Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4381
Tipo do documento: Dissertação
Título: Acesso, permanência e perspectivas de futuro: os enfrentamentos dos (as) jovens do vestibular social da Puc Goiás
Título(s) alternativo(s): Access, permanence and future perspectives: the confrontation of young people from Puc Goiás social entrance exam
Autor: Melo, Gilza Carla Temoteo 
Primeiro orientador: Cavalcante, Cláudia Valente
Primeiro membro da banca: Baldino, José Maria
Segundo membro da banca: Neta, Maria Aurora
Resumo: A presente pesquisa sob o título Acesso, permanência e perspectivas de futuro: Os Enfrentamentos dos (as) jovens do Vestibular Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Teve como objetivos compreender quem são os jovens beneficiários do Programa Vestibular Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), bem como o processo de construção de permanência e suas perspectivas de futuro após diplomação. Para a compreensão teórica e metodológica, recorreu-se a estudiosos sobre o assunto, como: Bourdieu (1990), Bonnewitz (2003), Dayrell (2007) Cavalcante(2010), Cunha(1997), Dourado(2010), Pais(1990), Peixoto(2011) ,Piotto(2011), Zago(2006). O Programa foi implementado em 2010 com o intuito de diminuir a evasão dos cursos de licenciatura e a inclusão de jovens de camadas populares. O objeto de estudo foi construído a partir da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu(2001), que pressupõe uma série de procedimentos, a quem envolvem desde a desconstrução das verdades cientificamente aceitas, a reflexão sobre o objeto para além da sua importância social ou política consagrada pelo discurso, a construção e reconstrução metodológica até o destrinchar do objeto, como condição importante e essencial no processo de análise sociológica. Discute-se também, o histórico e a análise do campo da educação superior brasileira, a democratização e as políticas de inclusão no Brasil para esse nível de escolaridade, o conceito de juventude e a inserção dos jovens no ensino superior. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário online com perguntas abertas e fechadas, o link foi enviado por whatsApp, para 481 estudantes beneficiários do Programa e obteve uma amostra de 120 respondentes que se enquadram no perfil da pesquisa. Sendo jovens de 18 a 29 anos matriculados no sétimo ou oitavo período dos cursos de Administração, Arqueologia, Enfermagem, Pedagogia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito e Jornalismo. Os cursos escolhidos foram aqueles que têm maior quantidade de estudantes matriculados por meio do Vestibular Social nas 7 Escolas e em 1 Instituto da PUC Goiás. Realizaram-se entrevistas com oito respondentes dos questionários de cada curso. A pesquisa aponta que os jovens bolsistas do Vestibular Social demonstraram incertezas na escolha do curso. Quanto à permanência, as principais dificuldades apresentadas foi a financeira, de aprendizagem e conciliar trabalho e estudo. Em relação às perspectivas de futuro, os jovens apresentam angústias por se sentirem despreparados para o mercado de trabalho e pretendem se qualificar após a conclusão do curso de graduação
Abstract: he present research under the title Processes of Permanence and Future Perspectives: The Experience of the Young People of the Social Entrance Examination at PUC Goiás, is inserted in the Research Line Education, Society and Culture. Its main objective was to understand who are the young beneficiaries of the Social Vestibular Program of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), as well as their process of permanence construction and their future prospects after graduation. To understand this phenomenon, we resorted to scholars on the subject, such as: Bourdieu (1990), Bonnewitz (2003), Dayrell (2007) Cavalcante (2010), Cunha (1997), Dourado (2010), Pais (1990), Peixoto (2011), Piotto (2011), Zago (2006). The Program was implemented in 2010 in order to reduce the dropout of undergraduate courses and the inclusion of young people from the popular classes. The object of study was built from the reflexive sociology of Pierre Bourdieu (2001), which presupposes a series of procedures, which involve since the deconstruction of scientifically accepted truths, the reflection on the object beyond its social or political importance enshrined by discourse, the construction and methodological reconstruction until the detachment of the object, as an important and essential condition in the process of sociological analysis. It also discusses the history and analysis of the field of Brazilian higher education, democratization and inclusion policies in Brazil for this level of education, the concept of youth and the inclusion of young people in higher education. As a methodological procedure, an online questionnaire was prepared with open and closed questions, the link was sent by whatsApp to 481 beneficiary students of the Program and obtained a sample of 120 respondents that fit the research profile, being young people from 18 to 29 years old enrolled in the seventh. or eighth period in Business, Archeology, Nursing, Pedagogy, Computer Science, Biological Sciences, Law and Journalism. The courses chosen were those with the largest number of students enrolled through the Social Entrance Examination at 07 Schools and 01 PUC Goiás Institute. Interviews were conducted with eight respondents from the questionnaires of each course. The research points out that the young scholarship holder of the social entrance exam when having access to the program demonstrates uncertainties in choosing the course. As for permanence have financial difficulties and learning. Regarding future prospects, young people are distressed because they feel unprepared for the job.
Palavras-chave: Educação Superior. Jovens. Vestibular Social. PUC Goiás
College education. Young. Social entrance exam. PUC Goiás
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Melo, Gilza Carla Temoteo. Acesso, permanência e perspectivas de futuro: os enfrentamentos dos (as) jovens do vestibular social da Puc Goiás. 2019.127 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4381
Data de defesa: 8-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilza Carla Temoteo Melo.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.