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dc.creatorCastro, Rosangela Nunes Almeida de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1905762090018978eng
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021eng
dc.contributor.referee1Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.contributor.referee2Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406eng
dc.contributor.referee3Machado, Paulo César Miranda-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831309316416795eng
dc.contributor.referee4Chaves, Sandramara Matias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8215617614854729eng
dc.date.accessioned2019-08-09T17:18:30Z-
dc.date.issued2013-09-16-
dc.identifier.citationCastro, Rosangela Nunes Almeida de. A Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Goiás: reconstrução histórica do curso (1948 - 2012). 2013. 251 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4301-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o processo de constituição e consolidação do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG), bem como identifica nesse processo os agentes históricos, as leis e as ideias que orientavam as normas de organização do curso. Parte-se da hipótese que o curso de Engenharia Elétrica da UFG possui três momentos lógico-históricos: o das ideias de sua origem (1948-1960), o da fundação (1964-1985) e o da busca pela identidade do curso, ou seja, da consolidação (1986-2012). Esta periodicidade acontece em função do cenário histórico, institucional e cognitivo. A transição de cada momento lógico-histórico para o outro se dá em função das rupturas e permanências entre os períodos. Portanto, com base em uma perspectiva histórico-sociológica, objetiva-se perquirir os momentos lógico-históricos que constituíram o curso, buscando desvendar e interpretar a sua configuração atual. O modo de investigação contempla uma pesquisa bibliográfica, uma pesquisa documental e uma pesquisa de campo. O levantamento bibliográfico acompanhou todo o processo de pesquisa e possibilitou verificar o crescente interesse pelo tema ensino de engenharia . Nos últimos 11 anos foram defendidas 53 teses por engenheiros em programas de pós-graduação em educação. Na pesquisa documental para fundamentar esta tese, buscou-se a Ata da Assembleia de Fundação, as atas das reuniões de conselho, discursos, legislações, diário oficial da união, jornais, currículos, plataforma Lattes, dossiês dos professores, fotos e documentos pessoais dos fundadores do curso. Com relação à pesquisa de campo utilizou-se como metodologia a história oral para colher o depoimento dos agentes históricos, através de entrevistas abertas, com o objetivo de solucionar desacordos e dúvidas sobre fatos ocorridos ao longo da história do curso. A opção pela abordagem qualitativa deve-se às suas características favoráveis aos propósitos do estudo, como a identificação de testemunhas-chave para fatos determinantes no contexto histórico do curso de Engenharia Elétrica da UFG. Esta pesquisa tem como referencial teórico categorias herdadas do pensamento sociológico bourdieusiano. Os conceitos de campo, habitus, e sistemas simbólicos em Pierre Bourdieu fundamentam a compreensão da Escola de Engenharia Elétrica como um espaço de lutas permanentes e de estratégias de manutenção ou de subversão motivadas pelo interesse consciente ou inconsciente de obter os proveitos decorrentes da posse dos sistemas simbólicos.eng
dc.description.abstractThis research analyzes the process of constitution and consolidation of the Electrical Engineering course of Universidade Federal de Goiás (UFG), as well as identify in this process the historical agents, laws and ideas that guided the organizational rules of the course. The hypothesis is that the Electrical Engineering course of UFG has three logical-historical moments: one that came up with the ideas of its creation (1948-1960), one of its foundation (1964-1985) and one that searched for the course s identity, its consolidation (1986-2012). This periodicity happens because of the historical, institutional and cognitive scenery. The transition from one logicalhistorical moment to another occurs because of the ruptures and continuities between the periods. In this way, based on a historical-sociological perspective, this work aims to search the logical-historical moments of the course, trying to uncover and interpret its current configuration. The inquiry way contemplates a bibliographical research, a documentary research and a field research. The bibliographical research happened during all the work and made it possible to verify the growing interest on engineering education . In the last eleven years there were done 53 thesis by engineers in postgraduate programs in education. The documentary research sought documents about the foundation meeting, of the council meetings, speeches, legislation, official gazette of the union, newspapers, curriculums, teachers dossiers, pictures and personal documents of the founders of the course. The field research used the oral history as methodology, to pick up the testimonial of the historical agents by opened interviews with the aim to solve disagreements and doubts about fates that occured all long the history of the course. The option for qualitative approach is justified because of its positive characteristics for the purposes of the study, such as the identification of important witnesses to determinant facts in the historical context of the electrical engineering course of UFG. The theoretical frameworks of this research are categories inherited from Bourdieu s sociological thought. Sociology is sought because the Electrical Engineering School is a social, scientific and educational institution, whose identity is based on principals, values, rules and organization forms that are given to it by agents that together wrote its history. The concepts of field, habitus and symbolical systems of Pierre Bourdieu substantiate the understanding of the Electrical Engineering School as a place of permanent fights and strategies of maintenance or subversion motivated by conscious or inconscious interest in obtaining vantages by owning the symbolical systems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede (tede@pucgoias.edu.br) on 2019-08-09T17:18:30Z No. of bitstreams: 1 Rosangela Nunes Almeida de Castro.pdf: 16187719 bytes, checksum: c994d783b2802b7445eb0233387d701c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T17:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosangela Nunes Almeida de Castro.pdf: 16187719 bytes, checksum: c994d783b2802b7445eb0233387d701c (MD5) Previous issue date: 2013-09-16eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13659/Rosangela%20Nunes%20Almeida%20de%20Castro.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectEducação superior, engenharia elétrica, historia da engenharia, UFG.por
dc.subjectUniversity education, electrical engineering, history of engineering, UFG.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Goiás: reconstrução histórica do curso (1948 - 2012)eng
dc.typeTeseeng
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