Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4268
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Dinâmica Colaborativa entre Autores e Países no Ensino de Genética |
Autor: | Matos, Larissa Arantes |
Primeiro orientador: | Telles, Mariana Pires de Campos |
Primeiro coorientador: | Nunes, Rhewter |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues, Flávia Melo |
Segundo membro da banca: | Bernardes, Vanessa |
Resumo: | Os avanços na genética têm aumentado a preocupação com relação ao ensino sobre os temas associados à genética, que engloba diversas interfaces com outras áreas do saber e que tem muita implicação na sociedade. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi compreender a formação de redes colaborativas de produção científica entre autores e países que produzem sobre ensino de genética em artigos presentes na base de dados da Web of Science nos períodos entre 1947 até 2018. As palavras “genetic” ou “genetics” foram combinadas com as palavras “teaching”, “course”, “class”, “lectures” ou “education” para compor os termos de busca. Os dados tabulados foram analisados no pacote Bibliometrix da plataforma R. Um total de 626 artigos sobre ensino de genética foram levantados no período estudado. Foi possível observar um crescimento importante na produção de artigos no decorrer desses anos. Esses artigos estão publicados em 139 periódicos. Os Estados Unidos apresentaram a maior quantidade de publicação sobre ensino de genética e é o segundo país mais citado. O Brasil se encontra em quarto lugar no número de publicações. Um total de 1604 autores publicaram artigos que discutem sobre o ensino de genética. Apenas 145 artigos apresentam um único autor. Dentre os autores que se destacam em publicação estão Knight Jk, Hawley S, Morris J, Pokrywka N e Smith Mk. Os cinco primeiros países que apresentam artigos mais citados sobre ensino de genética são: Austrália, Estados Unidos, Israel, Reino Unido e Espanha. Os resultados permitiram compreender e levantar um panorama sobre onde estão sendo realizadas as discussões na área de ensino de genética, revelando onde as diversas frentes de pesquisas nessa área estão sendo realizadas no mundo. |
Abstract: | Advances in genetics have increased the concern about teaching about the themes associated with genetics, which encompasses several interfaces with other areas of knowledge and that has a lot of implication in society. In this context, the objective of the present study was to understand the formation of collaborative networks of scientific production between authors and countries that produce on genetic teaching in articles present in the Web of Science database between 1947 and 2018. The words "genetic" or "genetics" were combined with the words "teaching", "course", "class", "lectures" or "education" to compose the search terms. Tabulated data were analyzed in the Bibliometrix package of the R platform. A total of 626 articles on genetics teaching were collected during the study period. It was possible to observe a significant growth in the production of articles during the years. These articles are published in 139 journals. The United States has had the largest amount of publication on genetics teaching and is the second most cited country. Brazil ranks fourth in the number of publications. A total of 1604 authors published articles discussing the teaching of genetics. Only 145 articles have a single author. Among the authors who stand out in publication are Knight Jk, Hawley S, Morris J, Pokrywka N and Smith Mk. The top five countries with the most cited articles on genetics teaching are: Australia, United States of America, Israel, United Kingdom and Spain. The results allowed to understand and to get an overview of where the discussions in the area of genetic teaching are being held, revealing where the several fronts of research in this area are being carried out in the world. |
Palavras-chave: | Ciênciometria; Colaboração de autoria; Educação. Cienciometric; Authorship collaboration; Education. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Agrárias e Biológicas::Curso de Biologia Bacharelado |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Genética |
Citação: | Matos, Larissa Arantes. Dinâmica Colaborativa entre Autores e Países no Ensino de Genética. 2019. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Genética) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4268 |
Data de defesa: | 20-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Genética |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larissa Arantes Matos.pdf | Texto Completo | 1,14 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.