Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Gilza Carla Temoteo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775114059042872eng
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Cláudia Valente-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694eng
dc.contributor.referee1Baldino, José Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893eng
dc.contributor.referee2Neta, Maria Aurora-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7310669041427660eng
dc.date.accessioned2019-11-14T18:16:01Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.citationMelo, Gilza Carla Temoteo. Acesso, permanência e perspectivas de futuro: os enfrentamentos dos (as) jovens do vestibular social da Puc Goiás. 2019.127 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4381-
dc.description.resumoA presente pesquisa sob o título Acesso, permanência e perspectivas de futuro: Os Enfrentamentos dos (as) jovens do Vestibular Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, está inserida na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Teve como objetivos compreender quem são os jovens beneficiários do Programa Vestibular Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), bem como o processo de construção de permanência e suas perspectivas de futuro após diplomação. Para a compreensão teórica e metodológica, recorreu-se a estudiosos sobre o assunto, como: Bourdieu (1990), Bonnewitz (2003), Dayrell (2007) Cavalcante(2010), Cunha(1997), Dourado(2010), Pais(1990), Peixoto(2011) ,Piotto(2011), Zago(2006). O Programa foi implementado em 2010 com o intuito de diminuir a evasão dos cursos de licenciatura e a inclusão de jovens de camadas populares. O objeto de estudo foi construído a partir da sociologia reflexiva de Pierre Bourdieu(2001), que pressupõe uma série de procedimentos, a quem envolvem desde a desconstrução das verdades cientificamente aceitas, a reflexão sobre o objeto para além da sua importância social ou política consagrada pelo discurso, a construção e reconstrução metodológica até o destrinchar do objeto, como condição importante e essencial no processo de análise sociológica. Discute-se também, o histórico e a análise do campo da educação superior brasileira, a democratização e as políticas de inclusão no Brasil para esse nível de escolaridade, o conceito de juventude e a inserção dos jovens no ensino superior. Como procedimento metodológico, foi elaborado um questionário online com perguntas abertas e fechadas, o link foi enviado por whatsApp, para 481 estudantes beneficiários do Programa e obteve uma amostra de 120 respondentes que se enquadram no perfil da pesquisa. Sendo jovens de 18 a 29 anos matriculados no sétimo ou oitavo período dos cursos de Administração, Arqueologia, Enfermagem, Pedagogia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Direito e Jornalismo. Os cursos escolhidos foram aqueles que têm maior quantidade de estudantes matriculados por meio do Vestibular Social nas 7 Escolas e em 1 Instituto da PUC Goiás. Realizaram-se entrevistas com oito respondentes dos questionários de cada curso. A pesquisa aponta que os jovens bolsistas do Vestibular Social demonstraram incertezas na escolha do curso. Quanto à permanência, as principais dificuldades apresentadas foi a financeira, de aprendizagem e conciliar trabalho e estudo. Em relação às perspectivas de futuro, os jovens apresentam angústias por se sentirem despreparados para o mercado de trabalho e pretendem se qualificar após a conclusão do curso de graduaçãoeng
dc.description.abstracthe present research under the title Processes of Permanence and Future Perspectives: The Experience of the Young People of the Social Entrance Examination at PUC Goiás, is inserted in the Research Line Education, Society and Culture. Its main objective was to understand who are the young beneficiaries of the Social Vestibular Program of the Pontifical Catholic University of Goiás (PUC Goiás), as well as their process of permanence construction and their future prospects after graduation. To understand this phenomenon, we resorted to scholars on the subject, such as: Bourdieu (1990), Bonnewitz (2003), Dayrell (2007) Cavalcante (2010), Cunha (1997), Dourado (2010), Pais (1990), Peixoto (2011), Piotto (2011), Zago (2006). The Program was implemented in 2010 in order to reduce the dropout of undergraduate courses and the inclusion of young people from the popular classes. The object of study was built from the reflexive sociology of Pierre Bourdieu (2001), which presupposes a series of procedures, which involve since the deconstruction of scientifically accepted truths, the reflection on the object beyond its social or political importance enshrined by discourse, the construction and methodological reconstruction until the detachment of the object, as an important and essential condition in the process of sociological analysis. It also discusses the history and analysis of the field of Brazilian higher education, democratization and inclusion policies in Brazil for this level of education, the concept of youth and the inclusion of young people in higher education. As a methodological procedure, an online questionnaire was prepared with open and closed questions, the link was sent by whatsApp to 481 beneficiary students of the Program and obtained a sample of 120 respondents that fit the research profile, being young people from 18 to 29 years old enrolled in the seventh. or eighth period in Business, Archeology, Nursing, Pedagogy, Computer Science, Biological Sciences, Law and Journalism. The courses chosen were those with the largest number of students enrolled through the Social Entrance Examination at 07 Schools and 01 PUC Goiás Institute. Interviews were conducted with eight respondents from the questionnaires of each course. The research points out that the young scholarship holder of the social entrance exam when having access to the program demonstrates uncertainties in choosing the course. As for permanence have financial difficulties and learning. Regarding future prospects, young people are distressed because they feel unprepared for the job.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-11-14T18:16:01Z No. of bitstreams: 1 Gilza Carla Temoteo Melo.pdf: 1412522 bytes, checksum: b493a151bab4a24837cb6b1eb1f07616 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-14T18:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gilza Carla Temoteo Melo.pdf: 1412522 bytes, checksum: b493a151bab4a24837cb6b1eb1f07616 (MD5) Previous issue date: 2019-08-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13978/Gilza%20Carla%20Temoteo%20Melo.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação Superior. Jovens. Vestibular Social. PUC Goiáspor
dc.subjectCollege education. Young. Social entrance exam. PUC Goiáseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleAcesso, permanência e perspectivas de futuro: os enfrentamentos dos (as) jovens do vestibular social da Puc Goiáseng
dc.title.alternativeAccess, permanence and future perspectives: the confrontation of young people from Puc Goiás social entrance exampor
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gilza Carla Temoteo Melo.pdf1,38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.