Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4357
Tipo do documento: Dissertação
Título: A intervenção do exame da ordem na formação do advogado
Título(s) alternativo(s): The intervention of the examination of the order in the formation of the lawyer
Autor: Queiroz, Marta Helena Mendes de 
Primeiro orientador: Silva, Débora Cristina dos Santos e
Primeiro membro da banca: Ternes, José
Segundo membro da banca: Pereira , Ariovaldo Lopes
Terceiro membro da banca: Lima, Maria de Fátima Gonçalves
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral mostrar, através do resultado do questionário aplicado a alunos do Curso de Direito, a relação discurso/poder no espaço jurídico, associado com a educação e as implicações do ‘Exame’ da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e exame (FOUCAULT, 2002) como modo de saber na formação acadêmica e profissional do Advogado. Inicialmente, foi realizada uma abordagem crítica de Michel Foucault, fazendo um entrecruzamento com a abordagem da educação filosófica no Curso de Direito. Também, observou-se o discurso dos alunos na constituição dos saberes implicados na formação do sujeito, com vistas à preparação do processo de formação desse curso para a profissão de Advogado, no contexto de projeto pedagógico (na carga horária e nas disciplinas, na bibliografia, na constituição das suas bibliotecas, no conteúdo, nas avaliações, nos estágios, no trabalho monográfico, no quadro de professores, mais específico do ‘Exame’ de Ordem). Avaliou-se, portanto, o sistema de formação, interpretação e análise dos processos educacionais, ao final da graduação (2010), revelando as dificuldades no ensino-aprendizagem pelos discentes nos aspectos envolvidos no seu próprio discurso sobre o ‘Exame’ da OAB. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em um Curso de Direito em Goiás, por meio de questões fechadas e abertas, numa pesquisa de campo, com alunos do quinto ano, sob o enfoque da Arqueologia do Discurso, associando-a ao discurso educacional/jurídico, com o intuito de possibilitar uma visão do problema em questão. A partir das concepções foucaultianas, analisou-se, neste trabalho, a ideia de arquivo como condição de possibilidade de discurso arqueológico; a teoria do discurso e/ou método de análise do arquivo (categorias e conceitos); reflexões sobre o ‘Exame’ de Ordem dos Advogados do Brasil e a formação do advogado. Almeja-se que esta pesquisa possa contribuir para a compreensão de temas que despertem interesse no campo da Arqueologia do Discurso, vinculado à prática educacional e jurídica
Abstract: This study aims to show the general, from the results of the questionnaire students of law, the relationship discourse / power in the legal space, coupled with education and the implications of the 'Examination' of the Bar Association of Brazil (OAB) and examination (Foucault, 2002) as a way of knowing in academic and professional lawyer. Initially, we performed a critical approach of Michel Foucault, making a crossover with the philosophical approach to education in law school. Also, there was the speech of students in the constitution of knowledge involved in the formation of the subject, with a view to preparing the process of formation of this course for the legal profession in the context of pedagogical project (in hours and disciplines, in the bibliography in the constitution of their libraries, content, evaluations, in stages, in the monograph, in teachers, more specific than 'Examination' of the Order). We evaluated therefore the system of training, interpretation and analysis of educational processes, the end of the course (2010), revealing the difficulties in teaching and learning by students in the aspects involved in their own discourse on the 'Examination' of OAB. To this end, there was a case study in a Law Course in Goias, through open and closed questions, a field study with fifth graders, with a focus on Archaeology of Speech, associating it with a speech educational / legal, in order to allow a view of the problem in question. From Foucault's ideas, we analyzed in this work, the idea of file as a condition of possibility of archaeological discourse, the discourse theory and / or method of analysis of the file (categories and concepts), reflections on the 'Review' of Order of Lawyers of Brazil and the formation of a lawyer. One hopes that this research can contribute to the understanding of issues that arouse interest in the field of Archaeology Discourse linked to educational preactice and legal
Palavras-chave: Formação do Advogado. ‘Exame’ de Ordem dos Advogados do Brasil. Discurso educacional. Discurso jurídico. Arquivo
Formation of the Advocate. 'Examination' of the Bar Association of Brazil. Educational discourse. Legal discourse. File
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Queiroz, Marta Helena Mendes de. A intervenção do exame da ordem na formação do advogado. 2011. 101 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4357
Data de defesa: 31-Mar-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marta Helena Mendes de Queiroz.pdf398,79 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.