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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4300
Tipo do documento: | Tese |
Título: | História e Memórias do Ensino Religioso na Escola Pública: lembranças de tempos discentes e docentes. |
Título(s) alternativo(s): | History and memories of Religious Education in public schools: memories of times students and teachers. |
Autor: | Castro, Raimundo Márcio Mota de |
Primeiro orientador: | Baldino, José Maria |
Primeiro membro da banca: | Bernardes, Sueli Teresinha de Abreu |
Segundo membro da banca: | Lacerda Júnior, José Américo de |
Terceiro membro da banca: | Quadros, Eduardo Gusmão de |
Quarto membro da banca: | Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de |
Resumo: | A pesquisa História e Memórias do Ensino Religioso na Escola Pública: lembranças de tempos discentes e docentes, integra a linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado em Educação, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Este estudo tem como objetivo problematizar as possibilidades de efetivação do Ensino Religioso nos parâmetros da obrigatoriedade/facultabilidade a partir do rompimento da herança catequética/dogmática partindo de seu ressignificado como área do conhecimento e suas relações como fenômeno social/cultural refletido pelas Ciências Humanas e Sociais, rompendo deste modo, o caráter de confessionalidade dessa disciplina e integrando-a à reflexão científica, tendo por base o desvelar do sentido depreendidos na histórias narradas por Professoras/es de Ensino Religioso de escolas públicas goianas. Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica, qualitativa, narrativa (auto) biográfica com aproximação da abordagem fenomenológica. Assim, constitui-se como percurso a leitura bibliográfica e, na parte empírica, narrativas (auto)biográficas de 11 (onze) Professores/as que atuam no Ensino Religioso na rede estadual e municipal de ensino, em sete municípios da nominada região noroeste do Estado de Goiás. O referencial teórico apoia-se em Saviani (2008), Derisso (2007; 2012); Oliveira et al. (2007); Benjamim (1987a; 1987b); Halbwachs (1990) entre outros. O percurso metodológico foi construído a partir de Souza (2004; 2006, 2012), Merleau-Ponty (2011); Passegui; Abrahão; Delory-Momberger (2012); Connelly; Clandinin (1990); Clandinin;Connelly (2000). A apreensão das experiências vividas pelos/as narradores/as aproximou-se da fenomenologia por meio da qual se procura descrever e interpretar o nãoaparente e desvelar o sentido vivido (como discente) e praticado (como docente) nessa disciplina. Pela trajetória histórica e pelas memórias dos/as narradores/as percebe-se que o Ensino Religioso, presente na escola em quase todo o período republicano, não se efetivou como Ensino Religioso, mas como educação religiosa a serviço da transmissão de crença proselitista e doutrinária. Observou-se que: i) a trajetória do Ensino Religioso é demarcada pela disputa do campo religioso e educacional; ii) no Brasil nunca houve Ensino Religioso, posto que se entenda por este o conhecimento do fenômeno e do pluralismo religioso; iii) que a legislação atual ainda que tente entendê-lo como área do conhecimento, é perpassada pela concepção de ensino teológico-interconfessional; iv) a possibilidade de sua efetivação reside no entendimento de um modelo fenomenológico-pluralista que o entenda com conteúdo escolar (da socialização do conhecimento socialmente construído); e por fim, v) não houve e não há por parte do estado brasileiro uma postura que o conduza ao rompimento entre estado e religião (principalmente cristã) a tornar a república laica de fato. |
Abstract: | Research History and Memories of Religious Education in Public Schools: memories of times students and teachers, integrating the research line Education, Society and Culture, Graduate Program in Education - Masters and Doctorate in Education from the Catholic University of Goiás. This study aims to discuss the possibilities for realization of religious education in the mandatory parameters/facultabilidade from the breakup of catechetical/dogmatic heritage starting his new meanings and knowledge and their relationship as a social/cultural phenomenon reflected by the Humanities and social, breaking thus the denominational character of this discipline and integrating it to scientific reflection, based on the unveiling of the meaning inferred from the stories told by Teachers of Religious Education of Goiás public schools. This is a theoretical and empirical, qualitative, narrative (auto)biographical research approach with the phenomenological approach. Thus was established as the route reading and literature, the empirical part, narratives (auto)biographies of eleven Teachers who work in religious education in state and municipal schools , nominated in seven municipalities of the northwestern state of Goiás. The theoretical framework relies on Saviani (2008); Derisso (2007, 2012); Oliveira et al. (2007); Benjamin (1987a, 1987b); Halbwachs (1990) among others. The methodological approach was built from Souza (2004, 2006, 2012); Merleau-Ponty (2011); Passegui; Abraham; Delory-Momberger (2012); Connelly; Clandinin (1990), Clandinin; Connelly (2000). An understanding of the experiences of the narrator approached the phenomenology through which it seeks to describe and interpret the non- apparent and reveal the lived sense (as student) and practiced (as a teacher) in this discipline. The historical trajectory and the memories of the narrators you realize that Religious Education, present in almost every school in the republican period, failed to materialize as Religious Education, but as religious education forwarding service proselytizer of belief and doctrine. It was observed that: i) the trajectory of Religious Education is demarcated by the dispute of religious and educational field, ii) in Brazil never was religious education , since what is meant by this knowledge of the phenomenon of religious pluralism and, iii) the current legislation even try to understand it as a field of knowledge, is pervaded by the conception of theological and interfaith education, iv) the possibility of its realization lies in the understanding of a pluralistic phenomenological model to understand the school curriculum (the socialization of knowledge socially constructed), and finally, v) and there was no by the Brazilian state a position that leads to disruption between state and religion (mainly Christian) to make the secular republic in fact. |
Palavras-chave: | Ensino Religioso. Narrativa. História. Memória. Lembranças. Religious Education. Narrative. History. Memory. Memories. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Castro, Raimundo Márcio Mota de. História e Memórias do Ensino Religioso na Escola Pública: lembranças de tempos discentes e docentes. 2013. 230 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4300 |
Data de defesa: | 27-Set-2013 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Educação |
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