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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Murilo Henrique Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8854248663638928eng
dc.contributor.advisor1Cardoso, Raphael Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2145974421579239eng
dc.contributor.referee1Moura, Ricardo José de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2384137677957740eng
dc.contributor.referee2Nalini, Lauro Eugênio Guimarães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145eng
dc.date.accessioned2019-06-12T11:44:38Z-
dc.date.issued2019-02-01-
dc.identifier.citationFrança, Murilo Henrique Mendes. Mídias de Telas e Testes de Atenção: Uso e Desempenho em Crianças de Seis a Oito Anos. 2019. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4251-
dc.description.resumoDesde o nascimento as crianças são inseridas em ambientes saturados pela presença das mídias de telas. O uso de mídias de telas pelas crianças começa cedo e ocupa boa parte do tempo delas. Esse uso precoce e frequente tem trazido preocupações a pais, educadores, profissionais de saúde e pesquisadores. Dentre essas preocupações, destaca-se o questionamento sobre como o uso de mídias de telas pode afetar a atenção das crianças. As características formais dos programas, como os flashes, as rápidas mudanças de cenário e o conteúdo fantasioso podem estimular de forma exagerada os cérebros ainda em desenvolvimento. Além disso, o tempo gasto diante das mídias de telas pode ser deslocado de atividades mais apropriadas ao desenvolvimento, como interações com cuidadores e brincadeiras. O presente trabalho teve como objetivo investigar a relação entre o tempo de uso de mídias de telas e o desempenho em testes de atenção em crianças de 6 a 8 anos. Participaram do estudo 73 crianças estudantes de 3 escolas particulares. Os pais responderam a um questionário que produziu uma estimativa de tempo de uso de mídias de telas por seus filhos. Esses resultados foram correlacionados com o desempenho das crianças em dois testes psicológicos de atenção padronizados e normatizados para a população brasileira: Five Digit Test (FDT) e Bateria Psicológica de Avaliação da Atenção. Os resultados mostram que o uso de mídias de telas pelas crianças é precoce e pervasivo. A idade média em que ocorreu o primeiro uso de televisão foi de 16,4 meses e o tempo médio gasto diante das telas foi de 4.3 horas diárias. Os resultados não mostraram associação entre o tempo de uso de mídias de tela e o desempenho atencional das crianças estudadas.eng
dc.description.abstractSince birth children are living in environments that are saturated by the presence of screen media. The use of screen media by children begins early and takes up much of their time. This early and frequent use has brought up concerns with parents, educators, health professionals and researchers. Among these concerns, the highlighted question is how the use of screen media can affect children's attention. The formal features of these shows, such as flashes, rapid changes of scenario and fanciful content can overstimulate the brains still in development. In addition, time spent in front of screen media can be displaced from more developmentally appropriate activities, such as interactions with caregivers and games. The present study aimed to investigate the relationship between the time spent with screen media and the performance in attention tests in children aged 6 to 8 years. 73 students from 3 private schools participated in the study. The parents responded to a questionnaire that produced an estimate of time spent on screen media by their children. These results were correlated with the performance of the children in two psychological tests of standardized and normalized attention for the Brazilian population: Five Digit Test (FDT) and Psychological Battery of Attention Evaluation. The results show that the use of screen media by children is precocious and pervasive, the mean age at which the first television usage occurred was 16.4 months and the mean time spent on the screen was 4.3 hours per day. The results did not show an association between screen media usage and the attentional performance of the studied children.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-06-12T11:44:38Z No. of bitstreams: 1 Murilo Henrique Mendes França.pdf: 1827989 bytes, checksum: 2f258dc45af2e41aae1ccb2bcc03db91 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-06-12T11:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Murilo Henrique Mendes França.pdf: 1827989 bytes, checksum: 2f258dc45af2e41aae1ccb2bcc03db91 (MD5) Previous issue date: 2019-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13449/Murilo%20Henrique%20Mendes%20Fran%c3%a7a.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologiaeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectInfância digital, Mídias de Telas, Atenção, Testes Neuropsicológicos.por
dc.subjectDigital infancy, Screen Media, Attention, Neuropsychological Tests.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAeng
dc.titleMídias de Telas e Testes de Atenção: Uso e Desempenho em Crianças de Seis a Oito Anoseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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