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Tipo do documento: Tese
Título: Trilhas profissionais dos egressos do programa da Universidade Estadual de Goiás - licenciatura plena parcelada: educação física
Título(s) alternativo(s): Professional trails of graduates of the State University of Goiás program - full degree in installments: physical education
Autor: Resende, Leonardo Ângelo Stacciarini de 
Primeiro orientador: Baldino, José Maria
Primeiro membro da banca: Silva, Iranse Oliveira
Segundo membro da banca: Viana Neto, Alcyr Alves Viana Neto
Terceiro membro da banca: Cavalcante, Cláudia Valente
Quarto membro da banca: Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
Resumo: Esta Tese está inserida no Diretório de Pesquisa CNPq – PUC – Goiás Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais e na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Esta investigação bibliográfica permite problematizar a temática da Política de Formação de Professores para a Educação Básica, determinada como obrigatória pela LDBen nº 9.394 de 1996, especialmente na sua experiência parcelada, como forma de torná-la possível de realização, tanto para os Professores que não tinham a certificação universitária, como para jovens que a viam como condizentes para não lhe impedir o ingresso na modalidade para sua formação ou manutenção no trabalho. Dentre as várias carreiras das licenciaturas implementadas pela Universidade Estadual de Goiás – UEG, por meio de um Programa intitulado ―Universidade para os Trabalhadores da Educação‖, definiu-se como foco a área de Educação Física com olhos para as trilhas profissionais de seus Egressos Licenciados. Para a construção do objeto de pesquisa foram definidas as seguintes questões orientadoras: a) - identificar as trilhas profissionais dos egressos, a sua atuação corresponde ao campo da Licenciatura?; b) - o capital cultural institucionalizado pela certificação do diploma trouxe-lhes distinção cultural e social? Optou-se por uma metodologia qualitativa assentada na análise de conteúdo. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, teórico-bibliográfica-empírica, baseada na formação profissional, sustentada por teóricos da Educação Física tais como MEDINA (2006), que nos ensina sobre as concepções e as novas perspectivas da educação física; CASTELLANI FILHO (2002), que nos direciona sobre a educação física e a regulamentação da profissão; DAÓLIO (2004, 2007), que demonstra a importância da cultura corporal e da educação física plural, TARDIF (2000), que nos alicerça sobre a formação profissional, e alicerçada na perspectiva da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu (1992, 2004). O corpus teórico abriga aportes teórico-conceituais e o corpus empírico foi assim construído: a) - Documentos normativos oficiais; b) - Revisão teórico-bibliográfica de teses que abordaram a temática nos últimos 20 anos, especificamente as dedicadas à experiência goiana; c) - Mapeamento estatístico da área de educação física nesta modalidade de formação de 05 Polos de realização de Turmas, para traçar as trajetórias de formação universitária parcelada e atuação profissional como egresso. Procurou-se trazer as trilhas profissionais dos Egressos, da modalidade LPP/EF, moldadas na perspectiva de formação aligeirada e na oportunização de trabalho no campo da Educação Física. Dentre os 53 Egressos/sujeitos da pesquisa, de um montante de cerca de 480 contatos feitos, as revelações dos quadros finais são: a) a faixa etária da maioria dos alunos era de 17 a 24 anos, quando do ingresso no curso; b) Durante o curso e após a diplomação 58% dos Egressos estão no grande campo da Educação Física Escolar e Não escolar; e destes, apenas 06 Egressos segundo suas trilhas profissionais permanecem em atividades integrantes da educação física escolar. Constatou-se também pelas trilhas profissionais que 13 Egressos estão atualmente fora do campo da educação física e sem nenhuma relação direta com a Licenciatura em Educação Física. O conhecimento e o aumento das possibilidades de trabalho estão entre os maiores ganhos possibilitados por esta formação universitária.
Abstract: This Thesis is inserted in the CNPq - PUC - Goiás Research Directory Education, History, Memory and Cultures in different social spaces and in the Education, Society and Culture Research Line. This bibliographic investigation allows to problematize the theme of the Teacher Education Policy for Basic Education, determined as obligatory by LDBen nº 9.394 of 1996, especially in its split experience, as a way to make it possible for teachers who do not They had the university certification, as for young people who saw it as suitable to not prevent them from entering the modality for their training or maintenance at work. Among the various careers of undergraduate programs implemented by the State University of Goiás - UEG, through a program entitled ―University for Education Workers‖, the focus was the area of Physical Education with eyes to the professional paths of its graduates. Graduates. For the construction of the research object the following guiding questions were defined: a) - identify the professional paths of the graduates, their performance corresponds to the field of Bachelor Degree ?; b) Did the cultural capital institutionalized by the diploma certification bring them cultural and social distinction? We opted for a qualitative methodology based on content analysis. Methodologically it is an exploratory research, qualitative, theoretical-bibliographicempirical, based on professional training, supported by physical education theorists such as MEDINA (2006), which teaches us about the conceptions and new perspectives of physical education. ; CASTELLANI FILHO (2002), which guides us about physical education and the regulation of the profession; DAÓLIO (2004, 2007), which demonstrates the importance of body culture and plural physical education, TARDIF (2000), which bases us on vocational training, and based on the perspective of comprehensive sociology of Pierre Bourdieu (1992, 2004). The theoretical corpus houses theoretical and conceptual contributions and the empirical corpus was constructed as follows: a) - Official normative documents; b) - Theoretical-bibliographical review of theses that approached the theme in the last 20 years, specifically those dedicated to the Goiás experience; c) - Statistical mapping of the area of physical education in this modality of formation of 05 Classes of Classes, to trace the trajectories of university education in installments and professional performance as an egress. We sought to bring the professional trails of the Graduates, of the LPP / EF modality, shaped from the perspective of light training and the opportunity to work in the field of Physical Education. Among the 53 graduates / subjects of the research, of an amount of about 480 contacts made, the revelations of the final tables are: a) the age range of most students was 17 to 24 years old, upon entering the course. b) During the course and after graduation 58% of the graduates are in the large field of Physical Education and non-school; and of these, only 06 graduates according to their professional pathways remain in activities that are part of school physical education. It was also found by the career paths that 13 Graduates are currently outside the field of physical education and have no direct relationship with the Degree in Physical Education. Knowledge and increased work possibilities are among the biggest gains made possible by this university education
Palavras-chave: Formação de Professores. Licenciatura Parcelada. Educação Física. Goiás
Teacher training. Degree in installments. PE. Goiás
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Resende, Leonardo Ângelo Stacciarini de. Trilhas profissionais dos egressos do programa da Universidade Estadual de Goiás - licenciatura plena parcelada: educação física. 2019.131 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4374
Data de defesa: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação

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