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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4318
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Performances e Ritualidades no Movimento da Renovação Carismática Católica |
Título(s) alternativo(s): | Performance and Rituals in the Catholic Charismatic Renewal Movement |
Autor: | Faria, Sandra Aparecida |
Primeiro orientador: | Reimer, Haroldo |
Primeiro membro da banca: | Capel, Heloisa Selma Fernandes |
Segundo membro da banca: | Reinato, Eduardo José |
Resumo: | Esta pesquisa tem como intenção abordar a importância das performances e ritualidades no estabelecimento da identidade do movimento da Renovação Carismática Católica. Para isso, evoca o histórico do movimento e sua filiação às raízes neopentecostais, identificando elementos de sua doutrina e estratégias de conversão. Tendo como base uma pesquisa bibliográfica e de observação participante, o trabalho considera os conceitos advindos da antropologia social, que podem ser úteis para leitura dos fundamentos identitários do movimento: os conceitos de etcnocenologia e de performances. Derivado da etnocenografia, a etnocenologia é uma vertente da etnociência que estuda os comportamentos humanos espetaculares organizados, que compreendem práticas artísticas e nãoartísticas, como rituais religiosos. Sob esta perspectiva a etnocenologia estuda atos repetidos que seguem regras estabelecidas, formas sob as quais os indivíduos de uma comunidade podem se identificar. Outro conceito utilizado na pesquisa diz respeito à noção de performance, construção teórico-prática advinda da antropologia e da sociologia, que investiga as ações espetaculares coletivas em suas formas e ritualidades. A noção de performance parte da análise de fenômenos dinâmicos, que ocorrem em processo, envolvendo atores sociais e sua recepção, como movimento coletivo. Partindo-se desses princípios a pesquisa evidenciou os elementos corporais e gestuais, presentes na etnocenologia dos carismas. A utilização de técnicas corporais como o toque, imposição das mãos, associados aos atos de ajoelhar-se e a gestualidade presente nas orações, cantos e danças foram considerados como elementos cênicos fundamentais para a composição da identidade do movimento. Acrescente-se a esta performance dos carismas os aspectos da glossolalia, evocados dos primeiros tempos da Igreja, como concessão especial conferida aos devotos. Depreende-se, da pesquisa realizada que as performances etnocênicas são fundamentais para conferir identidade ao movimento. |
Abstract: | This work addresses the importance of performance and rituals to establish the identity of the Catholic Charismatic Renewal movement. It brings out the history of this movement and its Neo-Pentecostal origins, identifying elements from this movement s doctrine and conversion s strategy. Based on a literature review and participant observation this works considers the concepts from social anthropology, which may be useful for reading the identity basis of the movement: the concepts of etnoscenology and performances. Coming from the etnoscenolographia the etnoscenology is an aspect of the etnoscience that studies the human s behavior well-organized (mixed of artistic practices and non-artistic, like religious rituals). Under this perspective, the etnoscenology studies looping acts that follow rules already established that individuals from a community can identify themselves. Another concept approached in this work relates to the performance s notion (theoretical-practical arising from anthropology and sociology) and researches the collective actions in their rituals. This performance s notion comes from the dynamic phenomena, which occurs as collective movement where social s actors and their reception take part. Based on these principles, this research shows the body and gestural elements that we can see in the charismatic s etnoscenology. The use of body techniques, such as touch, hands laying and kneel, mixed with prays, sings and dances were considered as fundamental scenic s elements to make this identity movement. Adding to this performance aspects of glossolalia (brought out from the early Church) as special concession given to devotees. It appears, from the research made, that the etnoscenics performances are fundamental to give identity to the movement. |
Palavras-chave: | performances, rituais, renovação carismática católica. performances, rituals, catholic charismatic renewal. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História |
Citação: | Faria, Sandra Aparecida. Performances e Ritualidades no Movimento da Renovação Carismática Católica. 2012. 89 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Restrito |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4318 |
Data de defesa: | 20-Mar-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História |
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