativa de tempo de uso de mídias de telas por seus filhos. Esses resultados foram correlacionados com o desempenho das crianças em dois testes psicológicos de atenção padronizados e normatizados para a população brasileira: Five Digit Test (FDT) e Bateria Psicológica de Avaliação da Atenção. Os resultados mostram que o uso de mídias de telas pelas crianças é precoce e pervasivo. A idade média em que ocorreu o primeiro uso de televisão foi de 16,4 meses e o tempo médio gasto diante das telas foi de 4.3 horas diárias. Os resultados não mostraram associação entre o tempo de uso de mídias de tela e o desempenho atencional das crianças estudadas.
Abstract: Since birth children are living in environments that are saturated by the presence of screen media. The use of screen media by children begins early and takes up much of their time. This early and frequent use has brought up concerns with parents, educators, health professionals and researchers. Among these concerns, the highlighted question is how the use of screen media can affect children's attention. The formal features of these shows, such as flashes, rapid changes of scenario and fanciful content can overstimulate the brains still in development. In addition, time spent in front of screen media can be displaced from more developmentally appropriate activities, such as interactions with caregivers and games. The present study aimed to investigate the relationship between the time spent with screen media and the performance in attention tests in children aged 6 to 8 years. 73 students from 3 private schools participated in the study. The parents responded to a questionnaire that produced an estimate of time spent on screen media by their children. These results were correlated with the performance of the children in two psychological tests of standardized and normalized attention for the Brazilian population: Five Digit Test (FDT) and Psychological Battery of Attention Evaluation. The results show that the use of screen media by children is precocious and pervasive, the mean age at which the first television usage occurred was 16.4 months and the mean time spent on the screen was 4.3 hours per day. The results did not show an association between screen media usage and the attentional performance of the studied children.
Palavras-chave: Infância digital, Mídias de Telas, Atenção, Testes Neuropsicológicos.
Digital infancy, Screen Media, Attention, Neuropsychological Tests.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: França, Murilo Henrique Mendes. Mídias de Telas e Testes de Atenção: Uso e Desempenho em Crianças de Seis a Oito Anos. 2019. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4251
Data de defesa: 1-Fev-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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