Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPeres, Thalitta Fernandes de Carvalho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231182769987212eng
dc.contributor.advisor1Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492eng
dc.contributor.referee1Cedro, Wellington Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1123884255260078eng
dc.contributor.referee2Libâneo, José Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430eng
dc.date.accessioned2019-08-09T17:50:17Z-
dc.date.issued2010-09-29-
dc.identifier.citationPeres, Thalitta Fernandes de Carvalho. Volume de Sólidos Geométricos um Experimento de Ensino Baseado na Teoria de V. V. Davydov. 2010. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4303-
dc.description.resumoA matemática é uma disciplina marcada pelo baixo desempenho na aprendizagem, cujos conceitos são considerados difíceis de aprender. E o ensino de geometria espacial tem sido abalizado por seu abandono nas salas de aula. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar as contribuições e os desafios de se ensinar geometria espacial organizado, com base na teoria do ensino desenvolvimental. O que se questiona é: dadas as condições concretas, como se desenvolve o ensino para que os alunos formem o conceito de geometria espacial? E ainda: Que fatores socioculturais se apresentam afetando a aprendizagem da geometria espacial? De que modo os alunos percebem este tipo de organização de ensino? E o professor, como percebe sua atividade de ensinar um conteúdo com base nesse tipo de organização do ensino, e qual seria sua visão sobre essa forma de ensino? A pesquisa fundamentando-se principalmente nas teorias de Vygotsky e Davydov. Os objetivos específicos da pesquisa foram: - identificar e analisar as relações dos alunos com a matemática e com a geometria espacial, em sua vida cotidiana; - identificar e analisar os fatores socioculturais no contexto concreto da escola e da sala de aula que interferem na aprendizagem de geometria espacial; - analisar a visão dos alunos e do professor acerca desse modo de organização do ensino de geometria espacial. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa que consistiu num experimento de ensino baseado nos pressupostos de Davydov. Os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas semi-estruturadas, instrumentos de avaliações diagnósticas. Os sujeitos da pesquisa foram o professor de matemática e os 28 alunos de uma turma de 2º ano do ensino médio, de uma escola pública. A análise dos dados revelou os seguintes resultados: Motivação dos alunos durante o ensino experimental; conhecimento intensificado do conteúdo após a análise lógica histórica; uma nova alternativa de organização de ensino aos sujeitos da pesquisa; a formação de conceitos da maioria dos alunos; melhora na participação de alguns alunos, mesmo não atingindo o pensamento teórico, devido a diversos fatores socioculturais; o experimento de ensino mostrou indícios de mudanças qualitativas na atuação do professor. Acredita-se que a principal contribuição desta pesquisa consistiu em mostrar um caminho alternativo de organização do ensino de matemática, particularmente o ensino do conceito de volume de sólidos geométricos. Acredita-se que mesmo com as dificuldades e contradições presentes na escola pública e na vida escolar dos alunos, é possível realizar o ensino embasado na teoria do ensino desenvolvimental e contribuir para a formação do pensamento teórico da maioria dos alunos.eng
dc.description.abstractMathematics is a discipline characterized by a slow learning curve, the students considering it difficult to learn its concepts. For example the teaching of spatial geometry has been distinguished by its abandonment in the classroom. This paper aims at identifying contributions and challenges of teaching spatial geometry, with an arrangement based on the theory of developmental education. What is questioned is: given the concrete conditions, how should one develop education for students in order to form the concept of spatial geometry? Moreover: What sociocultural factors are present affecting the learning of spatial geometry? How do students perceive this type of organization providing education? Does the teacher perceives it as its activity, to teach content based on this type of organization of teaching? And what is the teacher opinion of this form of education? The research was mainly based on the theories of Vygotsky and Davydov, the specific aims being: Identify and analyze the relationships between students and mathematics and with the spatial geometry a day to day basis - identify and analyze the socio-cultural factors in the specific context of school and classroom, that affect learning spatial geometry - consider the opinion of students and teacher, concerning this way of organizing the teaching of spatial geometry. For both, a qualitative study, consisting of a teaching experiment based on the assumptions of Davydov, has been carried out. Data were collected through observations, using semi-structured instruments for diagnostic assessments. The research subjects were math teacher and 28 students in a class of 2nd year of a public high school. Data analysis revealed the following results: motivation of students during the teaching experiment, enhanced knowledge of the contents after the historical logic analysis, a new alternative for providing education to the research subjects, the concept formation of the majority of students, improvement in participation of some students, not even reaching the theoretical thinking, due to various socio-cultural factors, the teaching experiment showed evidence of qualitative changes in teacher performance. It is believed that the main contribution of this research was to show an alternative way of organizing the teaching of mathematics, particularly the teaching of the concept of volume of geometric solids. It is believed that even with the difficulties and contradictions in public school and the children's school life, it is possible to organize an education grounded on the theory of developmental education and contribute to the formation of theoretical thinking in most students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-08-09T17:50:17Z No. of bitstreams: 1 Thalitta Fernandes de Carvalho Peres.pdf: 6549969 bytes, checksum: 4d5738599189441a4843816f3efc080b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T17:50:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Thalitta Fernandes de Carvalho Peres.pdf: 6549969 bytes, checksum: 4d5738599189441a4843816f3efc080b (MD5) Previous issue date: 2010-09-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13661/Thalitta%20Fernandes%20de%20Carvalho%20Peres.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Restrito
dc.subjectEnsino e formação de conceitos em matemática; Ensino e Aprendizagem de Geometria Espacial; Teoria Histórico-Cultural, Teoria do Ensino Desenvolvimental; Experimento de Ensino.por
dc.subjectEducation and training concepts in math, Learning and Teaching Geometry in Space, Historic-Cultural Theory, Theory of Developmental Education, Historic-Cultural Didactics.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleVolume de Sólidos Geométricos um Experimento de Ensino Baseado na Teoria de V. V. Davydoveng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thalitta Fernandes de Carvalho Peres.pdfTexto Completo6,4 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.