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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação em larga escala: Prova Brasil interfaces com o contexto escolar
Autor: Arantes, Nilva Ferreira Batista 
Primeiro orientador: Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra
Primeiro membro da banca: Menezes Junior, Antônio da Silva
Segundo membro da banca: Alves, Amone Inácia
Resumo: Este estudo, na Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais, traz por objeto a avaliação em larga escala desenvolvida pelo governo federal, com enfoque na Prova Brasil aplicada ao nono ano do ensino fundamental, enquanto política pública que direciona as ações do Estado concernentes à educação básica brasileira no contexto neoliberal. O objetivo geral é conhecer e analisar as implicações e os desdobramentos da Prova Brasil nas escolas da rede pública estadual, a partir da prática do gestor escolar. Os objetivos específicos são discutir e compreender a avaliação em larga escala no Brasil, destacado pelos pressupostos teóricos; analisar a dinâmica da Prova Brasil nas 12 escolas pesquisadas; identificar as interferências da Prova Brasil na prática do diretor e suas interfaces no contexto escolar. Os principais teóricos apontados são Afonso (2005), para discutir políticas avaliativas com o Estado avaliador/regulador, frente às incoerências das reformas educacionais; Ball (2011) que aponta os dilemas das políticas educacionais com a figura do diretor escolar e a cultura gerencialista; Bianchetti (2005), que afirma sobre os efeitos do neoliberalismo nas políticas da educação; Souza (2003) discute as diferentes visões sobre a avaliação e a difusão da autonomia administrativa e pedagógica da escola; Perrenoud (1999) defende uma avaliação que articula o interesse do Estado e da sociedade com padrões de qualidade científica e democrática, entre outros. A pesquisa se justifica pela necessidade de analisar a lógica meritocrática, que engendra a competição e a disputa, concorrendo para meros resultados com fim em si mesmos. As políticas públicas estatais são pensadas no modelo neoliberal, que conta com as ações governamentais dirigidas à educação básica. A problemática desde estudo ocupa-se em analisar os desdobramentos da Prova Brasil na prática pedagógica do gestor/escolar da metrópole goiana. A qual se desdobra nas seguintes indagações: que tipo de cidadão se quer formar, a partir dos princípios avaliativos? Qual a função da avaliação na formação cidadã? A quem interessa uma educação que ignora as etapas do processo educacional? Quais os desdobramentos da Prova Brasil na prática pedagógica da dupla gestora diretor/coordenador escolar da rede pública estadual da metrópole goiana? De que forma os diretores de escolas brasileiras podem contribuir para a emancipação dos estudantes, diante do contexto da gestão para resultados? É possível que o gestor escolar desenvolva uma prática que concilie aprendizagem efetiva dos estudantes com desempenho referenciado pela qualidade social? As hipóteses apontam para o recorte da avaliação PB aplicada ao nono ano do ensino fundamental da educação básica, que supõe preencher os requisitos do conhecimento estabelecidos para prosseguimento dos estudos. A cultura gerencialista neoliberal compromete o pensamento educacional que tende a se render a marca do idealismo sistemático da avaliação em larga escala. As práticas de gestores e coordenadores têm relação direta com o processo de ensino aprendizagem, por isso, essa dupla pedagógica pode desenvolver novas habilidades com múltiplas e complexas funções no espaço escolar. Assim, o trabalho dividido em três capítulos traz que os resultados avaliativos por si mesmos devem ser repensados na prática pedagógica para o resgate do verdadeiro sentido da avaliação
Abstract: This study, from the State, Educational Policies and Institutions Research Line, has as its object the large-scale evaluation developed by the federal government, focusing on the Brazil Test applied to the ninth year of elementary education, as a public policy that directs the actions of the State concerned to Brazilian basic education in the neoliberal context. The general objective is to know and analyze the implications and developments of the Brazil Test in schools of the state public network, based on the practice of the school manager. The specific objectives are to discuss and understand the large-scale evaluation in Brazil, highlighted by theoretical assumptions; analyze the dynamics of Prova Brasil in the 12 schools surveyed; to identify the interferences of Prova Brasil in the practice of the director and its interfaces in the school context. The main theorists pointed out are Afonso (2005), to discuss evaluation policies with the evaluating / regulating State, against the inconsistencies of educational reforms; Ball (2011) that points out the dilemmas of educational policies with the figure of the school director and managerial culture; Bianchetti (2005), which states on the effects of neoliberalism on education policies; Souza (2003) discusses the different views on the evaluation and diffusion of the administrative and pedagogical autonomy of the school; Perrenoud (1999) advocates an evaluation that articulates the interest of the State and society with standards of scientific and democratic quality, among others. The research is justified by the need to analyze the meritocratic logic, which engenders competition and dispute, competing for mere results with an end in themselves. The state public policies are thought of in the neoliberal model, that counts on the governmental actions directed to the basic education. The problematic since study is occupied in analyzing the unfolding of Prova Brasil in the pedagogical practice of the manager / school of the metropolis of Goiás. Which is unfolded in the following questions: what type of citizen do you want to train based on the evaluative principles? What is the role of evaluation in citizen education? Who cares about an education that ignores the stages of the educational process? What are the developments of Prova Brasil in the pedagogical practice of the dual manager / school coordinator of the state public network of the metropolis of Goiás? How can the directors of Brazilian schools contribute to the emancipation of students in the context of management for results? Is it possible for the school manager to develop a practice that reconciles the effective learning of students with performance referenced by social quality? The hypotheses point to the cut of the PB assessment applied to the ninth year of elementary education in basic education, which supposes to fulfill the knowledge requirements established for the continuation of the studies. Neoliberal managerial culture compromises educational thinking that tends to surrender the mark of systematic idealism of large-scale evaluation. The practices of managers and coordinators are directly related to the teaching-learning process, therefore, this pedagogical double can develop new skills with multiple and complex functions in the school space. Thus, the work divided into three chapters shows that the evaluative results themselves must be rethought in pedagogical practice for the recovery of the true meaning of evaluation
Palavras-chave: Avaliação externa. Gestão escolar. Política pública. Prova Brasil.
External evaluation. Proof Brazil. Public policy. School management.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Arantes, Nilva Ferreira Batista. Avaliação em larga escala: Prova Brasil interfaces com o contexto escolar. 2019. 202 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4280
Data de defesa: 25-Jun-2019
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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