Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4368
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Kelly Francisca Da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7596105030140779eng
dc.contributor.advisor1Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021eng
dc.contributor.referee1Lemes, Lila Maria Spadoni-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1490734770061584 ID Lattes: 1490734770061584eng
dc.contributor.referee2Gomes, Selma Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0622871659133250eng
dc.date.accessioned2019-10-02T18:10:38Z-
dc.date.issued2019-09-12-
dc.identifier.citationBrito, Kelly Francisca Da Silva. Pensamento, linguagem e comunicação na aprendizagem de surdos. 2019. 152 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4368-
dc.description.resumoEsta pesquisa está vinculada à Linha de ‘Teorias da Educação e Processos Pedagógicos’ e objetivou entender quais fatores influenciam a aprendizagem dos surdos. Teve como problema de pesquisa por que os alunos surdos perpassam toda a escolarização e saem sem aprender a Língua Portuguesa, uma vez que ele aprende como qualquer pessoa e seu cognitivo não é afetado pela surdez. Foi utilizado como aporte teórico autores da psicologia, linguística e educação; com fundamentação teórica na Teoria Histórico-cultural de Vygotsky, para entender o que influencia no processo de aprendizagem do surdo. Foi realizado um estudo teórico e depois uma pesquisa do tipo exploratória. O campo de aplicação da pesquisa foi o Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), localizada em Goiânia-GO. A pesquisa foi realizada com sete sujeitos surdos de ambos os sexos, sendo que dois do sexo feminino e cinco do sexo masculino. Na pesquisa foram aplicadas dez avaliações da aprendizagem de acordo com o modelo pedagógico da professora Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (1998), que consistiram em dez etapas. Os resultados mostraram que falta a esse sujeito oportunidades; a primeira relação com o mundo que é a sua formação identitária não é formada e não é dado ao surdo a oportunidade tanto por parte da família quanto por parte da escola. Todos os alunos pesquisados têm raciocínio lógico, atenção e observação, e suas funções cognitivas superiores estão intactas - demonstrando inteligência, e utilizaram as suas próprias estratégias para apreender. Utilizaram um raciocínio sintético, buscaram os fatos de forma mais geral e global – estando em sintonia com o mundo que os cerca. Outro fato importante foi à busca pelo auxilio durante a aprendizagem, evidenciaram que quando querem aprender buscam ajuda, utilizam todas as formas de comunicação e que é imposto a eles um modelo que todos têm que se adaptar, e que o mesmo é desconsiderado como um sujeito surdo nesse processo. Os dados também trouxeram que a Libras auxilia esse surdo no seu desenvolvimento, que muitos à usam nos momentos que não conseguem explicitar na língua escrita e que a presença do intérprete auxilia muito o processo de aprendizagem, mas somente o intérprete não garante a aprendizagem do surdo. Vemos que ainda existe na educação o modelo assistencialista em relação ao surdo e com isso o mesmo é prejudicado no processo de ensino aprendizagem. Ainda em relação aos conteúdos, pode-se perceber que os surdos, como não desenvolvem em alguns conteúdos das séries iniciais, quando vão mudando de série essa dificuldade só aumenta, pois, para eles saberem o conteúdo mais complexo tem que entender o conteúdo de maneira mais simples e isso muitas vezes vai aumentando a dificuldade em entender o conteúdo escolareng
dc.description.abstractThis inquiry is linked to the 'Education Theories and Pedagogical Processes' Line and aimed to understand which factors influence deaf learning. It had as research problem why deaf students go through all schooling and without learning the Portuguese language, since he learns how anyone and his knowledge is not affected by deafness It was used as theoretical support authors of psychology, linguistics and education; with theoretical foundation in Vygotsky's Historical-Cultural Theory, to understand what influences the deaf learning process. A theoretical study was carried out and then an exploratory research. The field of application of the research was the Training Center for Education and Care Professionals for People with Deafness (CAS), located in Goiânia-GO. The research was conducted with seven deaf subjects of both sexes, two female and five male. In the research, ten learning assessments were applied according to the pedagogical model of teacher Elianda Figueiredo Arantes Tiballi (1998), which consisted of ten stages. The results showed that this subject lacks opportunities; The first relationship with the world that is its identity formation is not formed and is not given the opportunity either by the family or by the school. All students surveyed have logical reasoning, attention and observation, and their superior cognitive functions are intact - demonstrating intelligence, and they used their own strategies to grasp. They used synthetic reasoning, sought the facts more generally and globally - in tune with the world around them. Another important fact was the search for help during learning, evidenced that when they want to learn they seek help, they use all forms of communication and that they are imposed a model that everyone has to adapt, and that it is disregarded as a subject. deaf in this process. The data also showed that Libras helps this deaf in its development, which many use it at times that cannot explain in the written language and that the presence of the interpreter greatly helps the learning process, but only it does not guarantee the learning of the deaf. We see that there is still in education the welfare model in relation to the deaf and with it is harmed in the process of teaching learning. Still in relation to the contents, it can be noticed that the deaf, as they do not develop in some contents of the initial series, when they change series, this difficulty only increases, because for them to know the most complex content you have to understand the content in a way. simpler and this often increases the difficulty in understanding school contenteng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-10-02T18:10:37Z No. of bitstreams: 1 Kelly Francisca da Silva Brito.pdf: 5830365 bytes, checksum: a16efbd6407af5a4618787130d31d0ba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-02T18:10:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kelly Francisca da Silva Brito.pdf: 5830365 bytes, checksum: a16efbd6407af5a4618787130d31d0ba (MD5) Previous issue date: 2019-09-12eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13914/Kelly%20Francisca%20da%20Silva%20Brito.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAprendizagem. Linguagem. Comunicação. Surdopor
dc.subjectLearning. Language. Communication. Deafeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titlePensamento, linguagem e comunicação na aprendizagem de surdoseng
dc.title.alternativeThought, language and communication in deaf learningeng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Kelly Francisca da Silva Brito.pdf5,69 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.