Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4305
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um Estudo do Saber em Enfermagem
Autor: Viana, Vera Maria de Freitas 
Primeiro orientador: Ternes, José
Primeiro membro da banca: Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira
Segundo membro da banca: Domingues, Maria Herminia Marques da Silva
Resumo: Este estudo tem como ponto de partida repensar o caminho percorrido pela Enfermagem como profissão. Buscou aqui compreender a prática profissional do saber, bem como as interferências que se deram na trajetória da enfermagem desde sua origem. Com essa finalidade são abordados os conceitos de saber, saber em enfermagem, bem como a análise da história, da origem da enfermagem e a enfermagem no Brasil. O presente estudo objetivou: contribuir para a educação profissional do enfermeiro, compreender a constituição de um saber específico da Enfermagem na sociedade moderna e conhecer a contribuição do ensino de enfermagem no Brasil, visando a constituição do saber da Enfermagem brasileira. Sendo uma pesquisa teórica, buscou-se a revisão da literatura produzida no Brasil, através dos acervos das bibliotecas e publicações eletrônicas existentes sobre essa temática. Assim, espera-se que este estudo possa também contribuir com novos elementos os quais sejam importantes para repensar a educação do enfermeiro.
Abstract: This study one has a starting point a thougest aboput the way covered for the Nursing as profession. We searched to understand the knowledge professional practice, as well as the interferences that esapenad in the trajectory of the nursing since its origin. With this purpose the knawledage concepts, knowledge in nursing, as well as the analysis of history, nursing, origin and nursing in Brazil are loarded. The aurim of this study was: to contribute for the professional education of the nurse, to understand the constitution of one specific knowledge of the Nursing in the modern society and to know the contribution of theniursing education in Brazil, aiming the constitution of the Brazilian Nursing knowledge. Being a theoretical research, we searched a revision of the literature produced in Brazil, through the quantities of the libraries and electronic publications about this thematic. Thus, we expect that this study can also contribute to new elements, which are important to rethink the education of the nurse.
Palavras-chave: Saber em enfermagem; saber; história da enfermagem; teorias de enfermagem.
Knowledge in nursing; knowledge, history of nursing; theories of nursing.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Viana, Vera Maria de Freitas. Um Estudo do Saber em Enfermagem. 2005. 85 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4305
Data de defesa: 14-Abr-2005
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vera Maria de Freitas Viana.pdfTexto Completo956,8 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.