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Tipo do documento: Dissertação
Título: Efeito de Instruções e de Monitoramento sobre as Escolhas Alimentares em Crianças com IMC Normal e Acima do Normal
Autor: Melo Junior, Ivaldo Ferreira de 
Primeiro orientador: Neves, Sônia Maria Mello
Primeiro membro da banca: Heck, Elisa Tavares Sanabio
Segundo membro da banca: Simonassi, Lorismario Ernesto
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo observar o efeito de variáveis sociais verbais e variáveis sociais não-verbais sobre o comportamento de escolha alimentar em crianças com Índice de Massa Corporal (IMC) normal e acima do normal. Participaram deste estudo seis crianças, alunas de uma escola da rede municipal de Goiânia, com idade de 7 a 10 anos, das quais três tinham IMC ormal e três estavam com IMC acima do normal. Os participantes foram submetidos a todas as fases experimentais: Linha de Base 1 com e sem monitoramento; Instrução sem consequência com e sem monitoramento; Linha de Base 2 com e sem monitoramento; Instrução com consequência com e sem monitoramento; e Linha de Base 3 com e sem monitoramento. A partir dos dados, observou-se que instruções que especificam apenas a resposta a ser emitida, tem maior probabilidade de serem seguidas por participantes com IMC normal (independente do monitoramento) e que instruções que descrevem o comportamento e suas consequências podem alterar a escolha de alimentos em participantes com IMC normal e acima do normal, isso também independente do monitoramento feito. Além disso, instruções que descrevem respostas e suas consequências podem alterar o tempo de consumo de alimentos, tanto em condição de monitoramento, quanto em condições sem monitoramento. Para estudos futuros, sugere-se a investigação do papel das instruções no tempo de consumo e quando houver delineamento de pesquisa aplicada, considerar os resultados do presente estudo em avaliações com crianças acima do peso normal
Abstract: The present study aims to observe the effect of verbal social variables and nonverbal social variables on dietary choice behaviour in children with normal and above normal body mass index (BMI). Six children, students from a school in Goiânia, Brazil, aged seven to ten years, of whom three had normal BMI and three had a BMI above normal, participated in this study. Participants were submitted to all the experimental phases: Baseline one with and without monitoring; instruction without consequence with and without monitoring; Baseline two with and without monitoring; instruction with consequences with and without monitoring; and Baseline three with and without monitoring. From the data, it was observed that instructions specifying only the response to be emitted are more likely to be followed by participants with normal BMI (independent of monitoring) and that instructions describing the behavior and its consequences may change the choice in participants with normal and above normal BMI, this also independent of the monitoring done. In addition, instructions describing responses and their consequences can change the time of food consumption, both in monitoring condition and in unmonitored conditions. For future studies, it is suggested to investigate the role of instructions in the time of consumption and the design of applied research that considers the findings of the present study in evaluations with children above normal weight
Palavras-chave: comportamento alimentar, regras, monitoramento, análise do comportamento.
food behavior, rules, monitoring, behavior analysis.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Melo Junior, Ivaldo Ferreira de. Efeito de Instruções e de Monitoramento sobre as Escolhas Alimentares em Crianças com IMC Normal e Acima do Normal. 2019. 74 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4345
Data de defesa: 15-Mar-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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