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http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4378
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Representações sociais de professores/as do ensino médio sobre gênero |
Título(s) alternativo(s): | Social Representations of High School Teachers on Gender |
Autor: | Oshiro, Poliana Guimarães |
Primeiro orientador: | Afonso, Lúcia Helena Rincón |
Primeiro membro da banca: | Cavalcante, Cláudia Valente |
Segundo membro da banca: | Silva, Iraci Balbina Gonçalves |
Resumo: | Trata-se de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC – Goiás), vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais e ao projeto de pesquisa Estar no mundo como trabalhador/a, mulher, professora: uma configuração histórica e a realização nas políticas educacionais e nos cursos de licenciatura na PUC - Goiás, em tempos de produção flexível. Objetivamos investigar a inserção das questões de gênero na educação brasileira e as representações sociais de professores/as do ensino médio sobre gênero. Quais são as representações sociais que esses professores têm sobre as relações de gênero? Corresponderiam ao avanço do conservadorismo na sociedade e na política brasileira que temos vivenciado nos últimos tempos? Ou preservariam o legado das políticas para a igualdade de gênero implementadas durante os governos do Partido dos Trabalhadores (2003-08/2016)? Para tanto, contextualizamos a emergência do conceito de gênero e sua difusão no Brasil, especialmente na área da Educação. Analisamos as políticas públicas educacionais relacionadas às questões de gênero (2003-2018). Aplicamos questionários à professores/as do ensino médio de quatro colégios estaduais do município de Trindade - Goiás. Os resultados deste estudo apontaram para a prosperidade de iniciativas governamentais voltadas à educação para a igualdade de gênero dentro do período entre os governos dos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) e para o seu progressivo desmantelamento a partir do impeachment desta presidenta. A pesquisa de campo nos revelou que as representações sociais docentes sobre as relações entre mulheres e homens são, em geral, progressistas. Eles/as associam igualdade de gênero com valores da democracia, mas não criticam a divisão entre esfera pública e esfera privada com atribuição positiva de valores para a primeira e de desvalor para a segunda |
Abstract: | It is a research developed in the Postgraduate Program of the Pontificia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás, linked to the research line State, Policies and Educational Institutions and to the research project Being in the world as a worker, woman, teacher: historical configuration and achievement in educational policies, and in undergraduate courses at PUC Goiás, in times of flexible production. We aim to investigate the insertion of gender questions in the Brazilian education and the representation of high school teachers on gender. What are the social representations these teachers have about gender relations? Would they correspond to the advance of conservatism in brazilian society and politics that we experienced in the last times? Or would preserve the legacy of the policies for gender equality implemented during the governments of the Worker’s Party (2003-08/2016)? For such, we contextualize the emergence of the concept of gender and its diffusion in Brazil, especially in the area of Education. We analyze educational public policies related to gender questions (2003- 2018). We applied questionnaires to high school teachers from four state colleges in the municipality of Trindade, Goiás. The results of this study pointed to the prosperity of governmental initiatives aimed at education for gender equality within the period between the Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016) governments and for its progressive dismantling from the impeachment of this president. Field research has revealed to us that faculty social representations on the relations between women and men are, in general, progressive. They associate gender equality with values of democracy, but they do not criticize the division between public and private spheres with positive attribution of values to the former and devaluation to the latter. |
Palavras-chave: | Gênero. Representações sociais. Professores/as. Ensino médio. Genre. Social representations. Teachers High school. |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
Sigla da instituição: | PUC Goiás |
Departamento: | Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
Citação: | Oshiro, Poliana Guimarães. Representações sociais de professores/as do ensino médio sobre gênero. 2019. 177 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4378 |
Data de defesa: | 5-Set-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências da Religião |
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