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Tipo do documento: Dissertação
Título: Jovens Negras em Processo de Escolarização na EJA
Autor: Costa, Rosenilda Trindade da 
Primeiro orientador: Guimarães, Maria Tereza Canezin
Primeiro membro da banca: Nepomuceno, Maria de Araújo
Segundo membro da banca: Machado, Maria Margarida
Resumo: O propósito deste trabalho foi investigar os vínculos entre escola, relações sociais de gênero e raça na constituição de jovens negras em processo de escolarização, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Goiânia, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A dissertação de mestrado denominada Jovens negras em processo de escolarização na EJA insere-se na produção da linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás (UCG). Pretendeu-se investigar quem são as jovens negras, quais os mecanismos de inserção na educação escolarizada e os sentidos que atribuem à escola e ao trabalho. Para essa finalidade, foram realizadas pesquisa bibliográfica e de campo. Os instrumentos técnicos utilizados na investigação foram questionário, observação com registro de campo e entrevista realizada com recurso de gravação, com seis jovens do sexo feminino. Os critérios para a escolha das entrevistadas foram: faixa etária entre 15 e 24 anos, ser negra, moradora da Região Leste de Goiânia, estudante da EJA regularmente matriculada. Foram aplicados 47 questionários, e posteriormente realizadas seis entrevistas aprofundadas com as seis jovens alunas negras, considerando os critérios de autodeclaração racial indicada nos questionários. Os dados e as informações obtidas em confronto sistemático com pesquisas e estudos teóricos que têm como temática juventude, gênero e raça, particularmente aqueles com recortes no campo da EJA, possibilitaram apreender aspectos importantes das condições e situações juvenis das jovens negras. Quanto aos resultados, a pesquisa possibilitou perceber a dinâmica sócio-cultural das jovens negras, assim como o significado da escola e o sentido que elas arbuem a esola e a familia, permitiu perceber também algumas questões peculiares à condição feminina, o que revelou que as jovens negras ainda têm pouco acesso à escolarização e, em sua maioria, encontram-se no mercado informal de trabalho, particularmente em atividades domésticas. A escola figura entre as expectativas e preocupações das jovens negras como valor, necessidade, direito ou mesmo como busca de aquisição de autonomia familiar e possibilidade para garantir a sobrevivência.
Abstract: The aim of this work was to investigate the connection between school, gender and race social relations in the constitution of young black girls in the process of schooling in young and adult education in a public school in Goiania. The dissertation named - Young black girls in the process of schooling in young and adult education- is an academic production of a research field of Education, Society and Culture of the post-graduation program of Catolica University of Goias (UCG). This work aimed to investigate young black girls, the mechanisms of insertion in the schooling process and the meanings that they attribute to school and work. For this purpose, it was carried out a bibliographic and field research. The technical instruments used in the investigation were: a questionnaire, observation and recorded interviews with six female young people who aged between 14 to 25 years old, be a Regiao Leste de Goiania ( East Region) resident, be enrolled in young and adult education program and be black. From forty-seven students who answered the questionnaire, six of them, who considered themselves being black, were interviewed. The data and the obtained information as well as researches and theoretical studies in the field of youth, gender and race, specially those focused on young and adult education, provided important aspects regarding the condition and the situation of young black girls. In the results, the research allowed us to realize the socio-cultural dynamics of African girls as well as the significance of the school and the sense that they Arbues the unionists and the family, enabled us also some issues peculiar to the female condition, which showed that young black still have little access to schooling and, mostly, are in the informal labor market, particularly in domestic activities. The school is among the expectations and concerns of young black women as the value, necessity, duty or even search for acquisition of family autonomy and ability to ensure survival.
Palavras-chave: Jovens, educação de jovens e adultos, gênero e raça.
youth, education of young and adults, gender and race.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Costa, Rosenilda Trindade da. Jovens Negras em Processo de Escolarização na EJA. 2009. 124 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4304
Data de defesa: 10-Set-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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