Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernades, Carla Mendonça Lisboa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8081834824863012eng
dc.contributor.advisor1Siqueira, Teresa Cristina Barbo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004eng
dc.contributor.referee1Peixoto, Joana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576eng
dc.contributor.referee2Lima, Daniela da Costa Britto Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2278807353455371eng
dc.date.accessioned2019-11-20T22:46:34Z-
dc.date.issued2019-09-11-
dc.identifier.citationBernades, Carla Mendonça Lisboa. A mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distância. 2019. 107 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.eng
dc.identifier.urihttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4387-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo expor a respeito do estudo realizado sobre a mediação no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nos cursos de formação de professores a distância. É sabido que as TDICs passaram a ser inseridas amplamente na sociedade, porém no ambiente escolar, essas tecnologias ainda parecem ter um certo distanciamento da sala de aula. Esta investigação caracterizou-se como pesquisa bibliográfica documental, buscando aprofundar nos estudos de diversos autores, como:Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D’Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013), Peixoto (2011) e Toschi (2010). A aplicação dessa pesquisa foi de cunho qualitativo. Inicialmente viu-se a necessidade de um levantamento histórico sobre a formação de professores no Brasil, bem como a legislação que rege e estabelece as diretrizes a respeito dos cursos de formação de professores, especificamente o curso de Pedagogia na modalidade EaD – Educação a Distância. Em seguida verificou-se a necessidade de conceituar tecnologias fazendo um breve caminho histórico até chegar a terminologia TDICs, conhecendo assim as ferramentas disponíveis e sua aplicabilidade no processo ensino aprendizagem. Por se tratar de uma pesquisa voltada para a formação de professores, era de se esperar um momento de discussão a respeito do uso dessas ferramentas digitais nos ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente nos cursos oferecidos na modalidade EaD. Essa pesquisa foi finalizada com o conceito de mediação pedagógica e sua contribuição nos ambientes virtuais de aprendizagem.eng
dc.description.abstractThis research aims to expose about the study on mediation in the use of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in distance learning teacher education courses. It is well known that TDICs are now widely inserted in society, but in the school environment, these technologies still seem to have a certain distance from the classroom. This research was characterized as documentary bibliographic research, seeking to deepen the studies of several authors, such as: Vygotsky (2000, 2001), Libâneo (2012, 2011), D'Ávila (2008), Oliveira (2005), Freitas (2013) , Peixoto (2011) and Toschi (2010). The application of this research was qualitative. Initially, there was the need for a historical survey on teacher training in Brazil, as well as the legislation that governs and establishes the guidelines regarding teacher training courses, specifically the Distance Education Pedagogy course. Then there was the need to conceptualize technologies taking a brief historical path to reach the terminology TDICs, thus knowing the available tools and their applicability in the teaching-learning process. As it is a research focused on teacher education, it was expected a moment of discussion about the use of these digital tools in virtual learning environments, especially in the courses offered in the distance learning modality. This research was concluded with the concept of pedagogical mediation and its contribution in virtual learning environments.eng
dc.description.provenanceSubmitted by admin tede ([email protected]) on 2019-11-20T22:46:34Z No. of bitstreams: 1 Carla Mendonça Lisboa Bernades.pdf: 950083 bytes, checksum: 5f985895ea4b433141b647f7c69ee5c0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-20T22:46:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carla Mendonça Lisboa Bernades.pdf: 950083 bytes, checksum: 5f985895ea4b433141b647f7c69ee5c0 (MD5) Previous issue date: 2019-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/retrieve/13998/Carla%20Mendon%c3%a7a%20Lisboa%20Bernades.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de Goiáseng
dc.publisher.departmentEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsPUC Goiáseng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectFormação de professores, Tecnologias digitais; EaD - Educação a Distância; Ambiente virtual de aprendizagem; Mediação pedagógica;por
dc.subjectteacher education; Digital Technologies; DE; Virtual learning environment; Pedagogical mediation.eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleA mediação no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nos cursos de formação de professores a distânciaeng
dc.title.alternativeMediation in the use of digital information and communication technologies in distance teacher education courseseng
dc.typeDissertaçãoeng
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Mendonça Lisboa Bernades.pdf927,82 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.