Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4368
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pensamento, linguagem e comunicação na aprendizagem de surdos
Título(s) alternativo(s): Thought, language and communication in deaf learning
Autor: Brito, Kelly Francisca Da Silva 
Primeiro orientador: Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
Primeiro membro da banca: Lemes, Lila Maria Spadoni
Segundo membro da banca: Gomes, Selma Regina
Resumo: Esta pesquisa está vinculada à Linha de ‘Teorias da Educação e Processos Pedagógicos’ e objetivou entender quais fatores influenciam a aprendizagem dos surdos. Teve como problema de pesquisa por que os alunos surdos perpassam toda a escolarização e saem sem aprender a Língua Portuguesa, uma vez que ele aprende como qualquer pessoa e seu cognitivo não é afetado pela surdez. Foi utilizado como aporte teórico autores da psicologia, linguística e educação; com fundamentação teórica na Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, para entender o que influencia no processo de aprendizagem do surdo. Foi realizado um estudo teórico e depois uma pesquisa do tipo exploratória. O campo de aplicação da pesquisa foi o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizada em Goiânia-GO. A pesquisa foi realizada com sete sujeitos surdos de ambos os sexos, sendo que dois do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Na pesquisa foram aplicadas dez avaliações da aprendizagem de acordo com o modelo pedagógico da professora Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (1998), que consistiram em dez etapas. Os resultados mostraram que falta a esse sujeito oportunidades; a primeira relação com o mundo que é a sua formação identitária não é formada e não é dado ao surdo a oportunidade tanto por parte da família quanto por parte da escola. Todos os alunos pesquisados têm raciocínio lógico, atenção e observação, e suas funções cognitivas superiores estão intactas - demonstrando inteligência, e utilizaram as suas próprias estratégias para apreender. Utilizaram um raciocínio sintético, buscaram os fatos de forma mais geral e global – estando em sintonia com o mundo que os cerca. Outro fato importante foi à busca pelo auxilio durante a aprendizagem, evidenciaram que quando querem aprender buscam ajuda, utilizam todas as formas de comunicação e que é imposto a eles um modelo que todos têm que se adaptar, e que o mesmo é desconsiderado como um sujeito surdo nesse processo. Os dados também trouxeram que a Libras auxilia esse surdo no seu desenvolvimento, que muitos à usam nos momentos que não conseguem explicitar na língua escrita e que a presença do intérprete auxilia muito o processo de aprendizagem, mas somente o intérprete não garante a aprendizagem do surdo. Vemos que ainda existe na educação o modelo assistencialista em relação ao surdo e com isso o mesmo é prejudicado no processo de ensino aprendizagem. Ainda em relação aos conteúdos, pode-se perceber que os surdos, como não desenvolvem em alguns conteúdos das séries iniciais, quando vão mudando de série essa dificuldade só aumenta, pois, para eles saberem o conteúdo mais complexo tem que entender o conteúdo de maneira mais simples e isso muitas vezes vai aumentando a dificuldade em entender o conteúdo escolar
Abstract: This inquiry is linked to the 'Education Theories and Pedagogical Processes' Line and aimed to understand which factors influence deaf learning. It had as research problem why deaf students go through all schooling and without learning the Portuguese language, since he learns how anyone and his knowledge is not affected by deafness It was used as theoretical support authors of psychology, linguistics and education; with theoretical foundation in Vygotsky's Historical-Cultural Theory, to understand what influences the deaf learning process. A theoretical study was carried out and then an exploratory research. The field of application of the research was the Training Center for Education and Care Professionals for People with Deafness (CAS), located in Goiânia-GO. The research was conducted with seven deaf subjects of both sexes, two female and five male. In the research, ten learning assessments were applied according to the pedagogical model of teacher Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (1998), which consisted of ten stages. The results showed that this subject lacks opportunities; The first relationship with the world that is its identity formation is not formed and is not given the opportunity either by the family or by the school. All students surveyed have logical reasoning, attention and observation, and their superior cognitive functions are intact - demonstrating intelligence, and they used their own strategies to grasp. They used synthetic reasoning, sought the facts more generally and globally - in tune with the world around them. Another important fact was the search for help during learning, evidenced that when they want to learn they seek help, they use all forms of communication and that they are imposed a model that everyone has to adapt, and that it is disregarded as a subject. deaf in this process. The data also showed that Libras helps this deaf in its development, which many use it at times that cannot explain in the written language and that the presence of the interpreter greatly helps the learning process, but only it does not guarantee the learning of the deaf. We see that there is still in education the welfare model in relation to the deaf and with it is harmed in the process of teaching learning. Still in relation to the contents, it can be noticed that the deaf, as they do not develop in some contents of the initial series, when they change series, this difficulty only increases, because for them to know the most complex content you have to understand the content in a way. simpler and this often increases the difficulty in understanding school content
Palavras-chave: Aprendizagem. Linguagem. Comunicação. Surdo
Learning. Language. Communication. Deaf
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Brito, Kelly Francisca Da Silva. Pensamento, linguagem e comunicação na aprendizagem de surdos. 2019. 152 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4368
Data de defesa: 12-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelly Francisca da Silva Brito.pdf5,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.