Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4339
Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito dos Procedimentos de Estimulação Suplementar e Esvanecimento na Aquisição de Repertório Matemático
Autor: Paulo, Yara Lima de 
Primeiro orientador: Simonassi, Lorismario Ernesto
Primeiro membro da banca: Marcon, Roberta Maia
Segundo membro da banca: Duarte, Angela Maria Menezes
Resumo: O número de estudos sobre desempenho escolar em matemática é escasso no Brasil apesar da quantidade de escolares com histórico de fracasso nesta disciplina. O presente estudo teve como objetivo estudar o efeito de procedimentos operantes como o uso de estimulação suplementar e esvanecimento na aquisição e manutenção do repertório matemático. Três alunos de ensino fundamental com histórico de fracasso escolar na disciplina de matemática foram expostos a condições de Pré Teste, Intervenção, Pós Teste 1, Intervenção e Pós Teste 2. O treino consistiu de adicionar estímulos verbais vocais ou textuais aos exercícios propostos e programar a retirada dos mesmos gradualmente até o responder independente ocorrer. Todos os participantes apresentaram aumento do repertório de resolução de problemas matemáticos. Conclui-se que os procedimentos adotados são eficientes para o ensino de novas habilidades de repertório matemático. Resumo: O número de estudos sobre desempenho escolar em matemática é escasso no Brasil apesar da quantidade de escolares com histórico de fracasso nesta disciplina. O presente estudo teve como objetivo estudar o efeito de procedimentos operantes como o uso de estimulação suplementar e esvanecimento na aquisição e manutenção do repertório matemático. Três alunos de ensino fundamental com histórico de fracasso escolar na disciplina de matemática foram expostos a condições de Pré Teste, Intervenção, Pós Teste 1, Intervenção e Pós Teste 2. O treino consistiu de adicionar estímulos verbais vocais ou textuais aos exercícios propostos e programar a retirada dos mesmos gradualmente até o responder independente ocorrer. Todos os participantes apresentaram aumento do repertório de resolução de problemas matemáticos. Conclui-se que os procedimentos adotados são eficientes para o ensino de novas habilidades de repertório matemático
Abstract: The number of studies on Math performance is scarce in Brazil, despite the number of students who have failed this subject. The current study had the goal to study the effect of operant procedures such as the use of supplementary stimulus and Fading in the acquisition and maintenance of Math repertoire. Three middle-school pupils, with a history of failing in Math, were exposed to conditions of Pre-Test, Intervention, Post-test, Intervention and PostTest 2. The training was conducted by adding verbal or textual supplementary stimuli to the proposed exercises followed by their gradual withdrawal until the independent response occurred. All participants showed an increase in their repertoire of solving math problems. Therefore, the adopted procedures were efficient in teaching new skills of Math repertoire
Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada, Fading, estimulação suplementar, repertório matemático; fracasso escolar.
vi Applied Behavior Analysis, Fading, supplementary stimulus, math repertoire, low academic performace
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Paulo, Yara Lima de. Efeito dos Procedimentos de Estimulação Suplementar e Esvanecimento na Aquisição de Repertório Matemático. 2019. 55 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4339
Data de defesa: 22-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yara Lima de Paulo.pdfTexto Completo1,15 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.