???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4333
Tipo do documento: Dissertação
Título: Morte e Transfiguração na Poesia de Afonso Felix de Sousa
Autor: Soares, José Carlos Barbosa 
Primeiro orientador: Sousa, Heleno Godói de
Primeiro membro da banca: Yokozawa, Solange Fiuza Cardoso
Segundo membro da banca: Santos, Goiamérico Felício Carneiro dos
Resumo: Esta dissertação é um estudo do tema “Morte e da Transfiguração” como elemento constitutivo da poesia e da evolução poética de Afonso Felix de Sousa. Tomando como ponto inicial da análise a história das relações do homem com a idéia (física, teológica e filosófica) da morte, e necessários conceitos básicos de história, teoria e crítica literá-rias, a dissertação buscou mostrar como o poeta goiano tratou o tema da morte ao longo de sua produção poética: em primeiro lugar, como temática recorrente na vida de um homem ligado ao mundo físico e secular (como fim da vida somente); em segundo lugar, como aceitação de sua inevitabilidade (como uma reflexão sobre o significado da existência humana), isto é, como passagem do mundo físico e secular para o mundo espiritual, como uma necessária renovação cíclica da vida; em terceiro lugar, como um renascimento, como o caminho para o abandono do mundo físico e secular e a conseqüente transcendência para o mundo espiritual (como a busca pela redenção). A dissertação buscou mostrar, também, como suporte parcial para sua análise da poesia de Afonso Felix de Sousa, como alguns aspectos relevantes da vida pessoal do poeta influíram na construção de sua trajetória poética rumo à transcendência.
Abstract: This thesis is the study of the theme “Death and Transfiguration as a constitutive element of Afonso Felix de Sousa’s poetry and poetic evolution. Taking as its starting point the history of man’s relationship with the idea (physical, theological and philosophical) of death, as well as necessary basic concepts from literary history, theory, and criticism, this thesis tried to show how the goiano poet throughout his poetical production dealt with the theme of death: first, as a recurrent theme in the life of a man attached to the physical and secular world (as the end of life only); second, as the acceptance of death’s inevitability (as a reflection on the meaning of human existence), that is, as a passage from the physical secular world to the spiritualized world, as a necessary cyclical renovation of life; third, as a necessary rebirth, the way to abandon the physical and secular world and the subsequente transcendence into a spiritualized world (as a search for redemption). As partial basis for the analysis of Afonso Felix de Sousa’s poetry the thesis also tried to show how some relevant aspects of the poet’s personal life influenced the construction of his poetical development into transcendence.
Palavras-chave: Poesia, Morte, Transfiguração
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
Citação: Soares, José Carlos Barbosa. Morte e Transfiguração na Poesia de Afonso Felix de Sousa. 2008. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4333
Data de defesa: 15-Dec-2008
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Carlos Barbosa Soares.pdfTexto Completo542,2 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.