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Tipo do documento: Tese
Título: Antecedentes de engajamento de professores da educação básica
Título(s) alternativo(s): Background of Basic Education Teacher Engagement
Autor: Martins, Elisabeth Lemes de Sousa 
Primeiro orientador: Mendonça, Helenides
Primeiro membro da banca: Coelho, Cristiano
Segundo membro da banca: Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
Terceiro membro da banca: Silva, André Vasconcelos da
Quarto membro da banca: Resende, Ana Crisitina
Quinto membro da banca: Faria, Margareth Regina Gomes Verissimo de
Resumo: No contexto da educação básica da modernidade, caracterizado por complexidades sociais, culturais e políticas, é importante que os professores tenham engajamento no traballho, demonstrando vigor, dedicação e concentração em suas práticas pedagógicas, consequentemente contribuam na qualidade da aprendizagem dos alunos. Não obstante, os professores, diante das pressões psicológicas do ambiente de trabalho, comprometem o seu engajamento, consequentemente perdem suas inspirações, prazer e satisfação nas tarefas, como também, diminuem suas capacidades de atenção e foco nos processos de ensinoaprendizagem. Entretanto, se houver percepção de justiça, com características de pertencimento nas distribuições de tarefas e responsabilidades, onde os trabalhadores reconhecem e colaboram nos processos organizacionais e percebem relacionamentos interpessoais positivos, pode-se garantir níveis mais elevados de engajamento. Logo, é que o modelo Demandas e Recursos do trabalho (RDT, Job Demands-Resources, JD-R) e a teoria da Justiça Organizacional (Percepção de Justiça) são as bases teóricas que podem contribuir em pesquisas e discussões sobre os antecedentes de engajamento. Assim, o objetivo principal consistiu na análise de partes do modelo RDT, que integra as demandas de trabalho (operacionalizadas pela carga psicológica) e recursos de trabalho (operacionalizados por percepção de justiça) como antecedentes que podem influenciar no engajamento docente. Para atender este objetivo, cinco estudos foram desenvolvidos: o primeiro estudo consistiu em uma revisão sistemática dos antecedentes de engajamento de professores da educação básica na última década, que evidenciou, na maioria dos achados, que a carga de trabalho, como efeito direto, compromete o engajamento, mas com efeito indireto, mediado ou moderado por recursos do trabalho pode permanecer ou elevar os aspectos destes construto. O segundo estudo levantou evidências de validade da Escala de Engajamento de 09 itens, (Vazquez, 2015) por meio de análises de estrutura interna, de variância das médias entre 8 grupos de gênero e função no trabalho (chefia e regência) e de relações com variáveis convergentes. Para tais perspectivas, analisou e percebeu um bom ajuste na amostra com 528 professores da Educação Básica Pública de Goiás. O terceiro estudo reportou a novas evidências de validade da escala de Percepção de Justiça Organizacional (PJO), que ajustou de maneira adequada na amostra destes mesmos professsores. O quarto estudo analisou as diferenças entre os níveis de engajamento em três séries temporais, com 133 professores, relativamente às pressões exercidas em momentos de avaliações externas. Confirmou que o contexto influencia os estados de engajamento docente. O quinto estudo investigou a tripla mediação da justiça distributiva, processual e interacional entre as relações de carga psicológica e engajamento na amostra de 528 professores. Concluiu-se que a percepção de justiça se constitui como recurso organizacional que atenua os aspectos negativos entre carga psicológica e engajamento
Abstract: In the context of the basic education of modernity, characterized by social, cultural and political complexities, it’s important that teachers engage in work, demonstrating vigor, dedication and concentration in their pedagogical practices, consequently contributing to the quality of student learning. Nonetheless, teachers, in the face of the psychological pressures of the work environment, compromise their engagement, consequently lose their inspirations, pleasure and satisfaction in the tasks, as well as diminish their attention and focus capacities in the teaching-learning processes. However, if there is a perception of justice, showing characteristics of belonging in the distribution of tasks and responsibilities, where workers recognize and collaborate in organizational processes and perceive positive interpersonal relationships, one can guarantee higher levels of engagement. Therefore, the Job Demands and Resources (JDR) model and the Organizational Justice (Perception of Justice) theory are the theoretical bases that can contribute to research and discussions about the antecedents of engagement. Thus, the main objective was to analyze parts of the JDR model, which integrates the work demands (operationalized by the psychological load) and work resources (operationalized by perception of justice) as antecedents that can influence the teacher engagement. To achieve this goal, five studies were developed: the first study consisted of a systematic review of the antecedents of basic education teachers' engagement in the last decade, which showed, in most of the findings, that the workload, as a direct effect, the engagement, but with indirect, mediated or moderate effect by labor resources can remain or elevate the aspects of these construct. The second study provided evidence of the validity of the 09-item Engagement Scale (Vazquez, 2015) through analysis of internal structure, variance of means between groups of gender and work function (boss and regency) and relations with variables converging. The third study reported new evidence on the validity of the Organizational Justice Perception scale (PJO), which adjusted adequately in the sample of 10 these students. professors. The fourth study analyzed the differences between levels of engagement in three time series, with 133 teachers, regarding the pressures exerted at times of external evaluations. He confirmed that the context influences the states of teacher engagement. The fifth study investigated the threefold mediation of distributive, procedural, and interactional justice between the relationships of psychological load and engagement in the sample of 528 teachers. It was concluded that the perception of justice constitutes an organizational resource that attenuates the negative aspects between psychological load and engagement
Palavras-chave: Carga psicológica, Percepção de justiça, Engajamento, Professores, Educação básica
Psychological load, Perception of justice, Engagement, Teachers, Basic education
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
Citação: Martins, Elisabeth Lemes de Sousa. Antecedentes de engajamento de professores da educação básica. 2019. 150 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4371
Data de defesa: 26-Mar-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Psicologia

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