Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387
Tipo do documento: Dissertação
Título: A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância
Título(s) alternativo(s): Mediation in the use of digital information and communication technologies in distance teacher education courses
Autor: Bernades, Carla Mendonça Lisboa 
Primeiro orientador: Siqueira, Teresa Cristina Barbo
Primeiro membro da banca: Peixoto, Joana
Segundo membro da banca: Lima, Daniela da Costa Britto Pereira
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem.
Abstract: This research aims to expose about the study on mediation in the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in distance learning teacher education courses. It is well known that TDICs are now widely inserted in society, but in the school environment, these technologies still seem to have a certain distance from the classroom. This research was characterized as documentary bibliographic research, seeking to deepen the studies of several authors, such as: Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D'Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013) , Peixoto (2011) and Toschi (2010). The application of this research was qualitative. Initially, there was the need for a historical survey on teacher training in Brazil, as well as the legislation that governs and establishes the guidelines regarding teacher training courses, specifically the Distance Education Pedagogy course. Then there was the need to conceptualize technologies taking a brief historical path to reach the terminology TDICs, thus knowing the available tools and their applicability in the teaching-learning process. As it is a research focused on teacher education, it was expected a moment of discussion about the use of these digital tools in virtual learning environments, especially in the courses offered in the distance learning modality. This research was concluded with the concept of pedagogical mediation and its contribution in virtual learning environments.
Palavras-chave: Formação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;
teacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sigla da instituição: PUC Goiás
Departamento: Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Programa: Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
Citação: Bernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387
Data de defesa: 11-Set-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Mendonça Lisboa Bernades.pdf927,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.