Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4339
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Efeito dos Procedimentos de Estimulação Suplementar e Esvanecimento na Aquisição de Repertório Matemático |
Autor: | Paulo, Yara Lima de |
Primeiro orientador: | Simonassi, Lorismario Ernesto |
Primeiro membro da banca: | Marcon, Roberta Maia |
Segundo membro da banca: | Duarte, Angela Maria Menezes |
Resumo: | O número de estudos sobre desempenho escolar em matemática é escasso no Brasil apesar da quantidade de escolares com histórico de fracasso nesta disciplina. O presente estudo teve como objetivo estudar o efeito de procedimentos operantes como o uso de estimulação suplementar e esvanecimento na aquisição e manutenção do repertório matemático. Três alunos de ensino fundamental com histórico de fracasso escolar na disciplina de matemática foram expostos a condições de Pré Teste, Intervenção, Pós Teste 1, Intervenção e Pós Teste 2. O treino consistiu de adicionar estímulos verbais vocais ou textuais aos exercícios propostos e programar a retirada dos mesmos gradualmente até o responder independente ocorrer. Todos os participantes apresentaram aumento do repertório de resolução de problemas matemáticos. Conclui-se que os procedimentos adotados são eficientes para o ensino de novas habilidades de repertório matemático. Resumo: O número de estudos sobre desempenho escolar em matemática é escasso no Brasil apesar da quantidade de escolares com histórico de fracasso nesta disciplina. O presente estudo teve como objetivo estudar o efeito de procedimentos operantes como o uso de estimulação suplementar e esvanecimento na aquisição e manutenção do repertório matemático. Três alunos de ensino fundamental com histórico de fracasso escolar na disciplina de matemática foram expostos a condições de Pré Teste, Intervenção, Pós Teste 1, Intervenção e Pós Teste 2. O treino consistiu de adicionar estímulos verbais vocais ou textuais aos exercícios propostos e programar a retirada dos mesmos gradualmente até o responder independente ocorrer. Todos os participantes apresentaram aumento do repertório de resolução de problemas matemáticos. Conclui-se que os procedimentos adotados são eficientes para o ensino de novas habilidades de repertório matemático |
Abstract: | The number of studies on Math performance is scarce in Brazil, despite the number of students who have failed this subject. The current study had the goal to study the effect of operant procedures such as the use of supplementary stimulus and Fading in the acquisition and maintenance of Math repertoire. Three middle-school pupils, with a history of failing in Math, were exposed to conditions of Pre-Test, Intervention, Post-test, Intervention and PostTest 2. The training was conducted by adding verbal or textual supplementary stimuli to the proposed exercises followed by their gradual withdrawal until the independent response occurred. All participants showed an increase in their repertoire of solving math problems. Therefore, the adopted procedures were efficient in teaching new skills of Math repertoire |
Palavras-chave: | Análise do Comportamento Aplicada, Fading, estimulação suplementar, repertório matemático; fracasso escolar. vi Applied Behavior Analysis, Fading, supplementary stimulus, math repertoire, low academic performace |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
Citação: | Paulo, Yara Lima de. Efeito dos Procedimentos de Estimulação Suplementar e Esvanecimento na Aquisição de Repertório Matemático. 2019. 55 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4339 |
Data de defesa: | 22-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Yara Lima de Paulo.pdf | Texto Completo | 1,15 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.