Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTeles, Alexandre Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3528633759283794eng
dc.contributor.advisor1Silva, Valmor da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694eng
dc.contributor.referee1Moreira, Alberto da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3297569311328890eng
dc.contributor.referee2Silva, Rosemary Francisca Neves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422eng
dc.contributor.referee3Araujo, João Pedro Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0998896527813645eng
dc.contributor.referee4Araujo, Cristiano Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8563469772765997eng
dc.date.accessioned2019-11-13T17:09:53Z-
dc.date.issued2019-09-10-
dc.identifier.citationTeles, Alexandre Moura. A sociedade em busca de um milagre. 2019. 164 f. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4377-
dc.description.resumoEsta tese analisa milagres em textos do Antigo Testamento, especificamente nas narrativas dos profetas Elias e Eliseu, bem como a sua presença no mundo contemporâneo, principalmente na esfera econômica onde se encontra o mercado capitalista. A busca por soluções imediatas, capazes de reduzir o tempo de sofrimento se evidencia, sobretudo, quando há instabilidades econômicas nas crises do mercado gerando medo e insegurança. Nesse cenário, existe a busca por milagres tanto no ambiente sagrado como no profano. A hipótese parte do milagre ser um meio usado para superar crises econômicas, vindo a extrapolar as paredes das igrejas, visto também na economia. Assim, o objetivo deste trabalho é compreender o milagre no ambiente sagrado e profano. O primeiro capítulo explica o milagre e sua vivência nos espaços religiosos, no interior das igrejas e por meio da televisão. O segundo analisa a participação dos profetas Elias e Eliseu em uma realidade marcada por dificuldades, levando as pessoas a depositarem suas esperanças em milagres, com uma seca de três anos e a idolatria que atingira Israel. O terceiro aborda a manifestação do milagre no mercado principalmente quando homens e mulheres vão às compras em busca não só de produtos e suas utilidades, mas de uma felicidade não encontrada em seu cotidiano. O quarto analisa as visões de adolescentes, moradores da região do Setor O, Ceilândia-DF, sobre milagre por meio de uma amostra com a aplicação de um questionário. Os resultados mostram que a crença em milagre é evidente tanto em âmbito religioso quanto econômico. O fenômeno se desloca do religioso para o mercado que assume atributos de um deuseng
dc.description.abstractThis thesis analyzes the miracles in texts of the Old Testament, specifically in the narratives of the prophets Elijah and Elisha, as well as their presence in the contemporary world, especially in the economic sphere in which the capitalist market is. The pursuit of immediate solutions, capable of reducing the time of suffering, is evidenced, above all, when there are economic instabilities in market crises, fostering fear and insecurity. In this scenario, there is the pursuit of miracles in both sacred and profane environments. The hypothesis is derived from that the miracle is a means used to overcome economic crises, extrapolating the walls of churches, also seen in the economy. Thus, this work aims at understanding the miracle in the sacred and profane environments. The first chapter explains the miracle and its experience in religious spaces, inside churches and through television. The second chapter analyzes the participation of the prophets Elijah and Elisha in a reality marked by difficulties, leading people to pin their hopes in miracles, within a threeyear drought and idolatry that had struck Israel. The third one addresses the manifestation of the miracle in the marketplace, mainly when men and women go shopping not only for products and their uses, but for a happiness not found in their daily lives. The fourth analyzes the views of adolescents, inhabiting Sector O borough, Ceilândia-DF, about miracles through a sample with the application of a questionnaire. The results show that the belief in miracles is evident in both religious and economic spheres. The phenomenon shifts from the religious to the market that assumes attributes of a god.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-11-13T17:09:53Z No. of bitstreams: 1 Alexandre Moura Teles.pdf: 1594693 bytes, checksum: b62ecfe5d895ca97b0e96c6308ea51e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-13T17:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alexandre Moura Teles.pdf: 1594693 bytes, checksum: b62ecfe5d895ca97b0e96c6308ea51e4 (MD5) Previous issue date: 2019-09-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13963/Alexandre%20Moura%20Teles.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religiãoeng
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectMilagre. Mercado. Religiãopor
dc.subjectMiracle. Market. Religioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAeng
dc.titleA sociedade em busca de um milagreeng
dc.title.alternativeSociety in search of a miracleeng
dc.typeTeseeng
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências da Religião

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alexandre Moura Teles.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.