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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso do Brinquedo no Manuseio do Sofrimento Psíquico de Crianças em Contexto de Internação Hospitalar
Autor: Souza, Dagmar Fonseca 
Primeiro orientador: Costa Neto, Sebastião Benício da
Primeiro membro da banca: Neves, Sônia Maria Mello
Segundo membro da banca: Porto, Joana D´Arc Silvério
Resumo: Nesta dissertação buscou-se compreender como o brinquedo pode ser utilizado no manuseio do sofrimento psíquico de crianças em contexto de hospitalização em unidade pediátrica. Ela está organizada em dois artigos, um de revisão sistemática da literatura e um com os resultados da pesquisa empírica. O objetivo da revisão foi apresentar um panorama da produção acerca do estudo do uso do brinquedo no manuseio do sofrimento físico e psicológico em crianças hospitalizadas a partir de artigos publicados e indexados entre os anos de 2012 e 2017. Foram selecionados 16 estudos para a construção desse artigo. Concluiu-se que o brinquedo está sendo utilizado como forma de amenizar o estresse, a dor e a ansiedade de crianças hospitalizadas, porém tais pesquisas estão sendo realizadas por profissionais da área da saúde em geral, sendo poucas feitas por psicólogos. Em relação à pesquisa empírica, trata-se de uma pesquisa de campo, qualitativa, estudo de série de casos, com recorte transversal e adotando o procedimento de inserção ecológica. Os participantes foram seis crianças entre 6 e 12 anos de idade, que estavam hospitalizadas, bem como seus respectivos acompanhantes. O brinquedo foi utilizado como forma de manusear o sofrimento psíquico das crianças, tais como ansiedade e depressão. Foram analisados os indicadores de sofrimento psíquico, ansiedade e depressão antes e depois do uso dos brinquedos. Assim, foi possível concluir, por meio da análise qualitativa, que o brinquedo facilitou o manuseio do sofrimento psíquico das crianças estudadas, na medida em que possibilitou amenizar alguns sintomas de sofrimento psíquico e ajudou a compreender a situação emocional vivenciada.
Abstract: In this dissertation we sought to understand how the toy can be used in handling the psychological suffering of children in the context of hospitalization in a pediatric unit. It's organized in two articles, one of systematic review of the literature and one with the results of empirical research. The objective of the review was to present an overview of the production about the study of the toy's use in the handling of physical and psychological suffering in children hospitalized from articles published and indexed between the years of 2012 and 2017. Sixteen studies were selected for the construction of this article. It was concluded that the toy is being used as a way to relieve the stress, pain and anxiety of hospitalized children, but such research is being carried out by health professionals in general, and few are done by psychologists. In relation to the empirical research, it is a field research, qualitative, case series study, with transversal cut and adopting the ecological insertion procedure. The participants were six children between 6 and 12 years old, who were hospitalized, as well as their respective companions. The toy was used as a way to handle children's psychic suffering, such as anxiety and depression. The indicators of psychological suffering, anxiety and depression were analyzed before and after the toys' use. Thus, it was possible to conclude, through the qualitative analysis, that the toy facilitated the handling of the psychic suffering of the studied children, as it made it possible to alleviate some symptoms of psychic suffering and helped to understand the emotional situation experienced.
Palavras-chave: Brinquedo, Criança, Hospital, Sofrimento Psíquico.
Toy, Child, Hospital, Psychic Suffering.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Souza, Dagmar Fonseca. Uso do Brinquedo no Manuseio do Sofrimento Psíquico de Crianças em Contexto de Internação Hospitalar. 2019. 110 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4252
Data de defesa: 12-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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